Mobile Suit Gundam 00

E aê, rapaziada?! Tudo massa? Estamos de volta com o quadro de indicações (que era pra ser semanal), trazendo uma vaga sinopse e algumas opiniões que tentem convencer vocês a assistirem esse anime de Mechas que é sensacional: Mobile Suit Gundam 00. Como sou péssimo com nomes, apenas trarei o dos principais e alguns detalhes que acontecem ao longo da história.




  Quem me conhece, sabe que sou suspeito para falar de animes com mechas, robôs e monstros gigantes, etc. Tudo começou com o Detonator Orgun, que passou na Manchete no programa U.S. Mangá, alegrando nossas noites de sexta-feira. Depois pude curtir Zeoraima e mais tarde, Evangelion. Mas esse caso é bem mais antigo! A culpa de verdade é dos Flashman, Jaspion, Changeman e qualquer tokusatsu que tivesse seu robô gigante.



Vim do futuro (2022) para postar esta imagem de 2021: RX 78-2


 Chega de conversa fiada! Vamos ao Gundam! Uma franquia com história de robôs gigantes, dividida em várias séries. Não vou detalhar cada uma porque assisti a muito pouco das outras (Seed, Wing...), mas é só pra vocês entenderem que há várias, sendo que umas seguem a cronologia oficial e outras, como esta, que não.


MOBILE SUIT GUNDAM 00


Gundam 00 é a sétima série da franquia e primeira a ser feita no formato widescreen e HDTV. Nosso protagonista é o Setsuna F. Seiei, que não vi dar um sorriso ao longo de toda a série, num total de duas temporadas com 25 cada e um filme. O mundo encontra-se em crise, sendo que a monarquia é bastante presente na trama, apesar de se passar num futuro distante. Os países se uniram em 3 Uniões e construíram um enorme anel em volta da Terra, com elevadores orbitais gigantescos, com a finalidade de gerar energia quase que ilimitada. A economia é mais agitada em torno dessa construção, mas nem todo mundo participou da construção, então não pode usufruir numa boa. As Uniões dos países, vez ou outra entram em conflito, que consequentemente trazem consequências drásticas para ambos os lados.

Aí que entram em ação os polêmicos "heróis", de uma Organização (considerada terrorista pelas Uniões) auto denominada Celestial Being (Sorestaru Being - na pronúncia japonesa), que aparece pra acabar com toda e qualquer treta, independente de qual lado tenha razão. Simplesmente aparecem e acabam com tudo!


Cada integrante tem uma personalidade bem marcante. Nosso protagonista, o Setsuna, possui a unidade Gundam mais incrível de todas, o Exia. Também temos o Lockon Stratos, com um Gundam Sniper, Allelujah Haptism com uma nave Gundam e por último o intelectual Tieria Erde (no filme descobrimos o que ele realmente é), com seu Gundam robustecido que tem a potência de uma unidade de artilharia. Cada um tem seus motivos para pilotarem cada unidade, são os Gundam Meisters. A Celestial Being ainda possui integrantes de peso, como a estrategista e as mocinhas que pilotam a nave base.


E o que tem demais nesse Gundam? Além de uma característica bem comum nas demais séries, que é o quebra-pau entre robôs gigantes, temos política, ética, patriotismo e muita discussão. O roteiro é muito bem montado, a história é envolvente e os personagens são bem fortes, mesmo com suas particularidades e alguns momentos de fraqueza. 
 
E aí? O que acharam? Espero que curtam, pois finalmente consegui o tão sonhado Exia (Adelmo de 2022 falando).



 
Adelmo Veloso 

Comentários

  1. Ótimo resumo sobre o Gundam OO, explicando direitinho a história e os personagens. Celestial Being seria uma boa solução para acabar com as guerras do mundo: simplesmente destruir os dois lados. Ha ha! E pelo que ouvi falar, OO traz um tipo de inimigo que não aparece nas séries Gundam. Isso causou bastante polêmica entre os fãs.

    Robôs gigantes... Eis aí outra coisa que acho que eu curto. O mais antigo que conheci foi o Mazinger Z. Daí veio o Robô Gigante, Com-Battler V, Voltes V, Getter Robo... E sempre gostei mais dos chamados Super Robots (esses citados) ao invés dos Real Robots (Gundam, Macross etc.). E gostava ainda mais de Transformers, embora agora esteja um pouco afastado desse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys!
      Obrigado pela presença! Tentamos apenas dar uma pincelada na história, sem tirar a surpresa de quem vai assistir pela primeira vez (eu fico maluco quando me lançam spoillers). O 00 foi a primeira série Gundam que vi. Até tentei assistir o Wing e o Seed, mas não me prenderam.

      Estou assistindo Aldnoah Zero, que por sua vez é anime de robôs gigantes! Já vi notícias que vão lançar outra série Gundam, de um mangá que ainda está sendo publicado. Gosto da dinâmica das histórias, mas não curti o que usavam Gunplas em batalhas. Pareceu Beyblade, sei lá! Enfim, estamos na área, atentos aos animes com robozões!

      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!