RETROSPECTIVA SUPER AHAM! 2016

Adeus, 2016! Chegamos ao final de mais um ano, com um pouco mais que o dobro de postagens de 2015, mas ainda assim achei que ficou faltando algo. Aproveitem que essa é a última matéria do ano, pois o camarada aqui também precisa descansar, ao mesmo tempo que planeja as matérias do ano vindouro!


2016 foi um ano e tanto! 2015 teve seu brilho, mas 2016 foi diferente! Quadros novos, participação de muita gente bacana e bastante aprendizado! Será mais um ano que deixará saudades!


Foram tantas coisas que aconteceram que vai ser difícil mencionar todas, mas farei o possível para lembrar das mais marcantes, blz?

ESPAÇO SUNDAY

 
Como já é de conhecimento da maioria, o Espaço Sunday existe para eu publicar as lições bíblicas ensinadas às crianças nas cidades de Nioaque - MS e aqui em Salvador - BA. Em 2015 o projeto se tornou um livro (todos os exemplares foram vendidos) e continuo desenhando até hoje. Pretendo lançar o segundo volume, não sei quando, mas farei assim que concluir.
A novidade é que aprendi a colorir pelo Photoshop. Parece bobeira, mas foi um grande avanço pra mim, por dar mais vida às ilustrações, chamando mais a atenção das pessoas. Pretendo evoluir ainda mais essa técnica e em 2017 também quero fazer algo diferente com o projeto Sunday. Por enquanto, acho que foi isso! Para rever todas as publicações, clique aqui.

ESPAÇO DA ZOEIRA

 Receba o Meteoro da Zoeira!!!!

Esse ano a gente começou o Espaço da Zoeira, nomeado de acordo com cada série, como "Zoando com os Cavaleiros do Zodíaco",  Pokémon, Dragon Ball Z, Marvel e outros. A ideia dessas matérias loucas era simplesmente postar meu acervo de fotos zoeiras (praticamente a maioria delas) e fazer o pessoal rir um pouco. Se você pelo menos soltou um riso, mesmo sem querer, atingi meu objetivo! Essa zoeira também pegou em alguns Tutoriais, como as dicas para se fazer uma Série Tokusatsu e bonecos piratas.

ESPAÇO ANIME/MANGÁ


Não foram muitas as indicações de animes e mangás recentes, ainda mais porque tive dificuldades de acompanhar os animes que estavam sendo lançados em 2016 - Exceção para os hilários Prison School, Dagashi Kashi, Gate, Boku Dake Ga Inai Machi (pra mim, um dos melhores do ano) e Boku no Hero Academia. A ideia de indicar animes por aqui surgiu para ajudar quem está meio desnorteado sobre o que assistir num final de semana, feriado ou aquela tão esperada folga do trabalho ou facul. Procurei selecionar os clássicos que eu já tinha assistido e também obtive a ajuda do Douglas Moura, primo e fã de animes e mangás como eu. Aproveitem os links para se programar nessas férias de final de ano.Espero que tenham assistido a pelo menos um ou que assistam a todos eles! 


PARCERIA COM OS REVIEWS



Vocês já devem saber que não me apego tanto a determinadas figuras, não é? Tipo, não tenho mais o Robô Rider, Capitão América, Trunks SHF (1ª Versão), Goku SSJ SDCC e nenhum Superman dos apresentados nos Reviews (o cabeçudo ainda existe). Pois bem, esse ano não teríamos tantos reviews se não fosse a ajuda desses dois camaradas: Raphael Nery (Megaman, Luffy, Trunks Figuarts Zero) e Alisson Maia (Kratos). Esses brothers sempre estão comprando figuras, então, sempre que possível, estarei publicando os reviews feitos por eles.

VOCÊ VIU?


Nesse quadro, procurei reunir as principais notícias da Cultura Pop, mas não durou tanto tempo, porque acabava tomando o espaço das outras matérias que estávamos acostumados a ver por aqui. Valeu a experiência, quem sabe um dia não voltamos com o "Você Viu?" quando tivermos um efetivo considerado de redatores? Por enquanto sou só eu e, quando sobra tempo, nossos convidados aparecem por aqui. Exemplo de um desses quadros.

ESPAÇO DO COLECIONADOR

2016 foi um ano bem movimentado pro lado das Action Figures. Inauguramos o Espaço do Colecionador, onde pudemos conhecer um pouco de cada pessoa que também está nesse mundo do colecionismo, como nós. Foram 10 os colecionadores que apareceram por aqui: o pioneiro Tiago Meireles, Diego Balthazar, Raphael Nery, Leonardo Stabile, Yanker, Daniel Goulart, Livia Pereira, Davi João, Cayo Narciso e por último, João Paulo Almeida. Pudemos ver coleções de todos os tipos: pequenas, grandes, de um único anime, de HQ's, variadas e tudo mais. Mas uma coisa nós notamos em todos eles: o amor por suas peças, pois os significados são os mais variados possíveis, desde a nostalgia até chegar ao ponto de esculpir aquelas que ainda não existem à venda! Meu muito obrigado a todos!

ESPAÇO HQ
Pudemos também falar de quadrinhos em 2016. E não teria sido tão bacana se não tivéssemos a participação ilustre do camarada Jônatas Santos, que é apaixonado por quadrinhos e tem uma coleção arretada de HQs em sua casa. Foi um breve momento em que aproveitamos as férias da faculdade dele, mas espero que ele possa participar mais um bocado nesse fim de ano!

ESPAÇO NOSTALGIA


Às vezes vale a pena dar aquela relembrada nos nossos tempos de infância, não é mesmo? Foi nessa intenção que criamos o Espaço Nostalgia, para trazer de volta, mesmo que por alguns minutos, a criança que existe em cada um de nós. Relembramos as Coleções Espetaculares, a querida TV CRUJ, a história da Revista Herói e falamos um pouco das Revistas que ensinavam a desenhar mangá, da Editora Escala. Esse quadro não teria sido tão bacana se não fosse a contribuição de um grande amigo, o Thiago Paulini, ou redator Ninja, como o chamamos por aqui. Sua dedicação nas pesquisas e escolha de temas marcantes foram incrivelmente bem expostos em algumas linhas e figuras. Patrine, Família Dinossauro e o incrível Ninja Jiraiya foram as suas cerejas do Bolo Nostalgia.

ESPAÇO DORAMA


Ainda está engatinhando, mas pretendo apertar o Nalimar para ele nos passar mais indicações! Se vocês assistirem a pelo menos um dorama coreano, acreditem, vão querer assistir outras histórias, também! Isso vicia! Ainda tenho algumas indicações para fazer, pois vi poucos, já o Nalimar, respira Dorama.

AS AVENTURAS DO SUPER OLIVER

2015 foi um ano marcante para a minha vida. Meu filho nasceu e lancei um livro. 2016 também foi muito legal. Voltei a desenhar com mais frequência, se comparamos com os anos de 2014 e 2016. Aproveitei para registrar algumas façanhas de meu filho na forma de tirinhas. Foi bem legal, pois, além de ser relaxante, colorir as imagens no Photoshop é praticamente uma terapia. Vamos ver se em 2017 faremos mais tirinhas ou se começamos algo novo, também!
---
Claro que eu não poderia encerrar o ano sem falar da participação de todos vocês que leram, comentaram ou compartilharam nossas publicações. Ganhar algo com essas matérias ainda está longe de nosso alcance, escrevemos porque gostamos de entreter as pessoas com algo que seja útil e agradável de se ler e ver. Fiquei devendo ainda comentar alguns fatos, como a Exposição do Leo Furtado, nossa tentativa de ensinar a construir cenários para Action Figures e muito mais. Enfim, foram praticamente 90 postagens, seria complicado comentar tudo.
Desejo de coração que vocês realizem seus desejos no ano de 2017! Não fique decepcionado pelo que não conseguiu fazer em 2016, use isso como combustível para dar o máximo de si desde já! Obrigado pela companhia de todos e a gente se vê em 2017!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Olá, pessoal!
    Retrospectiva 2016 esplêndida e antológica!

    O quado "Você viu?"nós teríamos que nos tornar jornalistas!
    Quando minha vida se estabilizar, acho que daria pra fazer de 15 em 15 dias.

    Esse ano o SuperAham parecia uma revista quinzenal de tantas matérias!
    Muito mais produtivo do que o ano de 2015 e 2014 nem conta pois começamos já quase que no fiz daquele ano.

    Contabilizei os posts e passaram de 700 desde que o blog existe.
    Se continuar assim, ano que vem chega a honrosa marca de 1.000 postagens facilmente!

    Parabéns, SuperAham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninja Paulini!

      Essa de nos tornarmos jornalistas é bem verdade, mais para indicadores de matérias interessantes, que foi o que tentei fazer, mas ficava muito puxado.

      O fato de termos crescido no número foi pelo apoio dos amigos, como você, ninja da Nostalgia. Só eu pensando não sairia tanta coisa assim!

      700? Como assim? Acho que você considerou os assuntos, incluindo o "Você Viu?", não foi? Porque ao todo são 145 publicações.

      Valeu, estendo esses parabéns a você, também! Abração!

      Excluir
    2. Oi, Adelmo. Fiz a conta de mais de 700 publicações somando os números de tags que ficam do lado superior direito da tela: Action Figures (66) Indicações (48) Heróis (44) Nostalgia (44) Mangá (39) Animes (36) HQs (33) Review (32) Bandai (24) Fotografia (21) Animações (19) S.H. Figuarts (19) ...

      Acontece, que deve ocorrer de diversas tags se referirem às mesmas publicações.
      Não considerei isso e por isso o número ficou exponencial.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Saudações, Adelmo e toda a Equipe do Super AHAM!

    Percebo que foi um ano cheio de experimentações e com isso o Blog está conseguindo descobrir o caminho a seguir.

    Deu para ver uma amostra de seus trabalhos no Espaço Sunday e bastante criatividade no Espaço da Zoeira, que aprecio bastante. Isso sem falar no Reviews, que têm ficado cada vez melhores, mais uma vez com bastante capacidade imaginativa.

    As indicações de HQs, desenhos e Doramas, assim como o Espaço Nostalgia ajudam a aumentar os horizontes e o campo de visão. Tem um monte de coisa boa por aí que ninguém faz ideia. E também a relembrar como eram as coisas nos tempos que se passaram.

    As apresentações de outras coleções também são dignas de nota. A gostei muito da Exposição de Leo Furtado. Tenho um fraco por arte e isso me fascina muito!

    As Aventuras do Super Oliver também me fazem ver que há ainda mais um motivo de orgulho nesta vida, além do Blog. Incrível poder administrar o tempo para cuidar de ambos! Algo a se admirar!

    No mais, espero por mais matérias no ano que vem! Eu ainda vou fazer algo para a virada do ano, mas acho que no Natal não vou conseguir. O item que queria apresentar nessa data ficou preso na alfândega... Mas isso não importa. Bom descanso e que o Super AHAM! volte com tudo em 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Verdade seja dita! Começamos meio sem rumo, mas juntando um pouco de tudo que gostamos, falando de nosso modo, acabamos encontrando um padrão próprio!

      Foi com os desenhos do Espaço Sunday que pude encontrar um propósito para desenhar. Antigamente eu apenas rabiscava, mas com um objetivo em mente pude praticar ainda mais e evoluir com o passar dos anos. A Zoeira nunca morre!

      Tenho várias ideias para colocar em prática no ano que vem, mas vai levar tempo e dar um certo trabalho, mas pretendo fazer assim mesmo! Nostalgia é o que me tira desse mundo caótico e me leva para o tempo em que minhas únicas preocupações eram a escola!

      Mostrar as coleções também nos leva ao sentimento nostálgico, a conhecer também um pouco do dono e tal. A Vida é uma Arte.

      O Blog é tipo uma válvula de escape e um lugar onde posso escrever à vontade, para um pessoal que realmente gosta de ler. E quando dão retorno nos comentários, alegra a gente um bocado. Super Oliver é o cidadão que pretendo criar com os bons costumes, muitos dos quais aprendi com o conteúdo desse Blog.

      Tive que encerrar as atividades um pouco mais cedo por conta da correria que estou vivendo. Ano que vem estarei em outro Estado, casa nova, novo local de trabalho e muita coisa diferente. Até lá vou precisar de um tempo pra me organizar. Agradeço a sua participação em praticamente todas as matérias! Boa festas e um excelente 2017 para você e toda a família.

      Excluir
  3. Ótima retrospectiva Adelmo, teve muita coisa bacana nas páginas do Super AHAM! esse ano, curti muito as indicações, e acabei conhecendo um pouco mais sobre obras orientais, nem tinha ideia do que era um dorama, rsrs. Fiquei muito feliz de ter aparecido por aqui no espaço Colecionador, além de ter visto várias outras coleções fantásticas. Aproveito pra desejar um 2017 repleto de de realizações pessoais, profissionais e aqui no Super AHAM! também. Muita paz e luz pra você e todos seus familiares. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Yanker! Obrigado pela visita, camarada!

      Esse ano foi muito proveitoso para nós! Até eu também curti as indicações (que não foram feitas por mim, hehehe)! Só em saber que aquele seu Batman foi "fruto" de uma indicação nossa, tem em mente o sentimento de dever cumprido!

      Doramas são muito bons, meu nobre! Os japoneses são excelentes criadores de histórias, já os sul-coreanos arrasam nesses dramas como ninguém! Fora que os roteiros são incríveis!

      A honra foi nossa em tê-lo nesse espaço, lembrando também que foi um prazer participar como entrevistado do seu Blog!

      Também desejo muito sucesso e ótimas matérias na Estante do Yanker! Feliz 2017, meu nobre! A demora pra responder é que estou em processo de mudança, então minha casa está de pernas pro ar!

      Abração!

      Excluir
  4. Super AHAM! deu uma baita digivolvida em 2016! Cada vez mais conteúdo, e sempre com aquela qualidade que faz a gente voltar com gosto para ler mais!

    As Aventuras do Super Oliver foi uma bela novidade. Dou gargalhadas lendo as proezas desse garoto tão ninja hehehe!
    E claro, falando em diversão nã odá para esquecer do divertido Espaço da Zoeira, que sempre me surpreende com a imensa criatividade (dá pra ver de onde o Super Oliver puxou a mente criativa hehehe).

    Fazer matérias de notícias é complicado mesmo. Se for fazer algo frequente é complicado por causa do tempo que se gasta, e se for fazer um apanhado de notícias de um determinado período é complicado lembrar de tudo que vale a pena publicar. Dá muito trabalho, acho que pra fazer esse tipo de coisa tem que ter uma equipe mesmo.

    O espaço do colecionador é sensacional! Quando participava de fórum sempre adorava ver as coleções da galera, então poder ver novas coleções super legais é uma grande satisfação. Quando conseguir endireitar minha coleção com certeza vou querer participar XD

    E o Super AHAM! já começou o ano com quadro novo! Tenho que ir lá conferir, estou atrasado nas leituras hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      Cara, foi pela ajuda da rapaziada que tudo isso foi possível. Apesar de assinar várias matérias, os camaradas ajudam com ideias e até relembram algo bacana da infância, que se transforma no Espaço Nostalgia.

      Rapaz, cada dia esse garoto aparece com alguma coisa nova! É literalmente um ninja! Ou aprendeu com o Goku a usar teletransporte!! Hehehehehe é muito criativo, mesmo. Só preciso de uma folga para atualizar as zoeiras dele, porque nessas férias estou mais colado com o próprio!

      Verdade. Notícias seriam para movimentar o Blog, mas tira tempo das outras coisas que escrevemos. Cada um já deve ter sua própria rotina de acompanhar as notícias nas diversas mídias e sites.

      Rapaz, como disse ao Yanker, tive inspiração no Espaço da Entrevista do Blog dele, que foi uma surpresa participar dele um dia! Achei que seria bacana um espaço onde as pessoas mostrassem um pouco de suas coleções, onde poderíamos ver as peças sem o photoshop da divulgação das grandes marcas. Seu espaço já está reservado! Quando estiver pronto é só falar!

      Aguardo sua passada nas outras postagens! Abração!

      Excluir
  5. Ah, e obrigado por mencionar as matérias dos animes da zoeira hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, era muito bacana poder comentar toda semana com alguém que vê o mesmo anime que a gente! Mas fiquei com o tempo bem corrido e não pude marcar presença lá. O que é bom tem que ser divulgado! Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!