A História de Mary Jones

Olá, queridos leitores! Estamos de volta com mais uma postagem, dessa vez, trazendo a história de uma garotinha que fez toda a diferença com a sua força de vontade. O que será que uma garotinha fez que impactou a história do cristianismo de uma maneira tremenda?


Acompanhem a história dessa pequena guerreira e descubram!



1785


Hoje temos a facilidade de ler a Bíblia em qualquer lugar, seja em casa, num aplicativo do celular, acessando pela Internet, projetando na parede da igreja com um Projetor e por aí vai. O detalhe é que podemos LER, pois aprendemos na ESCOLA que pudemos frequentar.

Mas, antigamente, saber ler não era algo tão comum assim. O ano é 1875, no País de Gales, integrante do Reino Unido e bastante montanhoso. Numa pequena vila chamada Alan, vivia Mary Jones, uma garotinha que não sabia ler, pois não havia escola nas proximidades. Ela ia à igreja com os pais, que também não sabiam ler, mas ouviam atentamente o sermão e a leitura da Bíblia pelo Pastor.

A família de Mary Jones era bem humilde. Todos moravam numa simples casa de pedra


Projeto Bíblia Sagrada


Ela gostava bastante das histórias da Bíblia e tinha bastante vontade de aprender a ler. Ao retornar de uma entrega, seu pai trouxe a notícia que estava para abrir uma escola a 3km de sua vila. Quando pronta, Mary começou a frequentar a escola e logo estava entre as primeiras de sua classe. Não demorou muito e ela aprendeu a ler, sendo a primeira de sua família. A vizinha logo soube que Mary havia aprendido a ler e a convidou para ler a Bíblia em sua casa aos sábados. Ela passou a ler semanalmente e cada dia fomentava a vontade de ter o seu próprio livro sagrado.

A carga de trabalho, além de todas as obrigações na escola, era bem pesada para uma garotinha de dez anos, mas nada desanimava a pequena Mary Jones

 Foi aí que a pequena Mary Jones começou a trabalhar de todas as formas para juntar seus trocados, cuidando de animais, faxina, vendendo ovos, costurando meias…Depositando tudo num cofrinho de madeira que pediu ao pai para construir.

Até que, após um ano de trabalho duro, ela resolveu contar seus trocados. Faltava muita grana pra conseguir sua tão sonhada Bíblia, então continuou se dedicando aos estudos e trabalhos. Foram mais cinco anos de muita ralação, até que finalmente ela completou a quantia necessária. Mas havia alguns poréns: não era possível encontrar bíblias à venda em sua vila nem nas proximidades, além de serem bem caras. E agora? Mary já estava com 16 anos.

Conversando com o pastor de sua igreja, Mary descobriu que na cidade de Bala, a 40Km dali, seria possível encontrar bíblias à venda. Tendo um certo trabalho para convencer os pais a deixá-la ir até lá, ela conseguiu se preparar para fazer essa jornada.

Por ser bem pobre, Mary tinha apenas um par de sapatos, que achou melhor deixar para usar quando estivesse já chegando na cidade de Bala, fazendo a viagem descalça.


Foi uma longa caminhada, mas sempre ao lembrar que teria sua bíblia, Mary se animava e continuava. Os pés já estavam cheios de bolhas e doendo um bocado. Até que a cidade começou a ser vista, quando estava já escurecendo. Batendo de porta em porta, Mary descobriu que era um tal de Reverendo Thomas Charles que vendia bíblias, encontrando a casa dele.

Foi bem recebida e o reverendo pediu que contasse sua história pra ele. Quando disse que estava ali pra comprar uma bíblia, o Reverendo Thomas Charles disse que a única em Galês estava reservada para outra pessoa. Mary desabou a chorar, pensando em toda a caminhada, os seis anos de trabalho duro e nos pés calejados: como poderia voltar para casa sem a sua Bíblia? Não existia internet, celular nem nada do tipo!


Após ver o choro da garota, o Reverendo Thomas pegou uma das bíblias e lhe passou, pois a pessoa que tinha encomendado também sabia ler em inglês – e ele tinha uma nesse idioma. Ao pegar a Bíblia, Mary a abraçou como quem abraça um urso de pelúcia, feliz da vida! Com isso, ela pode voltar para a sua casa com o sentimento de dever cumprido.

O Rev Thomas ficou bastante comovido com a história da garota e resolveu contar aos diretores da Sociedade de Folhetos Religiosos, entidade cristã local. Com certeza deveria existir mais garotas como a Mary Jones, que sonhavam em ter a própria Bíblia, mas não tinham condições nem onde comprar. Esse sentimento de querer facilitar o acesso de Bíblias aos demais fez com que um grande movimento se iniciasse, surgindo a Sociedade Bíblica da Grã-Bretanha, da Europa e, com o passar dos anos, a SBB – Sociedade Bíblica do Brasil.

Se hoje você tem uma Bíblia em casa, lembre-se que foi uma pequena garotinha de apenas dezesseis anos que motivou os pastores a aumentarem a produção e distribuição. Quando alguém se achar pequeno demais e que não faria diferença no mundo inteiro, conte-lhe a trajetória de Mary Jones!

---

Espero que tenham gostado dessa história. Ela realmente aconteceu. Vocês podem conferir a versão original no site da Amazon, de graça. Gostaria de ter colorido para os desenhos ficarem bem mais chamativos, mas não faço ideia de quando terei tempo de brincar com a tablet pra valer, mas estou voltando aos poucos! A gente se vê nas próximas postagens e nos comentários abaixo!

Adelmo Veloso 



Comentários

  1. Bonita a história e uma prova de que não se deve desistir quando se quer algo. E dá para ver a diferença dos tempos, uma vez que já vi distribuírem o Evangelho de graça, até.

    O seu traço está mais limpo e a Mary ficou bem expressiva. A sujeira na roupa mostra bem sua origem humilde. E bom esse efeito que lembra um filme ou um papel antigo. Ajuda a dar o clima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Realmente essa história me chamou bastante atenção, de modo que tive de compartilhar! Pequenos gestos nossos podem influenciar vidas para sempre. Hoje exemplares do Novo Testamento são encontrados gratuitamente em hotéis, escolas e outros locais. Há versões da Bíblia completa com preços bastante acessíveis também, sem contar a Bíblia online e várias outras versões disponíveis na Web.

      Esses desenhos eu fiz meio às pressas para contar a história às crianças domingo passado! O filtro deu pra disfarçar um pouco hehehehe! Até a próxima, meu nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!