Manual Cristão da Cultura Pop

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Estamos de volta! Dessa vez, para falar um pouco sobre o que é Cultura Pop, tendo como base esta obra da Editora Cem Por Cento Cristão.



Uma leitura fácil e rápida! Conceitos importantes de cultura, arte e muito mais!

Introdução


Uma obra que surpreende pela simplicidade e objetividade. A dupla Richarde Guerra e Sinval Filho nos entrega um conteúdo bastante rico sobre cultura, arte, cultura de massa, cultura popular e cultura pop. O livro não pára por aí! Um pouco da história da arte, seu alcance e sua evolução deixam tudo ainda mais claro. 

A cereja do bolo começa por aí, pois vamos aprender o que é bom ou não para consumir e as formas de usar determinadas obras a favor do evangelho! Sim, não esqueçam que estamos falando de um livro cristão e o seu propósito é nos ensinar a filtrar o conteúdo que temos lido, assistido ou ouvido. Outro ponto é que podemos nos tornar produtores de conteúdo! Os devocionais já indicados por aqui estão de prova que podemos tirar boas lições de super-heróis e vilões!

Mas vejamos alguns conceitos para que vocês fiquem com aquele gostinho de "quero mais"!
 
 

Cultura e Arte

 
 Segundo a UNESCO, cultura é um conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social.

Em breves palavras, a Arte é a beleza produzida pelo homem - Rookmaker.

 Também pode ser definida como a livre manifestação do ser humano, para expressar suas emoções, história e cultura.
 
A obra define muito mais que alguns conceitos. Ela comenta sobre o surgimento das primeiras artes e nos mostra a lista atualizada com 11 expressões artísticas, sendo elas:

1 - Música (som)
2 - Dança (movimento) 
3 - Pintura (cor) 
4 - Escultura (volume) 
5 - Teatro (representação) 
6 - Literatura (palavra) 
7 - Cinema (elementos das artes anteriores) 
8 - Fotografia (imagem) 
9 - Histórias em quadrinhos (cor, palavra e imagem) 
10 - Arte digital (artes gráficas computadorizadas e programação) 
11- Jogos eletrônicos (som, palavra, cor, artes gráficas computadorizadas e programação). 

A arte nem sempre esteve ao alcance de todo mundo. Poucos sabiam ler, então o que havia de mais popular era a tradição oral. Sendo assim, poucos poderiam ter acesso, pois isso acontecia em locais para a alta sociedade.

Apenas com o surgimento dos meios de comunicação de massa é que houve um maior alcance da produção cultural. Com a revolução industrial e uma mudança radical do modo de vida rural e mercantil para o estilo de vida urbano e capitalista, surgiram diversos avanços tecnológicos, que consequentemente permitiram a comunicação em escala industrial. Foi na década de 1940 que os filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram os conceitos de cultura de massa e indústria cultural

"Essa indústria passa a criar produtos culturais que possam se comunicar ao maior número de pessoas possíveis. Por isso, a linguagem é simplificada, a duração é limitada e o formato bem pensado para gerar o maior lucro possível. E assim, (...) para o público consumir mais, é necessário que novos produtos sejam lançados, rapidamente, descartando os anteriores. A roda gira e proporcionalmente só uma pequena fração é lembrada". (Página 25)
 
 

O que é Cultura Pop?!


 É contada a história do movimento chamado de Pop Art, que criticava a cultura de massa e o consumismo que ela promovia, se apropriando de elementos dessa própria cultura, da publicidade, televisão, cinema e até dos quadrinhos.
 
A obra usa como exemplo a Beatlemania para ajudar a conceituar melhor:

"A cultura pop é também uma cultura de massa. O seu alcance é global e midiático. A sua propagação é grande e contagiosa, sem qualquer limite geográfico. (...) Os Beatles não foram a primeira banda a fazer sucesso, mas uma das primeiras a fazê-lo em escala global. Não importava em qual hemisfério ou país estivesse, nem mesmo a sua idade ou condição social, na década de 60 você saberia cantarolar uma música dos Beatles". (Página 30)

Tendo essas definições em mente, é assim que compreendemos o significado do termo Cultura Pop! 
 
---
 
E aí, curtiram? O livro não acaba assim do nada, pois como já disse, ele vai mais além. Sugiro a aquisição dele, que pode ser feita pelo site da editora Cem por Cento Cristão ou pela plataforma de compras Shopee.

Essa postagem é para trazer uma noção dos termos que, muitas vezes, repetimos sem saber o real significado. 

A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens! 

Comentários