Dia do Soldado
Mas por que o dia 25 de agosto?
Duque de Caxias
Nascido a 25/08/1803, na Fazenda São Paulo - Vila de Porto da Estrela, atual Duque de Caxias/RJ. Assentou praça em 22/08/1808 no 1º Regimento de Infantaria de Linha da Corte. Cursou a Real Academia Militar e serviu em diversas Unidades. Deixou o Exército Brasileiro com mais de 70 anos de serviços prestados. Faleceu em 08/05/1880, na Fazenda Santa Mônica - Estação do Desengano - Japuranã. Em 23/08/1949, o Duque e a Duquesa tiveram seus restos mortais exumados e, em 25/08, depositados no Pantheon de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Como Comandante em Chefe das Forças em Operações, participou das seguintes campanhas: Balaiada, no Maranhão, Revoltas Liberais de 1942, em Minas Gerais e São Paulo; Revolução Farroupilha e na Campanha contra Uribe e Rosas, no Rio Grande do Sul. Foi o Chefe das Forças Imperiais no Paraguai, Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Paraguai, Ajudante de Ordens de S.M. o Imperador e Conselheiro de Guerra. Na política foi Deputado da Assembleia Geral Legislativa pelo Maranhão, Senador pelo Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Ministros.
Por sua representatividade, feitos e história como Soldado e Cidadão, comemora-se na sua data natalícia o DIA DO SOLDADO, além de ter sido homenageado como Patrono do Exército Brasileiro. Única personalidade brasileira a receber o título nobiliárquico de Duque.
Fonte: Exército Brasileiro
Comentários
Postar um comentário
Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!