Visita ao Projeto Tamar em Aracaju - SE

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Estamos de volta com mais uma postagem e, dessa vez, conheceremos um pouco do Projeto Tamar de Aracaju, capital de Sergipe.



Logo na entrada, nos deparamos com este mural, contando um breve histórico do projeto.


Na primeira quinzena de novembro, estive de férias e aproveitei para viajar com a família. Fomos ao Nordeste, minha terra Natal, e lá fizemos alguns passeios, incluindo a visita ao Projeto Tamar de Aracaju - SE. As crianças se divertiram bastante. É um programa muito bacana, guiado e muito bem explicado pelos profissionais que lá trabalham.
 
A entrada tem preços especiais para idosos, professores, estudantes e crianças, conforme informações obtidas no próprio site.



Aqui conhecemos a estrutura do casco de uma tartaruga, bem como uma delas que morreu bem jovem (tartaruga verde), por ter ingerido plásticos - que causam uma falsa sensação de saciedade e levam o bichinho a morrer de fome.



Os potes que estão ao fundo contém amostras de ovos de tartaruga, cápsula de tubarão e pequenas tartaruguinhas que não sobreviveram.




Crânio de uma tartaruga cabeçuda.



Durante o passeio, encontramos várias tartarugas que foram acolhidas por vários motivos, como a incapacidade de sobreviver sem os devidos cuidados que recebem ali.



Tubarões (acho que estavam em reunião).










Área interna, com vários aquários e até uma ossada de baleia.




As estatísticas não são muito favoráveis para as tartaruguinhas. Uma delas afirma que, a cada 1000 ovos depositados na praia, apenas uma tartaruguinha vence todo o processo e chega à fase adulta.


 
No fim da explicação da guia que nos acompanhou, vimos uma tartaruga albina interagindo com objetos estranhos, como uma boia. Há horários em que o visitante pode alimentar os tubarões.



Por fim, deixo esse vídeo, onde pudemos ver de perto várias espécies de peixes e tartarugas. Está passando pela região? Aproveite para conhecer o Projeto Tamar (com unidades em várias regiões do Brasil), vale a pena. Ao final do passeio, há uma loja com os mais variados produtos, como chaveiros, livros, camisetas, bolsas, chapéus e bonés.

A gente fica por aqui e se vê nos comentários e nas próximas postagens!


Comentários

  1. Que legal Adelmo, o oceanário é bem bacana mesmo, já faz um tempo que fui lá. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Yanker! Achei muito legal, mesmo! É a segunda unidade do projeto que conheci, a primeira foi em Salvador, na praia do Forte. As crianças curtiram demais!
      valeu pela força de sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!