Uma grande Honra: a história de Mardoqueu

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Depois de um longo tempo, estamos de volta com mais um Espaço Sunday! Dessa vez, falaremos sobre HONRA!



Você já viu alguém ser honrado? Na história de hoje, veremos uma pessoa que foi honrada de forma bem diferente. Mas bem diferente, mesmo!


Mardoqueu adotou sua sobrinha Ester como filha quando os pais dela morreram. Ao saber do perigo que o povo judeu corria, rasgou suas vestes, vestiu roupa de saco e pôs cinzas na cabeça. Ele subia e descia pelas ruas e praças públicas de Susã, chorando e gritando por causa do decreto que exigia a execução em massa do seu povo. Não só ele estava aflito, mas todos os judeus temiam o massacre que estava prestes a acontecer.

Ao saber que seu primo estava em tal situação, Ester mandou-lhe roupas para vestir, mas ele não aceitou. Então ela enviou um de seus eunucos a Mardoqueu para saber por que estava agindo daquela forma. Ele relatou todos os fatos e pediu que Ester intercedesse ao rei pelo seu povo.




Naquela época, só era permitido entrar na sala do rei se fosse chamado por ele. Ester temeu e se recusou a ir falar com ele, então Mardoqueu lhe aconselhou que mudasse de atitude, pois ela também corria perigo. Com isso, ela pediu que seu tio reunisse todos os judeus em Susã, jejuasse e orasse por ela durante 3 dias, e também faria o mesmo
 
No terceiro dia de jejum, Ester vestiu suas melhores roupas e se colocou numa posição onde o rei pudesse vê-la.

O rei estendeu o cetro para Ester, então ela o convidou para um banquete em sua casa, junto de Hamã. O rei tratou de avisar o seu ministro sobre o convite, que ficou explodindo de alegria, sentindo-se honrado ao extremo. Mas essa alegria só durou até a porta, quando ele deu de cara com Mardoqueu.

Mardoqueu não se curvava, nem fazia qualquer gesto de reverência ao ministro. Isso lhe corroía o juízo, a ponto de planejar o extermínio do povo judeu, que na época estava sob domínio do império Persa.




Ao chegar em casa, contou sobre a honra do convite, para sua esposa e amigos, e ela sugeriu que ele fizesse uma forca para dar um fim em Mardoqueu. Isto lhe pareceu muito bom e decidiu ir falar com o rei.

 Naquela mesma noite, sem sono, o rei mandou chamar alguém para ler as crônicas do império. Ao saber que o judeu Mardoqueu não havia recebido nenhuma recompensa por ter salvo a sua vida, decidiu que precisava fazê-lo o quanto antes.




Ao ouvir um barulho, o rei perguntou quem era e responderam que era Hamã chegando no Palácio. Ele aproveitou para lhe pedir um conselho sobre o que deveria fazer para honrar um homem que ele se agradava muito. Ele disse que o rei deveria vestir o homem com as vestes reais e o montasse em seu cavalo, com alguém de sua confiança apregoando por toda a cidade que “assim se faria ao homem cuja honra o rei se agradava”. Foi então que ordenou Hamã a sair pela cidade apregoando tudo aquilo que ele queria para si mesmo, mas com o judeu Mardoqueu!
 

"Assim se fará ao homem cuja honra o rei se agrada!" 


Que vexame, hein, Hamã?! Ele ficou furioso por ser obrigado a honrar o homem que detestava. Voltou para casa morrendo de vergonha e contou para seus amigos o que tinha acontecido.
 
 
Deus é maravilhoso, tanto que fez o rei lembrar que Mardoqueu o havia salvado. O rei quis honrar o tio de Ester, e Hamã, que se achava o bonzão, se sentiu totalmente humilhado.
 

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”.
(1 Pe 5.6)
 
 
A história não termina aqui, então deixo o gancho para vocês procurarem direto na fonte! 
 
---
 
Espero que tenham curtido essa história. O livro de Ester, localizado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, é bem curto e de fácil compreensão. Quem tiver um tempinho, dê uma conferida, pois é uma bela história.

Comentários

  1. Nada mais humilhante que dar sugestões de como dar honrarias para alguém e saber que foi para um desafeto. E uma amostra de que perseverar traz suas recompensas.

    Gosto dos seus desenhos por serem bem expressivos, mostrando bem o estado de espírito de cada personagem. Colocar a historinha publicada anteriormente em quadros maiores ajudou a ver melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      O terrível Hamã acabou fazendo a coisa certa sem saber: desejar honrarias para alguém como se fosse para ele mesmo, só que deu muito errado! No fim das contas, ele acabou morto na própria forca, que tinha preparado para Mardoqueu.

      Foi bom contar a história novamente, pelo menos uma parte dela. Há algumas semanas tive a oportunidade de ministrar uma aula para as a crianças e aproveitei para desenhar de outra forma.

      Valeu pelo apoio de sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!