Heróis da Bíblia

Olá, galera massa! Tudo blz? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday - lembrando que o site que costumávamos postar essas páginas saiu do ar, estou aproveitando para deixar aqui esse trabalho que deu início ao nosso projeto - que se tornou um LIVRO.

  

 As imagens foram adaptadas das lições do 2º Trimestre de 2012, da revista Juniores (9 e 10 anos), Editora CPAD. Nossa ideia é mostrar as etapas da evolução do traço ao longo dos anos. Aproveitem e tentem captar as lições de vida que os desenhos tentam passar.


A história da Mãe de Moisés


Como ainda estava (e ainda estou) engatinhando no mundo digital, pude evoluir o texto para "letras de computador", como diria minha avó. Eu não tinha impressora multifuncional na época, então eu digitava nos quadrinhos, deixava o espaço para os desenhos e depois tirava cópia do conjunto, resultando nisso aí!


Como bom amante de quadrinhos, utilizar a fonte sem estar caixa alta era meio estranho, então passei a utilizar "tudo maiúsculo"! Na sequência, a história de Raabe, aquela que ajudou Josué e o povo de Israel a conquistar a cidade de Jericó.


Abigail era mulher de um homem muito mal. Se ela não tivesse tomado uma atitude, Davi e seus homens iriam tocar o terror nas terras de Nabal, seu marido. Um gesto bem pensado e feito na hora certa evitou uma tragédia maior.


Não, não é o Vegeta que está para lutar com o pequeno Davi, mas sim o Golias. É uma das passagens bíblicas que mais gosto, típico de uma página de mangá! Pena que na época eu não soube expressar bem esse sentimento, pois ainda faltava muito treino para ficar um negócio maneiro.


Percebam que as histórias sempre iniciaram com uma breve meditação no início, para depois contar a história e nos mostrar a moral dela no final. Esse método é bem legal para as crianças. Para as maiores como você, também!


Na história de Neemias, comecei a utilizar outros tipos de materiais. Comecei a praticar com o bico de pena, nanquim e curva francesa. Era uma lambança, mas eu até que gostava do resultado, na época! Hoje essa caneta entupiu e estou utilizando as canetas nanquim com vários bicos (0,1 - 0,7 - 0,8mm).


Outras técnicas começaram a aparecer nas lições. Dessa vez foram as hachuras. Também curti o resultado, bem como o último quadrinho que parece aquelas cenas finais de episódio de anime num momento crucial. Os efeitos de Photoshop vieram muito tempo depois, quando eu já estava digitalizando os desenhos para adicionar o texto depois. Nada de Microsoft Word, o programa utilizado para as fontes foi o PhotoScape.


A história de Jeremias também foi muito bacana de desenhar e conhecer com as explicações. Testei outros tipos de hachuras e outras canetas para finalizar o desenho.


Esse aí do João Batista, lembro que foi feito às pressas. Até poupei um quadrinho e deixei os alunos usarem a criatividade para completar a história. Vocês devem ter percebido que também apareceu essa "técnica" na história de Mardoqueu.


Outro desenho feito às pressas. Peço que perdoem as mãos do garotinho sem nome! Mãos e pés, no início, são um grande pesadelo para desenhistas! Fora que um ou outro personagem aí ficou com a cabeça gigante!


Outra história que gostei bastante de desenhar e conhecer a fundo: a de Estêvão. Curti o resultado do fariseu no último quadrinho, onde foram utilizadas as técnicas da revista de número 6 do Curso Básico de Mangá. Qualquer dia desses farei uma matéria sobre elas.


Com essa, fechamos mais um trimestre das lições. Nela relembramos quais foram os heróis estudados e o que pudemos aprender com cada um deles. Aqui já comecei a usar o PhotoScape para aproveitar alguns quadrinhos. Depois a gente foi evoluindo, porque todo Pokémon evolui, menos o Pikachu!! Até a próxima, pessoal!

Comentários

  1. Bom ver a evolução do seu traço.
    Hachuras podem ser um bom recurso, para mostrar sombras ou ferimentos. Como no pobre do Estevão, que ficou bem machucado, mas permaneceu firme. Isso foi bem mostrado no desenho.

    Uma pena que aquelas Mesas Digitalizadoras sejam tão caras. Parece que com elas dá para desenhar direto no computador, o que pode facilitar na hora de colorir. E sem precisar se preocupar com sujar as mãos com nanquim.

    Não sei desenhar (para mim é como tentar pegar uma nuvem) e por isso tenho bastante inveja de quem consegue. Criar as coisas assim, de uma folha em branco deve ser muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys! Obrigado!

      Seria muito bacana essa mesa digitalizadora. Eu poderia parar de comprar bonecos por um tempo para poder investir nessa área, mas acho que o vício não deixará! O trabalho de ter que limpar após digitalizar seria poupado, sendo mais fácil de colorir e tal.

      Desenhar vem da prática. Alguns nascem com o dom (não é o meu caso), outros desenvolvem essa arte com a prática e esforço (olha eu aqui!) - Assim como no mangá Bakuman, onde o Niizuma é um roteirista/desenhista excelente por natureza.

      Abração e até a próxima!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!