GUIA DOS S.H. FIGUARTS DBZ - (Atualizado até 2014)

Foto: Cayo Narciso


Esse guia tem como objetivo explicar o que são os SH Figuarts, todas as figuras lançadas até o momento, seus respectivos relançamentos, diferenciação entre regular, exclusive e SDCC, bem como agregar informações gerais e conhecimentos úteis das figuras que já foram lançadas. Todo o conteúdo foi fornecido e autorizado pelo nosso grande amigo P.S., que solicitou a retirada do nome dos créditos.




S.H. FIGUARTS – O INÍCIO


A linha foi iniciada em 2008 com o primeiro lançamento sendo da linha Kamen Rider, com o intuito de um nicho de mercado para colecionadores exigentes, com um preço um pouco mais elevado em relação as demais figuras da escala dos aproximados 15 centímetros (“6 polegadas). Devido ao sucesso comercial, a linha teve expansão para outras franquias, muitas já conhecidas pela maioria, atualmente tendo grande destaque a linha de Sailor Moon, Dragon Ball Z e até o Mario. Para fins de informação, a linha Kamen Rider continua tendo adições e se mantém sólida no mercado.


S.H. FIGUARTS – O QUE SIGNIFICA?


Em uma tradução livre e direta da própria definição da Bluefin USA, significa “um novo padrão em figuras de ação representando o estado de arte da tecnologia do design da Bandai. Elaborada para reproduzir perfeitamente a gama de movimentos do corpo humano, o nome da série é uma abreviação dos conceitos de “Simple Style” (Estilo simples – S.) e “Heroic Action” (Ação Heróica – H.), tendo altura em torno de 14-15cm de altura, os altamente articulados S.H. Figuarts são elaborados para serem considerados pequenos tesouros”. ¹
Para complementar, temos a informação no verso da caixa, que diz: “S.H. Figuarts é o novo padrão de figuras que incorporam o action figure BANDAI à arte dentro do tema que “busca as expressões do personagem através de ação humanoide”². Uma definição talvez um pouco confusa traduzida diretamente da caixa, canto superior esquerdo, com o intuito de justificar então de onde vem a parte “art” do nome. Restando então apenas o “figu”, onde podemos deduzir que vem de “figure” dos action figures.


S.H. FIGUARTS – QUEM PRODUZ E QUEM DISTRIBUI?


De maneira sucinta, a produção das figuras é realizada pela Bandai, enquanto a distribuição das figuras no ocidente é feita pela Bluefin Tamashi Nations. Devido à esse fato, a Bluefin tem contratos de exclusividade quanto as figuras nos EUA e no Canadá. No Brasil, quem está no páreo sempre para importar e fornecer as figuras em terras tupiniquins é a PiziiToys.

Foto: Adelmo Veloso


OS DIFERENTES TIPOS DE FIGURAS  - REGULAR, EXCLUSIVE, SDCC.


A linha possui alguns diferentes tipos de lançamentos que geralmente determinam sua raridade e preço. Essa seção irá explicar quais são esses tipos e o porque de suas existências.

REGULARES – OS PRECURSORES


Os lançamentos “regulares”, são aqueles que não possuíram exclusividade com a Bluefin Tamashi Nations, portanto, eles podem ter relançamentos (reissue). A linha teve seu primeiro lançamento em novembro de 2009 com o Piccolo “regular”, seguido em janeiro de 2010 pelo Goku SSJ “regular”, julho de 2010 Gohan SSJ/SJJ2 “regular”.
Porém houve um pequeno problema: a coleção simplesmente não pegou no Japão. Apesar disso, algumas peças foram comercializadas no ocidente, recebida com maior apresso por aqui.
Essas figuras por não terem contrato de exclusividade podem ser relançadas.

Foto: Adelmo Veloso

SDCC – San Diego Comic Con Exclusive


Então com o ultimo lançamento em julho de 2010 do Gohan, a linha ficou estacionária até a edição do evento de grande popularidade e notoriedade nos EUA: a San Diego Comic Com. Alguém dentro da Bluefin ou da Bandai teve a brilhante ideia de colorir com uma tonalidade totalmente nova uma figura da linha, lançar no mercado dos EUA e como exclusivo da feira. Uma ideia um tanto quanto audaciosa, mas que deu muito certo. Foi o nascimento do tão raro e comentado Goku SDCC. Em junho de 2011 ocorreu seu lançamento e vendeu muito bem, deixando a certeza de que a linha era promissora, mas nas Américas.
Essas figuras são exclusivas do evento San Diego Comic Com, sendo comercializadas no evento apenas, revendidas no varejo por pessoas que vão até o evento e compram para revender. Entretanto, é possível encontrar unidades no próprio site da Bluefin e também em lojas que trazem grandes lotes. Em geral, logo no lançamento ou até 1 ano depois o seu preço não é muito elevado e também não são tão raras, mas ao longo de 2 a 3 anos depois do seu lançamento, o preço já sobe bastante, além de ser raro encontrar.
Seu diferencial é a coloração, tendo tonalidade e sombreamento diferentes. Além disso, muitas vezes a figura recebe a coloração do Anime, já que algumas em suas versões regulares possuem a coloração do mangá. Porém esse padrão não é fixo. Além disso, sua caixa é diferenciada, não apenas na coloração mas também indicando sua exclusividade e relação com o evento.
Essas figuras não podem ser relançadas, pois são exclusivas do evento SDCC.


Exclusives – O “monopólio” de exclusividade da Tamashi


Com esses acontecimentos, a linha praticamente ressuscitou e foi feito mais um lançamento em dezembro de 2011, o Vegeta SSJ. Porém ele marcou o inicio da exclusividade da Bluefin com as figuras da linha DBZ no ocidente. É por isso que todos os lançamentos a partir do Vegeta SSJ são Tamashi Exclusive e não podem ser relançadas devido a um contrato de exclusividade. Entretanto, muito debate e exigência popular em cima desses fatos existem, pois muitas figuras (como o próprio Vegeta) são demandadas pelos colecionadores devido aos grandes preços que já foram atingidos. A primeira quebra desse padrão ocorreu com o relançamento de uma figura exclusiva da Tamashi, uma estátua da linha S.H. Figuarts Zero, o Goku SSJ em 29 de abril de 2014, para o comércio americano e europeu. Isso abre brechas para que mais figuras possam ser relançadas no futuro, é um primeiro passo, mas não significa que haverá outros – tenha algo em mente: a Bandai é imprevisível.
Essas figuras não podem ser relançadas, pois se tratam de Tamashi Exclusive. Porém isso foi quebrado uma vez, não se sabe ao certo quais rumos serão tomados.


A LISTAGEM – OS FIGUARTS LANÇADOS ATÉ O MOMENTO

Nesta seção serão listados em ordem cronológica todas as figuras que já foram e serão lançadas.
1ª Figura
Piccolo Regular – (Conhecido também como versão Mangá)
Data de lançamento: Novembro de 2009 – Junho de 2014 (relançamento)



2ª Figura
Goku SSJ Regular – (Também conhecido como versão Mangá)
Data de lançamento: Janeiro de 2010, Abril de 2013 (relançamento), junho de 2014 (relançamento).




3ª Figura
Gohan SSJ1/SSJ2 Regular – (Também conhecido como Mangá)
Data de lançamento: Julho de 2010


4ª Figura

Goku SSJ – Versão SDCC

Data de lançamento: Junho de 2011


Foto: Adelmo Veloso

5ª Figura
Vegeta SSJ
Data de lançamento: Dezembro de 2011



6ª Figura
Goku SSJ3
Data de lançamento: Março de 2012



7ª Figura
Trunks do Futuro
Data de lançamento: Maio de 2012




8ª Figura
Gohan SDCC
Data de lançamento: Julho de 2012



9ª Figura
Perfect Cell
Data de lançamento: Novembro de 2012





10ª Figura
Vegeta Scouter
Data de lançamento: Abril de 2013



11ª Figura
Final Form Freeza
Data de lançamento: Junho de 2013


12ª Figura
Piccolo SDCC
Data de lançamento: Julho de 2013



13ª Figura
Kuririn
Data de lançamento: Outubro de 2013




14ª Figura
Goku Normal
Data de lançamento: Abril de 2014





15ª Figura
Androide 18
Data de lançamento: Junho de 2014


16ª Figura
Androide 17
Data de lançamento: Setembro de 2014



17ª Figura
Vegeta Scouter SDCC – Versão Arlian
Data de lançamento: Julho de 2014




18ª Figura
Broly
Data de lançamento: Novembro de 2014



Futuros lançamentos e menções honrosas
Androide 16
Data de lançamento: 2015


Vegetto
Data de lançamento: Abril 2015


Gohan Adulto
Data de Lançamento: ???

Foto: Leonardo Stabille



Complementos

Caixa parda – A caixa da caixa


            A caixa parda trata-se de uma caixa especial feita pelo fabricante, com o intuito de proteger apenas a caixa da figura, já que muitos colecionadores prezam pelo perfeito estado da mesma. A própria Bandai deixa explícito na caixa que seu intuito é apenas proteger, portanto caso hajam danos nessa caixa parda, não devem ser considerados como avarias no produto.





Stickers – Os adesivos da caixa

          Talvez desapercebido por muitos, mas muito notado por alguns. Os Stickers estão presentes em vários produtos da Bandai, toda figura da linha S.H. Figuarts possui na caixa um “sticker”, podendo o mesmo ser dourado ou prata. Alguns colecionadores assíduos pagam mais pelo gold sticker por acreditar que a figura é mais valiosa ou de maior qualidade. Entretanto, nenhuma dessas informações foi comprovada até então. Em um geral, sua diferença (além da cor) é a seguinte: Gold Sticker (Sticker Dourado) para o mercado japonês e Silver Sticker (Sticker Prata) para o mercado internacional/americano.
           
Datong/Jacksdo – Aproveitando a oportunidade

          Atualmente, o Vegeta SSJ é uma das figuras mais valorizadas da linha, justamente por ter sido o primeiro exclusivo que não pode ter relançamento. Por conta disso, a empresa Datong decidiu produzir uma tiragem de um Vegeta SSJ paralelo. O mesmo não pode ser considerado um S.H. Figuarts, porém mesmo sendo um produto não-oficial da Bandai, sua qualidade é considerável. Foi comercializado na LCM Models, uma página de referência na venda de acessórios para Cloth Myth, bem como é possível encontrar a figura no AliExpress. Apesar de todos os debates, o fato é que a figura existe e funciona como um substituto para o Vegeta SSJ original que está muito raro e caro.
              Além disso, a Datong/Jacksdo aproveitou uma outra oportunidade e criou algo inédito na linha S.H. Figuarts: o cabelo do Ulta SSJ Trunks. Apesar do acabamento não ser do nível dos S.H. Figuarts originais, pode facilmente passar por uma peça da coleção, sendo compatível com o corpo do Vegeta SSJ original ou do Vegeta SSJ Datong.

Na esquerda, o Vegeta Datong e na direita o Ultra Trunks Datong.



Conclusão

            Com todas as informações supracitadas, é possível compreender as origens da linha, seus lançamentos e informações adicionais. É válido ressaltar que o futuro da coleção está também nas mãos dos colecionadores. A Bluefin costuma nos eventos dos EUA realizar pesquisas sobre as figuras que os colecionadores desejam, bem como ver de certa forma as demandas dos mesmos em sua página no Facebook. Além de dar o suporte comprando as figuras, é válido que se visite a página da Bluefin Tamashi Nations USA (https://www.facebook.com/Tamashii.USA), dê um curtir, esteja antenado sobre as novidade e principalmente: se expresse a respeito da coleção! Toda vez que for postado algo novo, comente, seja para criticar, elogiar, mas faça a Bluefin entender o que você, colecionador, está pensando a respeito! Acredito que a linha tenha tudo para ser tão forte quanto a linha de Cloth Myths da Bandai, já que várias figuras estão valorizadas.
            Boa sorte à todos! Que o grupo cada vez tenha mais qualidade, respeito e cordialidade!

P.S.


ANEXOS E FONTES:
¹ Definição da Bluefin da linha Figuarts: A new standard in action figures representing the state of the art of Bandai's design technology. Designed to perfectly mimic the range of motion of the human body, the series name is a contraction of the concepts of "Simple Style" and "Heroic Action." Standing roughly 14cm tall, the highly posable SH Figuarts figures are designed to feel like little treasures.
Fonte:
http://www.bluefincorp.com/catalog/tamashii-nations/s-h-figuarts.html

² Definição da caixa da figura do Goku sobre S.H. Figuarts: “S.H. Figuarts is a new standard figure series that incorporates the BANDAI action figure “ART” under the theme “Pursuing Character Expression through Humanoid Action”.Fonte: Caixa da figura, canto superior esquerdo, no verso.

Ordem cronológica correta dos lançamentos: http://annesanimeblog.wordpress.com/2012/09/03/an-over-9000-figure-guide-s-h-figuarts-dragon-ball-z/
Fotos de caixas e figuras: Google imagens e grande maioria nos sites:
http://www.animetoynews.com/
http://news.toyark.com/2011/07/16/sh-figuarts-super-saiyan-vegeta-and-goku-4376




Aos que estão conhecendo a linha agora, saibam que os lançamentos continuam até os dias atuais (estou em 2019)! Já indicamos o Blog FORA DA CAIXA, do amigo Renan Roque, que nos traz um guia completo dos lançamentos da linha S.H. Figuarts de Dragon Ball!






Comentários

  1. Obrigado, meu nobre! A equipe que é sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer qual a escala.
    Mas o conteúdo esta muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, amigo! A escala é 1:12 ou aproximadamente 15cm.

      Excluir
  3. Donde puedo comprar las figuras me interesa

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Hola! Puede encontrar algunas imágenes en la página de Nippon Yasan: https://www.nippon-yasan.com/

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá, amigo sem nome!

      Infelizmente, ainda nem vimos protótipos nas exposições. O que se sabe é que já apareceram o Jiren, Grande Saiyaman e seu sogro, Evil Boo, além de outros que ficaram esquecidos.
      Essa matéria já está bem desatualizada. Recomendo o Blog "Fora da Caixa" - que contém informações bem detalhadas e muito mais atualizadas que essa postagem. Abraço.

      Excluir
  5. Olá Adelmo, tudo bem?

    Gostaria de fazer um pedido inusitado - poderia remover o meu nome dos créditos da matéria? Toda vez que jogam meu nome no google, acaba aparecendo isso aqui...

    Já parei de colecionar tem algum tempo.

    Se precisar confirmar a veracidade de que eu, sou de fato "eu", fizemos a negociação e comprei seu Goku 2011 na época, foi assim que começamos a conversar.

    Aperta Ctrl + f e escreve meu nome, verá que ele aparece 3 vezes... Se puder remover por gentileza, ficarei agradecido!!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nobre! Tudo bem, cara!

      Nome substituído, blz?

      Colecionar não está nada fácil, ultimamente. Tenho sobrevivido nesse hobby por meio de promoções.

      Qualquer coisa, camarada, estamos por aqui! Abração.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!