Gigante Guerreiro, Daileon!

Olá, Gigantes Guerreiros, tudo massa? A postagem de hoje será um pouco diferente do habitual. Mostrarei a vocês como transformei materiais recicláveis no Gigante Guerreiro Daileon! Tudo isso sem gastar quase nada!




Não é um passo a passo, até porque comecei a fazer apenas para mostrar ao meu filho que é possível criar bonecos e robôs com material achado em casa. Inicialmente seria o Daileon, aí mudei de ideia e depois decidi fazer ele de novo!


Material Necessário


Tudo pode ser encontrado em sua casa! E seu Daileon pode ficar bem melhor que esse meu, feito sem compromisso.

Sabe aqueles rolos de papel higiênico e de papel toalha? Pronto, pode ir juntando alguns. Também usei rolo de papel parede, que tem um diâmetro menor, mas é bem mais resistente. Usei para fazer as coxas, braços e pescoço do robozão.




Como faço alguns visuais para usar nas aulas da Escola Bíblica, sempre tem um pedaço de E.V.A. (não aqueles do anime Evangelion, mas o emborrachado) sobrando, então não foi difícil achar. Usaremos para as luzes, olhos e detalhes do Gigante.
A maior parte do robô foi feita com papelão. No início, usei um papelão que parecia MDF, de tão duro. Como era pouco, só deu para fazer as pernas, antebraços e peitoral. O restante foi feito com embalagem de camisa, que é um tipo de papelão mais ajeitado.

Outros materiais indispensáveis: tesoura, palitos de churrasco, cola branca e folhas sulfite.


Um pouco do processo


No início, fiz tudo na régua, medi direitinho as proporções dos pés, pernas e braços, mas o material mais rígido só deu pra começar. Como disse, tinha desistido de fazer o Daileon no meio do caminho para fazer um robô genérico, mas mudei de ideia e decidi fazer do meu jeito, mesmo.



Montando as peças, cobrindo com folha sulfite, saiu isso aí. O Daileon é prateado, mas branco também ficou legal, ao meu ver. Cortei os pedacinhos de E.V.A. me baseando em imagens da web e colei. Errei feio no formato do peitoral, mas como ele ia ser mais estático que articulado, relevei.



Acrescentando alguns detalhes com caneta, feito igual a minha cara, deu nisso aí. Os palitos de churrasco foram usados para as articulações dos braços, na altura dos ombros e nos cotovelos. Talvez faça um upgrade nas pernas, futuramente, mas no momento elas ficarão estáticas.




Esse Power Ranger é uma daquelas mini figuras encontradas em maquininhas de por moedas de 1 real. Quisera eu ter um Jaspion desse tamanho. A cabeça do Daileon ainda sofreu algumas mudanças, como a retirada desse nariz e "bico".




Comparando com o Jaspion da linha S.H. Figuarts, Bandai, ficou bem fora de escala, mas a gente pode se valer da perspectiva, bem como era feito no seriado.




Esse detalhe é para vocês não esquecerem das origens desse gigante de papelão.



Um pouco de interação





Enquanto o Jaspion procura pelo Pássaro Dourado, uma equipe de androides faz a manutenção no Gigante Guerreiro, Daileon.




Aquele astronauta ali deve ser um gigante, assim como os androides já visto em filme famoso.




Vista de cima da estação espacial onde a manutenção é feita. Depois de tanta porrada dada em monstros e utilização constante do Raio Cósmico, essa atividade é necessária, mas não mostrada na série. Tomamos essa liberdade de mostrar por aqui.





Uso do recurso da perspectiva.




Assistindo novamente ao seriado, vi que a armadura (metaltech) do Jaspion pesa 95Kg! Seu soco é capaz de destruir uma rocha de até 1 tonelada! Sua velocidade alcança incríveis 300 km/h e o disparo da Turbo Magnum pode atravessar paredes de pelo menos 2m de espessura!
 


Ação!




Essa não, o perigoso Satan Goss disparou seu maldito raio no dinossauro não tão pacífico que vivia por ali! A manutenção do Daileon recém tinha acabado. Você precisa agir, Jaspion!




- Gigante Guerreiro, Daileon!

Numa licença poética, Jaspion utiliza um controle remoto para o Daileon atacar o T-Rex, fazendo pose para a câmera, enquanto podemos notar o chroma key na parte superior da foto.

 

O T-Rex ataca o braço do Daileon! Será que ele vai vencer essa?! Não percam os próximos episódios! Lute, Jaspion!

---

 
E aí? Curtiram?! O episódio acabou no meio por falta de fotos, mas confesso que me diverti bastante, seja fazendo o boneco ou escrevendo essa historinha. Viram o que é possível fazer com materiais que geralmente jogamos no lixo? Pois é!
Espero poder utilizar esse Gigante Guerreiro em mais fotos e conto com o apoio de vocês aqui nos comentários. A gente se vê nas próximas postagens!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Eu adorava fazer esses robôs em aulas de artes. A gente chamava de "sucata". Era muito legal e ficava ansioso por essas aulas.

    E ficou bem feitinho o Daileon sim. Deu até para mover o cotovelo, algo que o brinquedo original não fazia. Essa foto com o Ranger no ombro pegou exatamente o mesmo ângulo da última cena da abertura.

    Uma vez até é mencionado que o Daileon se repara sozinho, mas não é explicado exatamente como. Ir para a Lua e ter uma equipe de androides servos seria o mais viável. E esse tipo de cena é que é legal, com o robô em um hangar ou com um monte de torres, estruturas e máquinas ao redor.

    Perspectiva é fundamental e isso era muito usado nos seriados, já que ainda não tinha computação gráfica e montagens eram caras. Jaspion não pode entrar por causa do dinossauro, então o negócio é controlar à distância mesmo. Para fazer essas matérias a gente tem que fazer tudo e ser tudo: diretor, roteirista, diretor de ação, modelador, técnico de efeitos especiais etc.... dá bastante trabalho, mas é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Minhas aulas de artes se resumiam a desenhos sem sentido, pesquisas esquisitas e coisas mais sem sentido ainda! Hoje tento tirar esse atraso!

      Valeu,mesmo! A ideia era parecer com a abertura, então saiu meio na sorte porque fui só pelo que lembrei. Voltei a ver o seriado tem pouco tempo e não lembrava que era tão legal! Tive que revisitar seu review do Jaspion, já que minhas memórias estão atualizadas.

      Essa no hangar foi inspirada em Gundam e Círculo de Fogo (Pacific Rim, que meu filho é um grande fã). Não me lembrava dos reparos automáticos! Hehehehe

      O tanque, a nave e o próprio Daileon, tudo dava pra perceber que eram brinquedos, mas só hoje. Quando tinha meus 5 ou 6 anos, aquilo era real, perfeito!

      Ser diretor, roteirista e tudo mais é muito divertido! Valeu pela força! A gente se vê nas próximas postagens e nas matérias da Casa!

      Excluir
  2. Show! Curti o resultado desse Daileon, tem até peças em relevo, e é bem econômico.
    Eu já fiz muuuitos bonecos de papel com meu irmão. Quando era criança a família não tinha muita grana para comprar brinquedos e por isso a gente improvisava. Os bonecos tinham toda uma engenharia envolvida hehehe. Agora que vi sua matéria até deu vontade de tentar montar um boneco como os que eu fazia.

    Um Jaspion no tamanho daquele Ranger seria perfeito! E perfeitos ficaram esses droides de manutenção, tem até um hangar com os equipamentos necessários.
    Os ângulos das fotos ficaram muito bons, mandou bem na perspectiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! Muito obrigado, nobre! Isso me custou um pouco caro depois, porque o Super Oliver acabou encomendando um robô exclusivo pra ele!

      Lembranças da infância são sensacionais! Eu eu meu irmão fazíamos a festa com os bonecos de R$ 1,99. Fiz muitos acessórios para eles como naves espaciais de isopor, roupas com pano velho... Imagino como devem ter ficado esses seus bonecos! Se for fazer um, quero ver o resultado, hein?! Hehehe!

      Seria sensacional! O problema é que, quando éramos crianças, não imaginávamos que simples brinquedos poderiam ser tão úteis futuramente, seja numa composição ou até mesmo como um item precioso de nossa memória afetiva. Uma hora dessas o Jaspion vai ter que se encontrar com a galerinha de Star Wars! Não é possível que numa galáxia tão distante e tão imensa eles não se batam por aí!

      Mais uma vez, valeu pela força! A gente se vê nas próximas postagens e, claro, no ABB!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!