Espaço Action Figure: Tutorial para construção de um Cenário Simples

E aí, Supers?! Tudo blz?!
Como prometi, ainda na quinta-feira (02 de julho, feriado na Bahia, mas estou trabalhando), aparecemos por aqui novamente! Dessa vez, mudando um pouco a rotina de mostrar animes e filmes antigos, bonequinhos e coisas super nostálgicas - mostrando agora algo novo: como montar um cenário simples, sem gastar tanta grana.


Curtiu a foto? Não vai acreditar como o cenário foi feito...

A ideia aqui não é mostrar aqueles cenários que costumamos ver em fotos de divulgação de Cloth Myth Ex ou aqueles que o talentoso Moisés Mateus (mito) faz pra os colecionadores. Queremos mostrar para vocês que é simples, fácil e super barato montar uma cena como a da imagem acima.
Agora confiram como ficou a composição:

 Vamos aprender a fazer um parecido?

MATERIAL

Essa parte me faz lembrar da Eliana quando apresentava o Bom Dia & Cia! Vamos lá!


Serão necessários para nosso cenário: 01 tinta marrom (terra queimada Acrilex - usei para tecido), 01 tinta guache preta,  01 frasco de nanquim de 20ml, 01 líquido corretor (errorex, erradex, corretivo ou algo do tipo), 01 cola branca p/ papel, 01 estilete, 01 lápis grafite, 01 pincel fino (062 Acrilex), 01 pincel maior (opcional), 01 régua, 01 caixa de papelão e...

...Depron! Muito depron!

Esse material é muito fácil de achar. Se for comprar, uma folha custa um valor considerável, mas se você consome queijo e presunto fatiados, com certeza deve ter uma ou duas dessas bandejinhas em sua geladeira! Eu compro pelo menos três vezes por semana, então foi fácil juntar! Quando tiver umas seis, podemos começar a brincadeira!


Com cuidado, remova as bordas com o estilete. Não se preocupe com as rebarbas, pois elas podem ser removidas com o auxílio da régua e o estilete novamente. Separe as que tem tamanhos parecidos. Lembre-se de usar a caixa de papelão quando utilizar o estilete, ou sua mãe vai reclamar da mesa arranhada.




 Após separar as bandejinhas de tamanho parecidos, cole-as sobre o papelão (a caixa que pedimos no início do tutorial). Com a régua e o lápis, trace as linhas horizontais.


Depois, trace as linhas horizontais, dando um intervalo de 01 fileira para cada traço. Vai dizer que nunca desenhou tijolinhos quando era criança? Ou quando fazia as lambanças com tinta guache na parede branca de sua casa... Deixa pra lá! É só seguir o exemplo.


Terminadas as linhas com o lápis grafite, agora é a vez do pincel pequeno entrar em ação. Com o guache preto, cubra os traçados dos tijolinhos. Não se preocupe se ficarem tortos ou borrarem por cima do tijolo, pois a tinta marrom vai cobrir essas falhas.




Viram a lambança que ficou? Hehehehe! Não se preocupem! Nem tudo está perdido. Feito isso, vá limpar seus dedos e o pincel. Espere a tinta secar e vá assistir a um animezinho por enquanto!






Com o pincel maior, passe uma fina camada de tinta por todos os tijolos. Mesmo que você queira, a tinta não vai pegar de primeira. Fica feio que só a fera, mas não desanime! Faz parte do processo! Essa primeira mão serve para poder segurar bem a tinta da próxima camada, porque o depron é safado pra não ser pintado!




Ignorem minha garrafinha com tampa quebrada (mas mantém a água geladinha por um tempão). Agora é a vez de mandar a segunda mão de tinta marrom. Um teste de paciência, uma terapia, use o termo que quiser! Vá pintando os tijolinhos um a um, mas não se apavore. Ainda vai ser meio difcíl a tinta pegar bem. Ela só vai pegar na moral mesmo na terceira mão!


Ignorem também a resolução cachorra da câmera de meu celular fuleiro. E a forma como estou segurando o pincel! O mais legal é o resultado, que vem surgindo aos poucos (dãã!!!).


E não é que ficou legal essa parede?! Desculpem a falta de humildade, mas foi a primeira que fiz de tijolos marrons. As que fiz antes eram tudo cinza - que é onde entra o corretivo e o nanquim.


Com mais uma camada de tinta, a parede vai ficando lindona. E na falta de algo melhor, usei a tesoura pra segurar esses tijolinhos maravilhosos.


E aqui entra a participação do corretivo com o nanquim (????). Sim, você pinga algumas gotas de nanquim no corretivo até achar um tom que te agrade. Usando os mesmos passos da parede de tijolos, ao montar o seu chão (tipo das doze casas do zodíaco), use espaços maiores entre cada bloco. Agora use sua imaginação e adicione falhas com o lápis ou a outra ponta do pincel. Mas o que seria dos cenários sem os astros? Seguem algumas imagens para valorizar o resultado - espero que gostem!

 Como fiquei devendo as outras tartarugas, tá aqui o Leo!

" Então é você que pula em tartarugas indefesas?!"

Duelo entre verdões!

Vou ficando por aqui, pessoal! Se gostou, deixe seu comentário aqui embaixo e não deixe de ler as outras matérias que escrevemos por aqui! Abração e até a próxima!


Comentários

  1. Muito maneiro este tutorial!

    Algumas vezes, quando não tinha aula e era interessante e eu tinha os materiais, eu também fazia "A Experiência do Dia" com a Eliana

    Nunca vou esquecer de uma tartaruga que fiz.
    Fiquei todo orgulhoso e a exibi pra todo mundo.

    Show o cenário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu nobre! Show mesmo são as matérias que você escreve! Sempre que tenho um tempinho livre, faço uma graça dessas! Em breve devo fazer mais paredes dessas e ver se consigo arrumar mais apetrechos para aumentar a riqueza em detalhes e deixá-los mais reais possíveis! Abraço!

      Excluir
  2. Ótima dica!
    Eu tinha vários depron (badejinhas XD) mas numa mega limpeza dei fim T_T.

    Deixa, quando eu conseguir alguma grana vou fazer um dio também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansioso pelo seu cenário, nibre Guthemberg! Tenho certeza que vai ficar massa, assim como seus desenhos!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!