A Bíblia em Mangá

E aí, pessoal? Tudo massa? Finalmente, depois de um bom tempo, estamos de volta com mais uma indicação, dessa vez com um trabalho sensacional em estilo mangá do livro mais lido em todo o mundo: A BÍBLIA. Sou um pouco suspeito pra falar sobre o assunto, pois sou cristão e amante do mangá, então vou tentar deixar a indicação o mais impessoal possível!

Imagem: www.ipbro.com.br

A coleção é composta por cinco volumes: Antigo Testamento - Motim, Mélek e Mensageiros; Novo Testamento: Messias e Metamorfose. Não custam caro, pois possuem mais de 200 páginas cada um e todas coloridas. É possível encontrá-los na faixa de 35-50 reais cada (isso em 2015).
Motim conta a história da origem da humanidade até os primeiros atos de Moisés. Mélek conta o final da história dos Dez Mandamentos e a trajetória dos Juízes de Israel. Mensageiros conta a história dos profetas e reis do povo hebreu, encerrando o Antigo Testamento. Messias já conta a história de Jesus Cristo até sua morte e ressurreição. Metamorfose nos passa a continuação do ministério dos discípulos após a subida de Jesus aos céus e também a caminhada do maior evangelista que já existiu: Saulo de Tarso, que teve seu nome mudado para Paulo.

Imagem: pg-manga-messiah

Confesso que gostei da forma como a história foi contada, pois o estilo japonês não está apenas no traço, mas no perfil e caracterização dos personagens, principalmente as cenas engraçadas e os anjos que nos lembram vários animes conhecidos! É interessante conhecer a história para poder criticar, pois muita gente fala mal sem saber como tudo aconteceu. Então, para quem tem uma certa "dificuldade de ler" (leia-se preguiça), está aí uma excelente opção!
_____

Agora o resultado de ter lido toda a coleção da Bíblia em Mangá! Como muitos já sabem, lancei um livro neste ano de 2015, mas bem sucinto comparado à indicação da semana. Desde moleque eu queria fazer a minha versão da Bíblia, mas alguém largou na frente (hehehe!!). Brincadeiras à parte, isso não nos impediu de desistir, apenas nos motivou a inovar a maneira de como contar a história sem ser repetitivo.

Nele estão as histórias de José do Egito e dos Juízes de Israel

Com uma maneira diferente de contar a história, usei o estilo de lições explicadas com ilustrações, não uma história em quadrinhos propriamente dita. A leitura é bem dinâmica, não é cansativa, pois tem muito desenho na página com alguns balões de fala. Segue abaixo um exemplo de como foi nossa obra:

Rascunho de uma página do Livro Grandes Heróis
do Antigo Testamento, de Adelmo Veloso

Claro que algumas coisas mudaram na versão final, mas fica aqui também a indicação para quem não viu ou adquiriu nossos exemplares. Lembrando que não sou um desenhista profissional e nessa carreira de escritor estou dando meus primeiros passos há pouco tempo. Espero que tenham gostado da indicação e se quiserem adquirir a nossa versão, entre em contato conosco! Abração e até a próxima!


Adelmo Veloso


Comentários

  1. Feliz Ano Novo, Adelmo Veloso!
    Já tinha ouvido falar sobre esta versão em mangá da Bíblia. Os japoneses são conhecidos por fazerem arranjos bem ousados ao contar histórias assim. Já vi alguns nesse sentido que contam as histórias do Kojiki, o "Livro das Coisas Antigas", cujo início fala da cosmogonia do Japão, que foi criado pelas divindades xintoístas.
    Também tem várias inserções cômicas para aliviar um pouco a tensão e até algumas justificativas para algumas ações dos personagens que não são explicadas nos escritos antigos. Existem arranjos assim nessa coleção da Bíblia?

    Neste mundo, o importante não é a ideia, mas a execução. Duas obras podem ter a mesma ideia, mas também podem ser feitas de maneiras totalmente diferentes, de acordo com o jeito do autor. Por isso, não se preocupe se outra pessoa fez a Bíblia em mangá. Basta fazer a sua do seu jeito, e de forma que seja inigualável.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo, nobre Usys!
    A parte cômica é bem interessante, como na parte da história dos apóstolos. A Bíblia fala que Marcos era um pouco imaturo quando participou de uma viagem com Paulo, aí o Mangá retrata bem esse trecho como se ele fosse um meninão, mesmo.
    As partes sérias são bem retratadas, bem como os anjos parecem ter saído de Saint Seiya ou Digimon.
    Não estou desanimado em continuar o projeto, farei do meu jeito sem alterar a essência da obra original!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!