Homem-Aranha - Caído Entre os Mortos

Olá, pessoas, tudo bem?

É com grande prazer que eu informo a vocês que essa é a POSTAGEM DE NÚMERO 100 do blog! Aeeeeeeeeee! Pode-se dizer que eu já cheguei chutando a porta, hahaha!

Bom, nada melhor do que começar pelo lado mais fácil, não é mesmo? Ou na verdade, pelo lado de que a gente mais conhece. Tenho o Homem-Aranha como meu personagem preferido (disputando posição com o Demolidor), logo, é dele que eu sei muita coisa, ele é o personagem que, até histórias ruins eu faço questão de acompanhar só pra saber o que anda ocorrendo com meu personagem favorito. Mas não se preocupem, nessa resenha que está prestes a ler não é de nenhuma história ruim dele, é simplesmente uma das melhores que já fizeram utilizando esse herói. Porém, inicialmente, eu preciso contextualizar e localizar ela para vocês, visto que ela faz parte da cronologia continua do personagem e ela carrega o peso de alguns acontecimentos anteriores a ela. Então, Vamos, lá?

Capa original da edição Americana


Primeiramente, tenham ciência de que nessa época em que se passa essa história, a tia May sabia que o sobrinho preferido dela era o Homem-Aranha. Ela tinha descoberto meses atrás depois que Peter teve seu primeiro combate com Morlun, o Vampiro Totêmico (em breve mais detalhes sobre esse vilão). Ele ainda não estava nos Vingadores, essa história se passa praticamente uma semana antes de “A Queda”, evento esse que foi crucial para a entrada do personagem no grupo em “Novos Vingadores” (que também terá resenha em breve). Então, já que estamos localizados no tempo, vamos para a história em si!

O Aranha bateu pesado pra caramba nessa sequencia de luta.
No inicio dela vemos o FINAL de uma luta do Aranha contra um de seus maiores inimigos, o Duende Verde, não sabemos o motivo da luta nem como ela começou, só conhecemos o seu encerramento, que se dá com o herói acertando em cheio as costas do vilão com uma caixa de correios bem gorda e pesada e logo deixando ele amarrado para a policia recolher, como sempre. Temos aquele velho discursinho de vilão de “Essa vai ser a última vez em que você me pega, na próxima o vencedor serei eu!”, O Aranha não liga muito, afinal tanto ele quanto nós sabemos que é a mesma ladainha de sempre. Logo após esse combate o Aranha segue pra casa, onde aparece pra sua tia e sua esposa todo arrebentado e com a cara roxa, ele está tão moído que não consegue se vestir sozinho e precisa da ajuda de Mary Jane para isso. May por sua vez e curiosamente não está tão preocupada com ele, afinal ela sabe que o sobrinho dela é forte e que ele faz isso desde a adolescência.

Depois dessa o Duende Verde deve ter precisado de uma sessões de fisioterapia bem pesadas, haha.
Temos um corte na história e vemos Peter recebendo um chamado da administração do cemitério onde o tio dele está enterrado, eles relatam que a lápide do tio Ben foi quebrada por vândalos, mas Parker não acredita que tenham sido apenas vândalos, pois apenas a lápide de seu tio está danificada e meio contra sua própria vontade, ele resolve ligar para avisar a tia May do ocorrido, e é aqui que a história começa de verdade. Quem atende o telefone na casa da tia dele é uma figura misteriosa envolta em sombras cuja voz não podemos identificar pois se trata de um quadrinho e não um filme (haha), o herói logo se desespera e corre para a casa da tia, e aqui vemos uma das cenas mais legais do Aranha de todos os tempos (ainda há mais duas nessa mesma história), ele cruza praticamente toda a cidade em menos de 15 minutos, se balançando em suas teias e NAS SUAS ROUPAS CIVIS, ele não se preocupou nem em esconder seu rosto tamanho era o desespero que ele tinha de que alguém fizesse alguma coisa ruim contra sua tia. Felizmente como ele se movimentava tão rápido, ninguém pode pegar nem de relance o rosto dele.
Essa sequencia em que ele está desesperado indo ao encontro da tia é sensacional!
Chegando no local ele encontra apenas o apartamento todo revirado, com sinais de luta, logo ele imagina que sua tia resistiu e que possivelmente foi machucada para ser levada sem mais resistência.

A partir daí a história fica toda envolta em mistério, o Duende Verde foi preso não tem mais de 24 horas, e até então ele era o único vilão que sabe a identidade civil do herói. Mas ele ainda assim tem outros vilões que o odeiam igualmente e a trama leva esse mistério até as edições finais do arco. Peter pede para que Mary Jane vá visitar um parente longe da cidade, com receio de que ela seja o próximo alvo de seja lá quem for que esteja fazendo essas coisas. Como Homem-Aranha ele resolve, em um dia chuvoso, pedir ajuda aos Vingadores, indo diretamente na mansão dos heróis mais poderosos da terra próximo ao central Park, aqui vemos uma cena engraçada do Aranha, na porta da casa, com o Jarvis do lado de dentro, coisa que você percebe que, mesmo em situações desesperadoras o personagem não deixa de ser um piadista e de estar em situações engraçadas. Jarvis lhe informa de que os Vingadores não estão, apenas o Stark e mesmo assim ele está dando uma coletiva, o herói força a entrada na mansão, e na segunda cena sensacional dele somente nessa HQ ele derruba todo o sistema de segurança da casa e ainda deita o Gavião Arqueiro e a Vespa com extrema facilidade sendo parado apenas por Mercúrio que estava a alguns quilômetros dali. Ele explica sua situação para o grupo de heróis, mas os Vingadores exigem que para ajudar ele, vão precisar saber da identidade dele também, coisa que ele se recusa com medo de que, com o tempo, alguns desses heróis possa mudar de lado e resolver vir atrás dele como vingança, então ele deixa a casa dos Vingadores sem ajuda de nenhum deles. Ele acaba recorrendo a Felicia Hardy, a Gata Negra, que ele sabe que tem costume errados mas é uma amiga bem prestativa quando ele realmente está em apuros.

A Gata Negra se mostra uma boa amiga e aliada ajudando o herói sem fazer muitas perguntas.
Eles dois resolvem bater em pessoas do crime organizado da cidade pra saber quem tem alguma informação sobre o paradeiro da tia dele, depois de muitos socos com grandes vilões e alguns buchas ele se vê sem esperanças de achar a tia, até que ele pensa que os telepatas dos X-Men poderiam auxilia-lo de alguma forma, lá na casa dos X-Men, com a ajuda de Rachel Summers e de Emma Frost ele tem uma notícia não muito esperançosa, de que a sua tia possivelmente está morta. Sabendo disso o herói agora sente que não tem mais nada a perder e começa a pegar pesado com quem aparece em sua frente, sejam bandidos de rua pequenos ou grandes vilões de sua galeria, só pra chegar no paradeiro de sua tia e quem foi que fez isso com ele.
Há um fato curioso nessa história, pela primeira vez depois que conseguiu o simbionte, o Eddie Brock faz uma aparição leiloando o mesmo para um novo hospedeiro, ao que parece ele está doente e o parasita alienígena está sugando sua energia vital, é uma sub-trama bem interessante de se acompanhar.

Gata Negra e Homem-Aranha sozinhos contra praticamente toda galeria de vilões dele.
Ainda há nessa HQ um combate final histórico, um em que um dos lados é o Aranha e a Gata Negra contra mais de 70% de sua galeria de vilões AO MESMO TEMPO e a luta final que é entre o herói e o arquiteto de toda a dor de cabeça que ele passou nas última semanas atrás da sua tia, que mostra o quão astutos podem ser os vilões do Aranha se bem escritos e bem desenvolvidos.

 SOBRE OS AUTORES:

A HQ é escrita por Mark Millar, o mesmo homem que nos presenteou com Guerra Civil, Velho Logan, Kick Ass e Supremos 1 e 2 (isso só pelo lado da Marvel), além também de Superman, Entre a Foice e o Martelo (da DC), particularmente ele é meu escritor de quadrinhos preferido de todos os tempos, não consigo lembrar de um trabalho ruim dele, mesmo forçando bastante a mente pra isso.
Do outro lado, ela foi desenhada por Terry Dodson com arte final de sua irmã Rachel Dodson, ambos sempre trabalham juntos e já fizeram histórias do Batman e dos X-Men no passado. Apenas a quinta edição houve um desenhista convidado que foi o Frank Cho, cuja maior qualidade de ambos os artistas é desenhar belas e curvilíneas mulheres, coisa que agrada a maior parte dos leitores de quadrinhos. Um adendo especial para a Mary Jane e a Gata Negra do Terry Dodson.

Mark Millar

Terry Dodson e Rachel Dodson, eles são irmãos e geralmente trabalham juntos.
 SOBRE A HQ:

Se vocês perceberem, ela se passa antes da Queda dos Vingadores e também antes da Guerra Civil, mas é possível pegar umas referencias do que viria no futuro do universo Marvel a partir dela, o lance, por exemplo, do Aranha não querer revelar sua identidade para os heróis mais poderosos da terra afim de receber a ajuda deles, é algo que seria abordado pelo Mark Millar usando o próprio Homem-Aranha em Guerra Civil poucos anos mais tarde. O autor já deu declarações do quanto ele gosta do Homem-Aranha e do quanto gostaria de fazer um longo run no personagem, mas infelizmente para nós fãs, se contentou apenas com essa história que durou um ano de publicações.

Essa HQ foi publicada originalmente no título “Marvel Knights: Spider-Man” nas edições #001 à #012 da edição americana que aconteceu de junho de 2004 a maio de 2005, aqui no Brasil ela foi publicada primeiro na mensal do personagem que foi do número #041 à #050 da editora Panini durante os meses de maio de 2005 a fevereiro de 2006, além também de ser compilado em um encadernado de capa cartão com o nome título “Homem-Aranha: Caído Entre os Mortos” de dezembro de 2007, que foi a edição analisada nesse pequeno resumo.


Deixe um comentário, um grande abraço e hasta!

Comentários

  1. 100 POSTAGENS, VÉI!!!! Super Jônatas!

    Primeiro passamos pelas fases do primeiro mês, primeiro semestre, primeiro ano e agora estamos atingindo nossa centésima postagem! É uma honra imensa estar trabalhando nesse Blog, que apesar de simples traz muita coisa pra quem curte estar informado nessa área. Parecemos até com os profissionais de TI, que precisam estar atualizados constantemente com o que está rolando na atualidade!

    Cara, quando li o texto que tu me enviou, não fazia ideia que era justamente uma das histórias do Cabeça-de-teia que comecei a ler e não terminei! Recebi de presente um apanhado imenso de PDFs de um brother com tudo que era HQ! Tentei organizar por títulos, mas aí entrou a ordem cronológica das histórias no meio e me perdi. Estou louco até hoje sem saber o que aconteceu com a tia May.

    Outra coisa bacana é que estou me familiarizando com os nomes dos roteiristas e desenhistas. Acompanho alguns canais de quadrinhos no Youtube e nomes como Mark Millar e Frank Miller já são bem conhecidos pela minha humilde pessoa. Ler quadrinhos não é algo tão complexo quanto parece! Com essa postagem eu criei coragem de revirar meus arquivos para ver o desfecho da história! E que venham mais como essa!!!

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até fico sem jeito por pegar a postagem de número 100, afinal eu cheguei outro dia! Hahaha! Mas é isso aí, é daí pra frente.

      Ler quadrinhos, pelo menos pra mim, é algo fácil porque eu sempre acompanhei, o grande problema deles é conseguir conquistar novos leitores, sendo que eles não tem um ponto por onde começar. Nisso aí eu dou ponto aos mangás, pois a maioria esmagadora tem começo, meio e fim, tornando as histórias boas e fáceis de acompanhar ou conhecer.

      Essa história em si, eu tenho como a segunda ou terceira melhor do personagem, é simplesmente sensacional, e ela é escrita pelo meu roteirista preferido de todos os tempos, vale a pena ser lida.

      Excluir
  2. Uma matéria digna de ser a 100ª postagem, com um arco de histórias daquele que é provavelmente o Super Herói Marvel mais conhecido e popular de todos!

    Eu estou tão por fora que nem sei do que se tratam os eventos anteriores e posteriores a este. Esse Duende Verde é o Harry? Se for, dói ver essa cena, considerando que ele e o Peter já foram grandes amigos.

    A sensação de movimento da cena em que o Herói sai sem o traje do Homem Aranha é muito boa. É quase como vislumbrar um desenho animado. Boa também a referência ao evento no qual ele aprendeu sua maior lição: a de que "grandes poderes trazem grandes responsabilidades".

    E no final uma grande luta contra quase todos os vilões que ele já enfrentou! Lembra aquela história do Batman em que Râ's Al Ghul liberta todos os internos do Asilo Arkham para dar cabo do Cavaleiro das Trevas. E agora fico mesmo intrigado em saber quem está por trás disso tudo e o que aconteceu com a tia May...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Usys222! Tudo bem, cara?

      Então, deixa eu te tirar algumas dúvidas sem te dar spoilers, hahaha.

      O Duende não é o Harry, quando essa história se passa o Harry já estava morto a muito anos atrás. Somente o seu pai e filho estão vivos. O Duende referido nessa história é o original o Sr. Norman "Sou doido mesmo e daí?" Osborn.

      Aconselho a ir atrás dessa história pra saber o final, tem uma ótima sacada e o plano do vilão é realmente bem bolado, te deixa aflito até o fim, literalmente.

      A luta dele contra praticamente toda a sua galeria de vilões com certeza não é algo genérico e "pra variar", o Aranha apanha bastante, sobrando pra Gata Negra auxiliar ele várias vezes.

      Aliás, obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Show a resenha!

    Lembro que essa história saiu justamente quando dei uma parada nas HQs do Spider. Não sabia que ela era assim tão intensa, parece bem interessante. Pelo visto o vilão por trás de tudo sabe bastante sobre o Spider, lembra um pouco Batman: Silêncio.

    Legal que a Felicia parece ter uma participação importante, gosto das interações entre ela e o Spider. E essa luta da galera deve ser épica!

    Mark Millar é um dos gênios da atualidade! Até os filmes baseados em suas obras conseguem ficar bons XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeito pra falar o tio Mark, afinal ele é meu roteirista preferido de todos, hahaha. Não consigo pensar em um trabalho que ele tenha feito que seja ruim. Tudo é absurdamente bem escrito e coerente.

      Felicia tem uma participação bacana na história e mesmo sendo um caso perigoso ela não mede esforços pra ajudar Peter sem nem perguntar o porque eles estão fazendo isso. Prova de que é uma boa amiga.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!