A história de José do Egito

E aí, pessoal? Tudo blz? Olha o Espaço Sunday de volta com mais uma história da Bíblia Sagrada, em estilo mangá (ou perto disso). Na última postagem nós pudemos acompanhar a Saga dos Apóstolos, com a história ocorrida após a subida de Jesus Cristo aos céus e como seus discípulos agiram com a descida do Espírito Santo. E hoje veremos uma das histórias que fazem parte do livro Grandes Heróis do Antigo Testamento, de minha autoria: José do Egito.


Os desenhos foram feitos no primeiro trimestre de 2013 e entregues às crianças da Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus Missões, na cidade de Nioaque - MS. A história de José foi dividida em 13 lições, com um desenho extra na metade contando um pequeno resumo das primeiras semanas. Esta história foi recontada no livro (temos alguns exemplares à venda. ainda) e hoje vocês terão a oportunidade de ver como José nos ensinou grandes lições com a sua trajetória de vida.



A HISTÓRIA



José era um dos doze filhos de Jacó, que passou a se chamar Israel quando lutou com Deus. Como assim? Pois é, tá na Bíblia! Ele lutou com um anjo durante uma noite inteira e, quando Ele foi partir, Jacó pediu que lhe abençoasse antes. Seu nome mudou para Israel e ele foi o responsável pelas doze tribos de Israel. Dentre os doze filhos, José era o seu favorito, pois era filho da mulher que ele mais amava (ele tinha 4 esposas, mas hoje isso não vale mais!).
Seguindo os moldes das últimas matérias, farei breves comentários de como foi feita cada lição e o tipo de material utilizado. Aqui eu já estava tentando me tornar um amigo íntimo do bico de pena. Sim, aquelas canetas que você já deve ter visto em filmes antigos, mas com um visual mais moderno. Ainda utilizando um reservatório de tinta nanquim. Também houve tentativas de usar mais a curva francesa.

Vocês já devem ter notado que José era um sonhador. Mas não parava por aí. Ele contava aos seus irmãos o que tinha sonhado e isso os irritava demais! Deus tinha planos em sua vida, mas eles não se concretizariam da maneira mais fácil. Tem muita água pra rolar debaixo da ponte, ainda.
Ainda utilizando a caneta nanquim, o meu quadrinho favorito foi o penúltimo. Já disse que acho o máximo quando o fundo é escurecido e fica esse contorno branco em volta do personagem, não disse? Photoshop bem de leve nesse desenho aí.


A raiva que os irmãos de José tinha dele era tão grande que eles cogitavam matá-lo! Inveja e ciúmes andando lado a lado dá nisso aí. Reparem que a caminhada de nosso herói foi bem longa nesse dia, mas ele nem imaginava o que estava passando na cabeça de seus irmãos.
Gostei bastante de desenhar essa aqui, também. Na verdade, a história de José é a minha favorita, na Bíblia. Também gosto muito da história de Davi, Elias e Eliseu. Em breve chegará a vez dessas lições por aqui. Sem muitas novidades em termos de arte final e photoshop - só errei feio no coraçãozinho vermelho na imagem em preto e branco!


O nível de ira dos irmãos de José passou para "mais de Oito Mil"! Ele só não foi morto porque seus irmãos tiveram a ideia de não matá-lo imediatamente, mas jogá-lo num poço para decidir seu futuro. Eles achavam que isso era coisa deles, mas Deus é quem sabia de tudo.
Utilizei mais linhas de ação aqui e dei uma caprichada no tecido das roupas. Lembrem que desenhar não se aprende da noite pro dia, nem de um mês pro outro sem praticar. A prática leva a um desenho um pouco melhor que o garrancho anterior!


Nível de maldade chegando ao extremo, a rapaziada decide vender José em troca de uma grana. Mas o que falar para o coroa que ficou em casa esperando seus filhos e o seu queridinho? Simples. Tiveram a ideia de dizer que José havia sido morto por uma fera. Isso acabou com o moral do velho Jacó. E nosso herói foi parar no Egito.
Photoshop de leve e aproveitei para caprichar nas expressões faciais dos personagens. Como não sou bom em desenhar animais próximos da realidade, ou eu os escondo ou os faço caricatos.


Nosso herói foi parar na casa do comandante da guarda real do Egito. Mas quem é diferente se destaca com facilidade. Potifar, o militar chefe de José, reconheceu que o garoto tinha talento e o pôs como mordomo de todos os seus bens. Como era boa pinta, a esposa dele logo começou a desejá-lo e tentou de tudo para fazê-lo pecar contra Deus e contra seu senhor.
  

 José é tentado pela esposa de Potifar...



 Mas resiste bravamente e sai de perto daquela mulher!


E o que aconteceu? Ele foi preso injustamente. Parece que tudo dá errado na vida de José, não é?
Meu quadrinho favorito foi o primeiro. Deixei a desejar alguns outros, porque não sou bom com cenários. Photoshop leve e algumas investidas nos famosos "palitinhos" no último quadro!


Como já tinha acontecido muita coisa até aqui, resolvi fazer um resumo da história para a criançada. Foi apenas um reaproveitamento de quadros com uma breve menção sobre cada lição estudada. Enquanto você lê isso, José tá lá preso. Mas lembrem que o garoto tinha talento.


E não demorou para que o carcereiro reconhecesse o talento de José. Logo ele se tornou responsável por todos os presos na ausência do carcereiro. Mas as habilidades não paravam por aí. Ele notou o comportamento estranho de dois presos e resolveu perguntar o que era. Ao ouvir, Deus lhe deu a interpretação de cada sonho que eles tiveram. E tudo aconteceu conforme a interpretação. José ainda pediu que o copeiro se lembrasse dele quando estivesse na casa de faraó.
Como um tudo, essa foi uma das lições que mais gostei de desenhar. Particularmente gostei bastante do resultado. Photoshop de leve e os detalhes foram muito legais de desenhar. Como é para crianças, não desenhei de cara o coitado enforcado, apenas a sombra com os corvos fazendo a festa. Sim, ainda ficou pesado...


Agora chegou a vez de alguém com muito poder ficar incomodado com alguns sonhos. Ninguém menos que o faraó do Egito! E o copeiro lembrou de José logo de cara? Que nada, gente. Ele passou três anos para lembrar de nosso herói, mas não perdeu tempo para contar ao faraó das façanhas do garoto, que logo foi chamado para se apresentar ao rei do Egito. A interpretação foi dada por Deus e nosso garoto foi colocado como segundo no comando da nação! Muita coisa estava por vir nos próximos 14 anos, e José era a pessoa mais indicada para administrar as colheitas.


E começou a se cumprir tudo o que José havia previsto. Ele ganhou uma esposa e teve dois filhos. A fome predita estava tomando de conta do mundo e o único lugar que tinha comida era no Egito. Outros povos se dirigiam até lá para comprar comida e José era quem administrava isso tudo. A fome também chegou no acampamento de Jacó e sua família. Eles tiveram que partir para o Egito, também.
Mais pessoas que objetos, gostei de desenhar essa, também. Isso porque também gosto do traço variante, quando expressa um volume ou profundidade. O último quadrinho desenhado ficou meio largado e desproporcional...


Quem diria que esse dia chegaria? José reencontra seus irmãos, mas não se identifica logo de cara. Ele decide testar seus irmãos, usando seu irmão Benjamim como elemento principal desse teste: ele manda que o tragam para provar que não são espiões. O velho Jacó muito mal havia se recuperado do primeiro trauma, agora os irmãos vieram com mais essa?
Todo mundo com cara de assustado, desenhar expressões faciais é sempre muito bacana. Photoshop apenas para colorir o fundo.


Muita coisa acontece nessa lição. José, agora chamado Zafenate-Paneia, convoca seus irmãos para um jantar. Até onde eles iriam por um irmão? Houve um momento que não foi possível segurar a emoção, então José mete o pé pra chorar escondido.
O cenário não ficou tão legal, mas curti desenhar. O penúltimo quadrinho eu achei bacana desenhar as carinhas dos irmãos de José surpresos. Ele nem suspeitavam do que ainda estava por vir.


Chegou uma hora que não deu pra segurar a emoção. José se revelou aos irmãos. Também mandou que trouxessem seu pai e suas famílias para viverem no Egito. Deus providenciou o livramento da fome do povo de Israel. José passou por maus bocados, mas ele amava seus irmãos. Não foi vingativo, pelo contrário, cuidou deles até o último dia de sua vida. E reencontrou seu pai depois de um tempão.


E a história de José chega ao fim, mas a do povo de Israel, não. Houve o reencontro com o pai, com a família, Jacó abençoou os filhos de José e chegou o dia da partida. Jacó morreu e foi enterrado ao lado de sua querida esposa Raquel, mãe de José e Benjamim. Os irmãos de José achavam que ele iria se vingar, mas não foi isso que aconteceu. Ele cuidou de seus irmãos até o último dia de sua vida. Que exemplo!
_____

Espero que tenham gostado da história de José. Como falei lá no início, ela está em nosso livro, que ainda temos alguns exemplares disponíveis. Mês que vem tem mais histórias da Bíblia no estilo mangá. A evolução depende da prática! Em breve, traremos uma postagem com dicas de materiais para desenho. Também devo mostrar pra vocês minha coleção de revistas - elas é que foram meu curso! Até a próxima, pessoal!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Bem interessante a história de José no Egito. E também é engraçado como as coisas são, mostrando que os atos das pessoas podem se voltar contra elas mesmas e como algumas coisas tem de ser para tudo dar certo. Jacó fez mal em dar todos esses privilégios a José ao invés de tratar todos os seus filhos por igual, mas se não fosse por isso, eles teriam morrido de fome sem os recursos do Egito, que por sua vez também teria ido à ruína ao esbanjar os sete anos de fartura sem o aviso de José.

    E pensar que tempos depois, os hebreus vão passar por um período de sofrimento até chegar a era de Moisés. Mas tudo isso é necessário.

    Gostei em especial da cena em que José é jogado no poço. Quero dizer, da arte, com a expressão e os cabelos da franja jogados para trás. As linhas de ação funcionaram bem nesse quadrinho.

    Moisés e Davi podem render boas histórias. Davi em especial tem bastante coisa para contar, além da luta com Golias. Sansão também pode ser uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      A história de José é fantástica. Quando parecia que tudo na vida dele estava dando errado, na verdade tudo era plano de Deus. E deu tudo certo. Foi injustiçado, mas sempre se manteve íntegro e fiel a Deus.

      Foram 400 anos até que Moisés chegasse. Desenhei essa história com linguagem bem mais simples, porque diminuiu a faixa etária dos alunos. Futuramente aparecerá por aqui.

      As linhas de ação são essenciais num mangá. Esses desenhos são de 2013,então alguma coisa eu devo ter evoluído de lá pra cá, eu acho! A história de Davi também está desenhada. É do ano passado, se não me engano.

      Muito obrigado pela participação, nobre Usys! Mês que vem tem mais!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!