Tutorial: Enriquecendo um cenário

E aí, Supers? Tudo massa? Já tinha um bom tempo que não postava nada (sério) de tutorial, então me veio a ideia de mostrar um pouco disso. Escolhi algumas fotos e incluí um rápido passo a passo da pizza que as Tartarugas Ninja adoram! Espero que todos curtam!

Figura piratinha daquelas que tiveram um pouco de capricho na fabricação.
As demais peças foram todas adaptadas de materiais de fácil aquisição.

 Vocês vão precisar de bandejinhas de queijo e presunto, pincel, palitos de picolé, tintas para artesanato (Acrilex) e guache, massa Durepoxi, acessórios diversos e muita, mas muita imaginação. Apertem os cintos e vamos lá!


FAZENDO UMA PIZZA DE DUREPOXI

Como gosto bastante das Tartarugas Ninja, nada mais justo de fazer algo que elas adoram: PIZZA! E foi bem fácil de deixá-la pronta para as fotos. Antes de tudo, separe o Durepoxi (seria melhor o biscuit, mas não tenho ideia de como fazer essa massinha mágica), pincel, tinta base para artesanato branca e algumas cores guache.


Primeiro foram misturadas aquelas duas partes da massa, de forma a se tornarem essa mistura homogênea, nessa cor aí. A faquinha improvisada foi o que encontrei por perto para fazer esse corte. Atentei para deixar a massa em cima de uma folha de papel, já que o resultado ficou um pouco grudento. Olhei algumas imagens de pizza em miniatura no Google e me aventurei a "esculpir" essa coisa aí.


Em seguida, terminei de fatiá-la e acrescentei os detalhes. Algumas rodelinhas de calabresa aqui, outras ali, algumas azeitonas e pronto. Nossa obra de arte está quase acabada. Dê um tempo de aproximadamente duas horas para secar bem a massa e aí sim, separe a tinta branca e o pincel.


Quando estiverem modelando, lembrem-se das bordas, para não parecer aquelas pizzas de biscuit fuleiras que a gente acha na feira pra colocar na geladeira de casa. Tentem deixá-las os mais próximo da realidade possível. Lembrando do detalhe da escala - nesse caso, as tartarugas estão na escala 1:10, se não me engano, pois são um pouco altas em relação às figuras 1:12, então achei que nesse tamanho estivesse legal.


Utilizando o pincel e a tinta branca, relembrem seus tempos de criança, quando vocês faziam aquelas lambanças nos jornais e nas paredes de suas casas. Tentem preencher tudo com a tinta, para que a guache se adeque bem à massa. A tinta pode ser melhor, mas a guache era a que eu tinha em casa!


Primeiramente, pintei tudo de amarelo, já que a massa e o queijo são dessa cor. Misturei um pouco do amarelo com vermelho, resultando nesse laranja estranho, para pintar as bordas. Aguardei secar e parti para as calabresas, pintando de vermelho. Depois pintei as azeitonas de verde e, por último, caprichei com tempero de verdade! Sim, peguei um pouco no armário de casa e temperei essa mentira para minhas tartarugas.


Vista de cima, parece que ficou feiona, mas vocês verão quando ela for inserida em seu devido local! Falei tão mal das pizzas de biscuit que essa não ficou tão diferente! Hehehehe!!! Por último, utilize uma tesoura (sem ponta) e recorte todo o papel que fica de fora. Observe a mágica!


Faltou um pouco de foco, mas prometo que as próximas fotos serão melhores. Ainda ficaram algumas rebarbas de papel, aí você vai recortando aos poucos.


Poxa, o foco passou longe, mas ainda há esperança para essa delícia! Deu até vontade de comer pizza, depois de uma dessa! Com vocês, os quelônios mais queridos do Mundo:


Utilizei o papel de uma daquelas sacolas de loja, fiz uns recortes e parece que tentei imitar uma caixa de pizza - e o resultado foi esse! Essas tartarugas são demais!!


Vista aérea dessa confraternização sem motivo especial! O piso e paredes já foram ensinados aqui no Super AHAM! Quer dar uma conferida? Só clicar AQUI para dar uma lida na matéria. E aí? Curtiram o resultado? Tenho certeza que vocês podem fazer melhor que isso!

ACESSÓRIOS PARA UM CENÁRIO

Antes de mais nada, observe qual será a escala das figuras que você irá fotografar. Costumo trabalhar com as figuras de 6" ou na escala 1:12, que são os S.H. Figuarts. Raramente utilizo os Cloth Myth  Ex, que estão na casa de 1:10. Seguem algumas imagens comentadas.


Reparem nessa cena aqui. O Kouga está em cima de sua cama, um pouco robusta, sobre um piso de palitos de picolé envernizados. O cestinho com bonecos é daqueles de festas infantis e o Woody e a Jessy  são daqueles ovos amarelos com meia dúzia de balinhas ruins. Ficou bom? Eu acho que poderia melhorar. Então vamos lá.


Pronto. Acrescentamos um "lençol" sobre a cama, um "travesseiro", um "rack" e um aparelho fantasioso que pode ser um rádio ou algo do futuro com a mesma função. O skate dá pra achar naquelas lojinhas de R$ 1,99 e os bonequinhos da Marvel são de uma escala minúscula com preços de figuras maiores, mas peguei numa promoção. Aí é só usar a imaginação! Saca só:


Pronto, um boneco brincando de boneco!


Esta cena do Dohko foi montada com isopor, um fundo com tijolos impresso numa folha A3 e papel que envolve aquelas torradas chiques de mercado. Um pouco de paciência, tinta nanquim misturada com corretivo branco e talento resultam nesse cinza aí.


Passando para as figuras menores, essa Jubileu está na escala de 3,75", antiga linha Marvel Universe, da Hasbro. Reparem que a altura da moto ficou quase que certa pra ela. Os caixotes são os mesmos da cena das Tartarugas, antes de serem pintados de marrom.


De volta aos S.H. Figuarts, mostramos o coitado do 17 piratinha tombado, depois de uma luta com o Mirai Trunks. O pneu é um chaveiro com a propaganda voltada para baixo, o piso foi feito com deprom (bandejinhas de queijo e presunto), assim como as paredes. Os caixotes são os da foto anterior, já pintados de marrom e cobertos por verniz artesanal.

____

Com isso, finalizo a matéria de hoje. Espero que tenham curtido e que coloquem as ideias em prática! É uma atividade bem relaxante, confesso a vocês. E o resultado fica bacana. Alguma sugestão? Alguma dúvida? Deixem aqui seus comentários! Até a próxima, rapaziada!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Conforme o prometido, aqui estou! E vejo que a criatividade está a mil! Essa pizza em especial ficou muito boa. Até existem miniaturas nesse sentido, feitas pela empresa japonesa Re-ment, mas percebo que com um pouco de durepox e habilidade é possível conseguir acessórios gastando muito menos!

    O Kouga ficou parecendo o Seiya no cafofo que ele tinha no desenho animado. E interessantes essas mini-figuras da Marvel. Nunca tinha visto. Dar figuras para as figuras brincarem é bem curioso se a gente for pensar bem.

    Até comprei um monte de folhas A3 para fazer cenários, mas elas não cabiam na impressora que tenho em casa. Agora é descobrir uma que caiba...

    E muito boas as sugestões! É necessário um pouco de habilidade, mas os resultados valem a pena, conforme dá para verificar nas fotos. Excelente o tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Obrigado pela visita!

      Fico louco para comprar essas miniaturas da escala 1:12, mas quando você vê o preço e ainda tem que acrescentar o frete, acabo desistindo na hora. Durepoxi é bem mais em conta, fora que ainda temos o fator "relax"!

      Seiya com 13 anos morando sozinho num cafofo, Hyoga dirigindo um carro aos 14... eita Toei Animation/Kurumada!!!

      Comprei essas mini figuras já nessa intenção! Há outras cenas que acabei esquecendo de por aqui, e também não quis que ficasse gigantesca a matéria, deixando que o pessoal tenha o sentido da criatividade elevado ao máximo!

      Só consegui imprimir nessas folhas porque consegui uma impressora do tipo plotter! Nas gráficas não deve ser tão caro imprimir uma imagem colorida nesse tamanho.

      Mais uma vez, muito obrigado! Aguardo ver fotos suas nessas condições num futuro próximo! Abração!

      Excluir
  2. Nossa, essa pizza ficou muito bem feita! Só faltou umas anchovas hehehe. Bem que eu queria conseguir pintar com essa precisão, fiquei realmente impressionado.

    Achei bem legal a montagem do quarto do Kouga. Dá pra ver que na primeira foto ele tinha recém se mudado, e depois começou a arrumar o cafofo hehehe.

    É interessante como coisas simples podem ser muito úteis e a gente nem percebe. Não me passou pela cabeça que os caixotes e o piso fossem feitos de palitos de picolé. Vejo que ainda preciso aprender muito sobre artesanato, essa matéria foi bem explicativa! Se um dia eu conseguir um espaço legal para fazer uns experimentos e expor cenários com certeza vou testar esses palitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      Criatividade é o ingrediente principal! O talento surge com a prática e com o passar do tempo! Claro que há outros tipos de massinhas, mas o durepox foi o que encontrei em casa!

      O quarto do Kouga foi todo improvisado. Caixas de equipamentos do meu trabalho e outras coisas que se tornaram móveis!

      Quando digo que ainda brinco com meus bonecos, é disso que estou falando! Hehehehe! Obrigado pela visita, meu nobre! Até mais! Abraço.

      Excluir
  3. Ahammmmm te achei kkkk, parabéns amigo, muita criatividade e talento na criação do cenários e na composição das fotos, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, meu nobre!

      Depois de ver seus cenário, fiquei até sem jeito por você ter visto esses meus! Hehehehe! Participei de um curtinho que passou várias dicas para construir um novo cenário, em breve devo jogar por aqui. Obrigado pela visita e volte sempre!

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!