Exposição Mundo Paralelo (Leo Furtado)

E aí, pessoal?! Tudo beleza? Fazia tempo que não aparecíamos com um evento por aqui, não é? E olha que esse nem foi programado, simplesmente eu estava de passagem pelo local e pude presenciar uma das mais belas artes em miniatura que já vi! Ainda mais na minha escala preferida, que é a de 1:12.


Já adianto a vocês que todos correm o risco de querer adquirir as obras desse talentoso artista, o Leo Furtado. Há como visitar a exposição na cidade de Salvador - BA, conforme imagem, no Palácio Rio Branco, ao lado do Elevador Lacerda.


O ARTISTA



O mito dos cenários, Leo Furtado, reside na cidade de Salvador e tem o dom de reproduzir cenas reais em miniaturas com detalhes absurdos! Como assim? Ele simplesmente trabalha nos mínimos detalhes, como poeira, paredes descascadas, objetos minúsculos e muitas outras coisinhas! Seu trabalho é tão bacana que acabou fazendo parte da produção de um Stop Motion que está percorrendo esse mundão afora. Os detalhes sobre essa animação serão postados nos comentários.
As peças aqui mostradas foram feitas em conjunto, onde o Leo Furtado produziu os cenários e a Cibele Sales os personagens. Quem mora em Salvador ou já passou por aqui não tem como não se identificar com as cenas! Volto a repetir: os detalhes são absurdos!

Imagem: Facebook do Leo Furtado

Não dá pra ver nessa distância, não é? Fiquem tranquilos, pois vou aproximar algumas dessas caixinhas para que vocês fiquem de queixo caído! A foto mostra o local da exposição, aberta ao público, das 10 às 17h (segunda a sexta) e das 10 às 13h no sábado.



Vocês não estão vendo uma foto de um canto qualquer. Isso aí é um cenário que o mito construiu. O material varia de Biscuit a resina, além de vários outros reciclados ou produzidos do zero! Achavam que era brincadeira quando disse que até a sujeira era reproduzida? Pois é, meus caros! Se segurem que vem mais aí!


Reparem nos cigarros apagados no cinzeiro, as fotos e restos de jornais velhos jogados no chão. Os livros, os papéis cuidadosamente enrolados no canto esquerdo e o material embaixo da mesa. O barril tem o tom de envelhecido, assim como a parede por trás de tudo!


Preciso falar alguma coisa?

A partir das próximas imagens, fortes cenas de arrancar suspiros dos admiradores!



Que tal a senhora cuidando do almoço, descascando batatas? Essa é uma cena típica das casinhas do interior nordestino. Digo isso porque na casa que meus avós tinham na roça era desse jeito! Fogão de barro, panelas e conchas penduradas na parede... ô nostalgia arretada que essa imagem traz!


Outra cena típica do interior. A retirada de água de um poço, levando pra casa numa lata em cima da cabeça. E você achando os equilibristas de circo o máximo! Essas mulheres eram verdadeiras guerreiras equilibristas, isso quando não tinham um bebê num braço e outro balde na outra mão.
Os cenários possuem os títulos nas etiquetas bem abaixo. Quem conseguir ler, beleza, quem não conseguir, vou deixar todos na vontade de ir ao local pessoalmente!


Até a grafia foi reproduzida com sucesso! O artesanato é outra atividade bem forte no interior nordestino, uma forma de renda da mulherada enquanto os maridos trabalham na roça. Vasos de barro, guardanapos (panos de prato), crochê... Isso e muito mais.


No Pilão. Agora vou deixar que todos analisem as fotos por si só!









Lembrando que nem todas as peças estão aqui na matéria. As melhores estão em nichos com vidro, que só aparecem meu reflexo ao invés da arte, então achei o caso não postar, atiçando ainda mais a curiosidade de todos vocês!


Nessa foto estão dois grandes mitos. O artista, que possui o dom de reproduzir coisas reais em miniaturas 1:12 e a sua obra propriamente dita. O de camiseta vermelha sou eu, que não podia deixar passam em branco essa visita e por ter conhecido o seu excelente trabalho. Leo Furtado é um senhor muito gente boa, prestativo e bastante cordial. Fiz algumas perguntas e me foram respondidas com uma calma arretada, além de também me mostrar seu trabalho que fez parte da animação.
Ele não só constrói esses cenários por lazer, mas também por encomenda. Tem interesse em algum desse? Só entrar em contato, pelos links abaixo. Espero que todos tenham gostado da matéria e os que são daqui, façam um esforço para ir pessoalmente à exposição, pois é encantadora. A gente se vê em breve, rapaziada!

Adelmo Veloso

Facebook: Leo Furtado

Comentários

  1. Belíssimo trabalho de artesania!

    Aquelas telhas com musgo ficaram muito bem feitas. Nem parece uma miniatura, de tão perfeito! Tem até a lona e os fios elétricos. O cuidado com detalhe, até para representar a sujeira é impressionante! Aquela representando uma oficina em especial mostra bem isso. Tem até um poster, típico de um lugar desses.

    Quando eu era pequeno ia a exposições de artes do Nordeste e achava muito bonitas. Ver essas fotos me faz lembrar dessa época. Ia ser bom se trouxessem obras dele para expor em outros lugares do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Vendo de perto os detalhes são bem mais nítidos. Os cenários parecem ter saído de fotos reais!

      O bacana é que essas artes nordestinas, em especial os personagens, acabam carregando um traço bem característico, como muitas figuras do cangaceiro Lampião.

      Não sei te falar se a exposição deve viajar pelo país, seria uma boa! Pelo menos seu trabalho na animação está! Até mais, meu nobre!

      Excluir
  2. A entrada e gratuita?se nao qualbobvalot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frances!

      A entrada é gratuita e você ainda pode falar com o artista no local. Até mais!

      Excluir
  3. Fantástico, realmente fiquei de queixo caído! O artista está de parabéns!
    Todas as peças são incríveis! A foto da oficina e a das telhas podiam facilmente passar como fotos de um ambiente. Se você mostrar elas para alguém sem dizer que são miniaturas ninguém desconfia.

    Imagina ter uns cenários desses para os nossos bonequinhos? Não ia mais conseguir parar de brincar hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      E olha que tive o prazer de ver de perto essas maravilhosas miniaturas. Aproveitei e mostrei pra ele meus bonecos e tentativas fuleiras de tentar fazer meus próprios cenários!

      Se eu tivesse um cenário desse, voltaria a ser bebê, porque criança eu nunca deixei de ser! Hehehehe! Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!