Os Reis de Israel

E aí, caros leitores? Tudo blz? Estamos de volta com o espaço mensal Sunday, onde podemos acompanhar os feitos de grandes homens da Bíblia. Chegou a vez de conhecermos a trajetória dos Reis. Quem foram? Quando surgiram? Qual foi o que mais pecou? Não deixem de ler essa história.


 No Espaço Sunday do mês passado, falamos sobre os Juízes de Israel. Quando os homens seguiam os seus corações, além de pisarem na bola várias vezes, Israel entrou num loop terrível: pecava, caía nas mãos dos inimigos, pedia socorro a Deus, era enviado um libertador (juiz) e tudo se repetia após um tempo.


OS REIS DE ISRAEL

Mas o que houve com os juízes? Chegou uma hora que os hebreus prestaram atenção nos outros povos e perceberam que todos tinham um rei. Mas por que Israel não tinha? Samuel, último juiz em exercício, foi procurado pelo povo para que providenciasse um rei. Isso o deixou bastante irritado, mas Deus permitiu que isso fosse feito. Com vocês, a história em forma de lições.
O primeiro rei de nossa lista é o Saul. Vindo de uma família humilde, Deus o escolhera para ser o governador do povo de Israel. Samuel já sabia que ele apareceria procurando pelas jumentas perdidas de seu pai, então só esperou ele chegar para lhe dar as recomendações e ungi-lo como rei. Nota-se que Saul era um jovem íntegro, humilde, obediente ao pai e temente a Deus. Pena que essas qualidades não permaneceram com ele até o fim de seu reinado, que foi bem trágico.


Nessa lição, já pudemos acompanhar o vacilo de Saul, desobedecendo uma ordem do profeta Samuel, quando deveria ter acabado com todas as pessoas e seres vivos amalequitas. Saul achou melhor sacrificar, mas Samuel lhe falou que era muito melhor ele ter apenas obedecido.


Este é o rei considerado "o homem segundo o coração de Deus". Davi foi escolhido para ser o sucessor de Saul quando ainda era bem jovem e cuidava das ovelhas de seu pai, Jessé. Ele não era descendente de Saul, mas Deus havia decidido entregar o reino a outro depois do que havia acontecido na última lição. Davi foi ungido rei de Israel, mas ainda faltaria muito tempo para ele assumir o reinado.


E surge o primeiro desafio para o pequeno grande rei (secreto, porque Saul nem sonhava que Davi havia sido ungido) de Israel. Essa é a famosa história de Davi e Golias, onde uma pedra levou um grandalhão de quase 3m de altura ao chão. Isso não foi de graça: Davi ganhou uma esposa (Mical, filha de Saul) e muitas riquezas.


Muita coisa aconteceu depois dos eventos da última lição. Nessa, muita coisa aconteceu. Davi foi perseguido por Saul por causa de ciúmes e inveja. Dá pra acreditar nisso? Tanto que ele acabou se matando em uma guerra, usando sua própria espada. Davi, então, assumiu o reinado de Israel. O homem segundo o coração de Deus também deu suas pisadas na bola, coisas que veremos em outra oportunidade.


Após o reinado de Davi, chegou a vez de Salomão, seu filho, tomar de conta de Israel. Ele teve uma dádiva espetacular: a sabedoria. Além desta, Deus lhe abençoou com muitas riquezas. Um dos fatos mais conhecidos protagonizados por Salomão é a questão entre duas mães que brigavam por um filho. A história tá toda descrita na historinha acima.


Ainda sobre Salomão, além de sua sabedoria e riqueza, ele também foi um rei muito famoso. Reis de outras nações vinham até ele para receber conselhos, como a rainha de Sabá, trazendo-lhes muitos presentes e saindo de Israel encantada com tanta sabedoria em uma pessoa só.
Salomão teve 300 esposas e 700 concubinas. É mulher pra caramba - e isso foi o que causou a sua ruína, pois já estava autorizando a construção de altares para outros deuses, a pedido de suas queridas mulheres, apenas para agradá-las. 


Depois de Salomão, chegou a vez de Roboão. Agora pensem num cara ruim - esse era o Roboão. Negou-se a seguir o conselho dos anciãos que aconselhavam Salomão, preferindo seguir as dicas furadas de jovens com a sua idade. Resultado? O povo de Israel se quebrou todo com tanta opressão vindo de um rei só. Houve uma divisão e a nação ficou dividida em duas, com Roboão em Judá, cuja capital era Jerusalém (reino do Sul) e Jeroboão em Israel, cuja capital era Samaria (reino do norte). 


Essa é a história de Acabe, um rei que eram mandado pela sua esposa, a malvada Jesabel. Essa história é bem triste, pois o infeliz do rei queria a todo custo a vinha de um homem chamado Nabote, tanto que mal estava se alimentando e dormindo. Sua esposa armou uma cilada para matar Nabote e assim poder presentear seu marido com a vinha. O mais legal é quando surge um profeta que pega no pé de Acabe, dizendo que não choveria até que ele dissesse que era pra chover. O profeta? Ninguém menos que Elias. Futuramente aparecerá por aqui.


Essa é a história de um rei que confiou em Deus, de maneira que venceram uma guerra louvando. Como assim? Sim, cantando louvores a Deus, de maneira que os inimigos atacaram a si mesmos por meio de uma enorme confusão. Acompanhem com os quadrinhos acima!


Essa história é muito massa. Já pensaram em como vencer um exército com 185.000 (cento e oitenta e cinco mil) homens? Pois é, o rei Ezequias não fazia ideia de como lutar numa guerra assim. Mas procurou o auxílio divino para se sair dessa. O resultado foi um anjo passando pelo acampamento inimigo, acabando com todos os assírios.


Não lembro o motivo, mas acabei pulando uma lição (12) e vim parar na de número 13. Os reis, como citado no primeiro quadrinho, geralmente possuíam boas intenções para governar o povo de Israel. Mas houve alguns que acabaram se desviando dos propósitos, fazendo o povo pecar adorando a outros deuses. Isso era uma coisa que o Senhor não podia aceitar. Então, ele permitiu que outros povos escravizassem os hebreus, para que eles se arrependessem de deus pecados e voltassem a segui-lo. A situação não estava nada agradável, mas era algo necessário para que os planos de Deus se cumprissem.
___

Com isso, nossa história termina por aqui, mas deve continuar com os profetas de Israel no próximo espaço Sunday. Não deixem de ler as matérias anteriores: basta clicar aqui para saber das histórias já publicadas. Gostaram? Espero que sim! Em breve, mais lições para vocês. Até a próxima!

Comentários

  1. Então essa é a origem do nome Jesabel (Jezebel). Esse é um nome bem comum entre bruxas e sempre quis saber de onde vinha. Ela ficou bem caracterizada, parecendo uma daquelas princesas más de desenhos.

    Realmente não existe pessoa que nunca pecou. O caso de Davi com Betsabá mostra bem isso. Foi um ardil bem pensado contra o pobre Urias, mas no fim...

    O desespero da mãe ao ver quase sendo cortado ficou muito bem retratado. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Essa Jezabel era uma mulher terrível! A infeliz colocou um medo danado no profeta Elias, mas quem acabou mal foi ela, onde seu final foi bem trágico.

      O homem foi contaminado pelo pecado no Jardim do Éden e o único que não pecou, que veio ao mundo para nós mostrar que ainda temos salvação foi Jesus. Fora ele, geral pisa na bola, mesmo.

      As histórias de Salomão são sensacionais. Quando tiver um tempinho, dá uma olhada no livros de Eclesiastes e Provérbios, que lá tem muita dica maneira, além dos conselhos amorosos em Cantares. Mês que vem veremos os profetas. Obrigado pela visita, meu nobre!

      Excluir
  2. Legal ver a evolução do traço de artistas tais como: Hiroaki Gōda, Masamune Shirow, Adelmo Veloso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe! Super Paulini!

      Muita gentileza de sua parte! Mas desenhar é isso! Quanto mais se rabisca, menos tosco fica nosso desenho! Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!