Os Profetas de Israel

Olá, queridos leitores! Tudo na paz? Já vimos a história de José do Egito, dos Juízes, dos Reis e agora veremos a de alguns profetas. Mas só alguns? Mas quem são os profetas? O que eles faziam? Qual o papel deles em relação ao povo de Israel?

Conhecem os personagens da imagem? Não? Então continuem lendo para descobrir!

 Infelizmente, o 4º trimestre de 2013 foi bem corrido, o que acabou afetando na produção das historinhas. Também foi quando mudei de cidade. Na verdade, mudei de região! Por motivo de trabalho, mudei da cidade de Nioaque - MS para Salvador - BA, onde resido até o final deste ano.


O QUE É UM PROFETA?

Este não é o Kanon (personagem de Saint Seiya), OK?

 Os profetas estavam presentes ao lado dos reis de Israel. Lembram de Samuel? Ele foi o último juiz e também um grande profeta. Foi ele quem ungiu Saul e Davi como reis, além de ser um grande conselheiro. Os profetas (verdadeiros) eram aqueles considerados instrumentos de Deus, ou seja, quando o Senhor queria mandar um aviso ao povo, falava por meio dos profetas. São vários os profetas que compõem a Bíblia, mas trarei apenas sete historinhas para vocês conhecerem um pouco. Apertem os cintos!


Essa é apenas uma introdução do assunto. Reparem que o traço deu uma melhorada bem de leve. Na época desse desenho, eu já havia começado a colecionar figuras de ação, além de ter voltado a assistir  a um desenho antigo, que me inspirou o traço. Preciso dizer que desenho era esse?
Vejam a dificuldade de ser um profeta de verdade. O camarada não tinha luxo, mordomia nem coisa do tipo. Ele vivia inteiramente para a vontade de Deus.


A história de Elias.Querem ver alguém que tinha bastante poder de Deus em sua vida? Leiam a história do tisbita, que não tem sua genealogia revelada na Bíblia, mas que fez grande diferença na vida dos israelitas que tinham Acabe como rei de Israel. Lembram do rei que mais pecou? Casado com a bruxa, digo, a malvada Jezabel, Acabe estava fazendo o povo hebreu se acabar no pecado da idolatria. Baal era o deus adorado por ele e sua esposa. Então, do nada, apareceu um profeta e disse que não iria mais chover por aproximadamente três anos e meio.
Ué? Como assim? Furo de roteiro? Pode crer que não. Elias apareceu por ordem de Deus e deixou Acabe e Jezabel malucos. Mais detalhes na imagem.


E o cabra era macho. Elias desafiou 450 profetas de Baal a clamarem por fogo dos céus. O deus que mandasse fogo primeiro para queimar um sacrifício seria o verdadeiro. Os de Baal foram tentar primeiro. E não teve grito, sacrifício ou cantiga que desse jeito no sacrifício. Então, o cheio de fé e corajoso Elias ainda teve a audácia de acrescentar água ao redor da oferta. Se fosse eu, do jeito que sou meio fraco, colocaria era palha! Hehehehe, mas não era eu, mas Elias. Resultado? Pegou FOGO em tudo! Desceu do céu uma rajada que consumiu todo o holocausto e a água que estava em volta! No fim, Elias mandou que matassem todos os profetas de Baal e ainda avisou pra o rei Acabe se cuidar, pois iria chover. 


E aqui está a resposta da charada do início da matéria. Quem é o camarada que tá subindo num "especial" de fogo? Elias. Tinha que ser ele! Essa história é do seu sucessor, Eliseu. Ele, que andava pra cima e pra baixo com Elias, teve de aproveitar ao máximo a companhia para aprender tudo o que desse, antes de ele partir pro céu num redemoinho de fogo. Vale a pena ler essa passagem na Bíblia, pois é bem detalhada (2 Reis, capítulo 2). No desenho, segue a história de alguns milagres operados através de Eliseu.


Quem não conhece a história de Jonas, o profeta fujão? Grande é a lição deixada por ele para nossas vidas. Não podemos fugir do chamado que Deus tem para nós. Se Ele nos mandar para algum lugar, iremos, nem que seja de peixe! Se vocês acompanharem na Bíblia, verão que o povo de Nínive era terrível, do tipo que tirava a pele das pessoas enquanto ainda estavam vivas. Jonas teve um medo arretado, mas acabou cumprindo a missão, mesmo a contragosto.


E essa foi a última lição que desenhei no ano de 2013. A história do profeta Joel. Não foi muito diferente da época dos juízes, pois quando o povo caía no pecado, Deus os castigava através de inimigos ou pragas. Então Joel recebeu uma mensagem profética do Senhor, onde deveria advertir o povo para que se arrependesse - motivo da grande praga de gafanhotos - ou teriam a nação destruída por um povo inimigo.


E esse foi mais um espaço Sunday, onde pudemos conhecer um pouco da vida dos profetas de Israel. Espero que tenham gostado. Se sim, comentem aqui embaixo. As historinhas são publicadas de acordo com a lição ensinada na Escola Bíblica Dominical, na classe das crianças de 8 a 10 anos. Até a próxima, pessoal!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Indo de lugar em lugar por razões de trabalho. Isso deve ser bem extenuante. Mas ao mesmo tempo levar a palavra de Deus e seus ensinamentos. Acho que isso faz de você um Profeta.

    A pose do Profeta em cima da montanha erguendo o cajado ficou muito boa, até com o detalhe da posição do pé, que faz com que a pose não fique "dura".

    E Baal era um rato? A imagem que eu tinha dele era de um ser com chifres, como o Dagon que aparece na história de Sansão. Os gafanhotos ficaram bem engraçados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Até cheguei a pensar nisso algumas vezes. Mas ainda me falta muito mais compromisso para fazer essa obra! Mudar de cidade também tem suas vantagens, pois foi assim que conheci minha esposa e meu filho nasceu na cidade seguinte!

      Obrigado pelos elogios. Acredito que estava no auge do meu traço nessa época. Foi um ano que desenhei bastante, talvez tenha sido esse o motivo para ter melhorado um pouco.

      Essa de baal ser um rato já me deixou em cada situação... Hehehehe! Meu pai falou isso uma vez e eu guardei. Depois de ter feito o desenho e após falar em sala de aula e uma aluna repetir na igreja é que fui pesquisar. E você tem razão. Achei baal tudo com cara de capeta, menos de rato.

      Já a ideia dos gafanhotos era dar uma aliviada! Mês que vem tem mais!

      Abração.

      Excluir
  2. Parabéns pelo maravilhoso trabalho, tem me ajudado muito no meu ministério com adolescentes e até mesmo com as crianças. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, abençoada! Que o Senhor Jesus continue abençoando o teu ministério! É uma honra pra mim poder ajudar a garotada em alguma coisa!

      Na Tag "Sunday" tem vários outros desenhos! Use-os à vontade!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!