Asterix e o domínio dos deuses

E aí, rapaziada show de bola?! Tudo super? Cá estamos nós  com mais uma indicação para animar seu final de semana (ou folga). A animação da vez é Asterix e o domínio dos deuses, de 2016.



Não sei se muita gente curte, mas quando eu e meu irmão éramos mais novos, assistíamos aos filmes animados de Asterix e Obelix que passavam na TV aberta, nas tardes de domingo, se não me engano. Isso sem contar as várias tirinhas que líamos nos livros de gramática, junto de Hagar, o Horrível. Mas vamos à história!

QUEM É ASTERIX?

  
Primeiramente, deixe-nos apresentar Asterix e Obelix, as estrelas dessa obra. Eles são de histórias em quadrinhos criadas em 1959, trazendo a história dos gauleses, bárbaros que resistiam ao domínio romano com muita perseverança, tendo a ajuda de uma poção mágica que os deixavam super fortes! Os criadores são Albert Uderzo e René Goscinny (falecido em 1977). 


Até 2015 foram publicadas 36 aventuras de Asterix e Obelix. O ano que se passam as historinhas é o de 50 antes de Cristo, onde a Roma dominou QUASE toda a Gália, pois havia uma aldeia que resistia aos invasores (adaptado do prelúdio de todas as histórias). É um personagem mais engraçado que o outro. Tem poeta cantor que ninguém curte as declamações e cantigas dele, tem gaulês que caiu no caldeirão cheio de poção mágica quando era bebê e não precisa mais tomá-la para ficar super forte... e por aí vai.
Além dos diversos filmes em animação, foram lançados 4 Live Actions, onde lembro de ter assistido ao primeiro: Asterix e Obelix contra César. Não achei lá essas coisas porque os efeitos especiais e atuação são diferentes do que estamos acostumados a ver em Hollywood. Mas deu pra dar umas risadas.

 
E essa foi uma breve apresentação do baixinho mais irado da Gália, ao lado de Obelix, que curte comer pra caramba. Sem mais delongas, vamos à história da animação de 2016.

ASTERIX E O DOMÍNIO DOS DEUSES

  
Agora que vocês já estão familiarizados com os bárbaros mais maneiros das HQs, voltemos para o ano de 2016. Baseado em um álbum de 1971, a animação em 3D foi muito bacana e bastante nostálgica. Antes de continuar, gostaria de lembrar que isso que vocês lerão é apenas a minha humilde opinião, que assisti a vários outros filmes, mas não cheguei a ler os álbuns originais. 
Julio Cesar, imperador romano, estava cansado de ver suas tropas apanharem feio dos gauleses, então decide construir uma vila exatamente na área que os bárbaros habitavam. Como assim, fera? Pois é, mas havia um plano muito malvado por trás de tudo isso - a ideia inicial era fazer com que os gauleses mudassem seu comportamento de maneira que ficassem parecidos com os romanos.



A luta maior foi começar a construir o condomínio Domínio dos deuses no meio da floresta, pois por cada árvore derrubada numa noite, outra árvore nascia no local de manhã cedo. Os escravos responsáveis por realizar a obra foram ameaçados caso não conseguissem cumprir a missão - e isso foi ouvido por Asterix e Obelix, que tiveram de segurar a missão de reflorestamento por um tempo, para o bem dos escravos. 
Outra dificuldade encontrada pelos romanos foi fazer com que aparecessem voluntários para ocuparem os apartamentos situados na zona gaulesa, mas com o incentivo certo eles conseguiram a primeira família.
Aí que começa a ficar muito interessante essa história, porque se assemelha bastante com a atualidade: a dificuldade de acertar toda a documentação necessária para a compra do imóvel, a organização dos escravos em formar uma comissão para exigir os direitos trabalhistas, a convivência com a vizinhança estranha (os gauleses, que tentavam sabotar a habitação dos romanos) e várias outras coisas. Sim, estamos na época antes de Cristo, tratando de problemas que também enfrentamos em 2016.
E não para por aí. Os romanos, ao ocuparem seus apartamentos, precisam comprar os mantimentos para se manterem vivos, e onde vão? Na aldeia dos gauleses. E é aí que tudo fica irado! Se os bárbaros vendiam um peixe a um valor X e em Roma os habitantes de lá pagavam 7X, logo, na aldeia, passaram a ser vendidos por 3X - ou seja, a economia de lá foi afetada, não só com os peixes, mas com as armas e outros produtos. E isso deu uma confusão sem tamanho!



Muita coisa ainda vai acontecer e não falei aqui qual é a real intenção de César. Vou parar a história bem na metade pra vocês ficarem loucos pra saber o final. Então não percam tempo e vão lá na locadora (se é que ainda existe alguma) ou adquiram o DVD/Blu-Ray para se deliciar com essa aventura que tá maneiraça. Vai ter romano voando pra todo lado, reviravoltas e muita treta!
___
Espero que tenham gostado dessa indicação/resenha e que possam assistir e voltar aqui para comentar! Quando comecei a assistir, não tinha colocado fé, pois estava tentando distrair meu filho - mas acabamos (eu e minha esposa) vidrados na trama e vimos tudo!
Ah, nosso redator Ninja, Thiago Paulini, está preparando uma matéria altamente nostálgica para vocês! Até breve!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Muito boa a matéria, com um resumo bem feito, parando onde tem que parar.

    Ah, eu adorava Asterix! É certo que a história dos irredutíveis gauleses era para crianças, mas na verdade ele tratava de muitos assuntos que falavam aos adultos e com temas bastante atuais e/ou atemporais. O senso de humor era afiado e vinha no tempo certo, até mesmo nas piadas recorrentes.

    Os nomes eram bem adaptados e apropriados na versão brasileira, como o do referido bardo, o Chatotorix. Eu morria de dar risada com as histórias em quadrinhos, mas vi poucas vezes na TV. Acho que eu já sei qual é o plano de Cesar e se for o que eu estou pensando é maquiavélico.

    Mais uma vez, uma ótima indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Obrigado!

      Asterix é muito maneiro. As historinhas também tem várias lições de vida, como o valor da amizade, união, perseverança e lutar por aquilo que é importante para nós. Muito legal ver algo que não precisa de piadas de duplo sentido ou com más intenções, como vemos muita coisa assim hoje.

      Chatotorix já resume tudo! O plano dele parece ser bem raso no início, mas tem muita treta por trás disso tudo. A trama é muito bem desenvolvida e te prende a atenção do início ao fim.

      Até a próxima! Abração!

      Excluir
  2. Ótima matéria, tive oportunidade de ler vários álbuns de Asterix anos atrás, os personagens são extremamente cativantes e divertidos, também vi os filmes com o Gérard Depardieu interpretando o Obelix. Ainda não assisti esse filme, mas a dica já está anotada aqui e pretendo conferir em breve.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Yanker! Obrigado pela visita!

      Eu não cheguei a ler os álbuns, apenas algumas tirinhas isoladas, mas assisti a vários longas que passaram na TV aberta e eram muito maneiros! Eram bastante engraçados e diversos temas "adultos" eram abordados de maneira bem humorada e clara. Até a próxima!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!