A Casa de Deus (Parte 1)

Olá, queridos leitores! Tudo na paz? Chegamos às publicações do ano de 2014 do Projeto Sunday++, onde abordaremos algumas maneiras de servir a Deus. Foi exatamente na época em que me mudei para Salvador - BA, onde voltei a trabalhar com crianças, mas em marcha lenta.

Mas, como assim em marcha lenta? Peguem seu café e sente que lá vem história! É o que veremos a seguir.


ANTERIORMENTE, EM 2013

Eu estava morando na cidade de Nioaque - MS, por motivo de trabalho. Também foi lá que casei, fiquei mais um ano na cidade e depois vim para Salvador a serviço. Hoje temos um filho lindão de 1 ano e 46 dias, o pequeno Oliver. Lá no MS eu trabalhava com as crianças de 9 a 10 anos. Todos os desenhos que publiquei no Espaço Sunday até então foram os que fiz por lá.
Ao chegar em Salvador, passamos a frequentar uma igreja pequena e aos poucos fui me enturmando com o pessoal, até voltar a ensinar os pequeninos. Só que teve um porém. Antes eu trabalhava sozinho, com a ajuda de minha cunhada, e aqui as crianças tinham mais 3 professoras e a salinha era única, ou seja, criancinhas de 3 a 10 anos! Foi um desafio tremendo, mas me dispus a continuar os trabalhos iniciados em 2012.
Tirinha de incentivo para os alunos frequentarem a Escola Bíblica Dominical

E vocês devem ter percebido que o ano de 2013 foi o que tive mais avanço no traço e na quantidade de desenhos - o que me deu grande alegria. Por ser uma cidade pequena, eu não perdia tempo com trânsito, achava locais para tirar cópias facilmente e  consequentemente tinha mais tempo para desenhar. 

2014

Salvador mudou tudo. Minha esposa saía tarde do trabalho dela e pegávamos um trânsito bastante complicado na volta pra casa, chegando tarde e sem tempo para desenhar.
Lembram que falei de mais 3 professoras? Pois bem, cada domingo era um que lecionava, ou seja, eu dava aula uma vez por mês. E isso foi me afastando dos desenhos aos poucos. Mas deu pra fazer alguma coisa. Só mais um detalhe: por ser uma revista para crianças de 9 e 10 anos, o assunto se repetia a cada dois anos. Então vocês verão muita coisa já conhecida por aqui, mas com traços um pouco melhores. Chega de conversa e vamos aos desenhos!

A CASA DE DEUS


A Igreja não se resume a um lugar feito por mãos, onde Deus não habita. Antigamente, o povo israelita construía tendas, chamadas de tabernáculos, onde eram oferecidos os sacrifícios e eram entregues as ofertas. Depois de um bom tempo, Salomão construiu o primeiro templo, muito bonito e seguindo à risca todas as orientações dadas por Deus, desde o tamanho da cortina até a forma dos anjos colocados sobre a arca da aliança. É muita coisa pra contar, mas vocês podem ler seguindo as referências que estão no topo da lição.
Por favor, ignorem a perspectiva torta do templo que fiz - sou péssimo com cenários!


Mesmo não sendo o local onde Deus mora, a igreja é um dos locais que Ele fala conosco. E por isso, devemos estar bem atentos à liturgia, para não perdermos nada do que seja falado, louvado ou ministrado por lá. Se antes o Senhor falava com poucos homens escolhidos, hoje Ele fala com quem quer!
Vocês devem ter percebido que os desenhos aumentaram de tamanho e há menos texto, não? Foi orientação de minha esposa, pois a maioria dos alunos nem lia. Houve uma necessidade de estilizar o traço e enxugar as informações, sem comprometer a essência da lição.

A Igreja também não é um local que devemos ir apenas para sentar e ficarmos quietos no banco, apenas ouvindo, mas um lugar de muito trabalho. E tem muita coisa para se fazer por lá! Louvor, ensino, zelo, ornamentação, evangelismo... são vários os departamentos que existem e há vagas para todo mundo. E se engana quem pensa que o pastor ou obreiro é um sujeito com regalias - eles são os primeiros a servirem os irmãos.


A música na Casa de Deus não deve ser executada de qualquer maneira. É um ministério muito importante, pelo qual Deus pode falar para várias pessoas algo muito importante. Há diferença entre música e louvor.

A Bíblia é a palavra de Deus e nela estão contidas instruções que devemos seguir caso desejemos ir morar no céu. Simples assim. Antigamente, as sagradas escrituras se encontravam em papiros e eram lidos para o povo pelos profetas, lembrando quais eram os mandamentos que todos deviam seguir. Hoje temos ela compactada em um único livro, composto por 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.


Olha que me empolguei nessa lição! A Oração é a maneira como falamos com Deus, que pode ser de joelhos, caminhando ou em qualquer lugar que estejamos. Hoje temos plena liberdade de conversar com o Senhor, pois Jesus abriu esse caminho quando morreu na cruz do calvário. Na lição acima, a igreja estava orando pelo apóstolo Pedro, que estava preso e seria executado. Deus enviou um anjo para soltá-lo, e então ele foi encontrar os irmãos para continuar sua missão. E os irmãos que estavam orando? Eles eram a IGREJA, um conjunto de pessoas unidas pelo propósito de servir a Deus.

----

Essa foi a primeira parte. Mês que vem estaremos de volta com o restante das lições. Espero que tenham curtido, pois foram feitas com muito carinho e numa correria tremenda! Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Percebo que os traços estão mais limpos. Aos poucos você está encontrando seu estilo. Acho uma boa investir nos cenários também, para situar o leitor.

    Expressar as ideias só com desenhos é bem difícil. Tanto quanto só com letras. E é mais difícil ainda só com uma página.

    O anjo ficou muito bem feito, com as linhas mais suaves para mostrá-lo como um ser etéreo em contraste com Pedro, que tem traços grossos, indicando que ele é um mortal. Achei muito bom esse jeito de representar a natureza dos personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Realmente, a evolução dos traços acabou vindo com o tempo, praticando um bocado! Esses desenhos foram feitos em 2014, então alguma coisa já mudou. Preciso aprender a trabalhar com pontos de fuga, linha do horizonte e tudo mais para ficar bacana.

      Muitas vezes cheguei a fazer a historinha em mais de uma página, como no caso de Sansão. Mas pela correria da semana, fazer uma só já era bem apertado!

      A ideia do anjo veio dos próprios animes que assisti, onde um ser divino era sempre representado com uma aura ou com traço mais diferenciado. Agora essa análise do traço de Pedro como mortal, confesso que não tinha pensado nisso! hehehehe! Mas a gente vai aprendendo!

      Obrigado pela visita e volte sempre! Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!