Tutorial: Como construir uma casa para cenário 1:12

Olá, pessoal! Tudo massa? Hoje o tio Adelmo vai ensinar vocês a construir uma casinha "meia boca" para compor o cenário de seus bonequinhos. Não será preciso muita grana, pois utilizaremos materiais que podem ser achados em casa.


Não chega aos pés de uma moldura dos quadros que contém cenários do artista Leo Furtado, mas dá pra enrolar um pouco os telespectadores e deixar sua composição mais viva. Vamos aprender?


MATERIAIS

Como disse, vocês não vão precisar gastar muito. Muita coisa pode ser reaproveitada de acordo com a sua imaginação. No último tutorial, ensinamos a enriquecer um cenário, no anterior a este passamos as dicas para fazer uma parede meio fuleira. Dei uma melhorada nas técnicas após participar do Instituto CAFA e separei algumas fotos registrando o passo a passo, que devem ser mostradas aqui futuramente.


Essa foto é do primeiro tutorial de construção de cenários. Esses são os itens que vocês talvez precisem comprar, caso não tenham em casa: tinta acrílica marrom e branca (+ outras), nanquim (opcional), cola, estilete, lápis, pincéis e régua. Tesoura também seria bom, caso vocês não manjem nada de estilete.


Eis aqui a nossa mina de ouro: bandejinhas de queijo e presunto! O material é conhecido como Depron e pode ser encontrado em qualquer padaria ou mercearia. Favor consumir o alimento antes, ou transferi-lo para outro recipiente. Deixa eu lembrar a vocês que a casinha será bem simples, pois servirá apenas para motivar vocês a criarem suas próprias construções. E aproveitem e voltem aqui no final da matéria para me dar dicas, também!


Papéis que vem nas torradas Bauduco. Isso aí dá pra fazer até pilastras para cenários de Cloth Myth. A imagem eu peguei emprestada no Acreditonoquefacopqamo.


Separe também pedaços de papelão. É o tipo de material que dará sustentação à nossa casinha. Por último, pegue também:





Um bonequinho, pois será preciso para tirar algumas medidas. Figura pirata do Androide Nº 17, de Dragon Ball Z.

MÃOS À OBRA!


Eis a tesoura e os irmãos estilete. Se a sua tesoura for das boas, você pode retirar as beiradas das bandejinhas e deixar as placas como na foto.


E assim montamos nossa pilha de matéria-prima! Aquelas ali no canto ficaram para reserva (que nada, foi preguiça, mesmo).


Como vocês são pessoas educadas, vão colocar todo o lixo no lixeiro, para a mamãe nem a esposa ficarem bravas com a lambança bagunça que será feita na casa.


Com o bonequinho e o papelão em mãos, meça a altura da porta. O ideal é que as mãos da figura, com os braços erguidos, toquem ou cheguem perto da extremidade superior da porta. Faça a marcação utilizando a régua e um lápis. Essa será a parte da frente da casinha.


Usando a mesma medida da parte da frente, eu separei duas partes para serem as laterais da casa. O papelão da direita está meio detonado, mas servirá para ser a sustentação numa boa.


Aqui eu quis deixar parte do papelão para ser parte da parede. O depron foi cortado para ser a parte inferior da parede. Não estão compreendendo, ainda? Calma que vai dar pra entender. Tio Adelmo já explica.


O lado Gambiarra da Força. Esses palitos acabaram não tendo tanta serventia. Mas acabaram ficando aí para aumentar o portal. O pedacinho de papelão no centro e acima é a porta. Ou será uma porta.


Nossa Casa Monstro está criando forma! Usei um pedaço de plástico transparente e rígido para simular o vidro. Com estilete, tracei esse quadradinho (janela) e coloquei umas talas de depron para serem a moldura. Também foi utilizado papel para disfarçar os furinhos do papelão e união com o depron. A tinta vai cobrir isso tudo aí.


Utilizando uma tinta acrílica branca para ser a base, dei uma mão nas peças que farão parte da casa. Também aproveitei para desenhar alguns tijolos aparecendo, como se o reboco da parede tivesse caído.


Depois de secar a primeira mão de tinta branca, caso queira, pode dar outra. Em seguida, escolhi o azul para colorir minha casa (não curti muito o resultado, mas depois a gente modificou algumas coisas). O cinza foi uma mistura da tinta branca com a preta. O Depron é horrível para aceitar a tinta, então serão necessárias várias mãos e muita paciência.


Que aí vai ficar bem legalzinho. Só que tem um detalhe: para que os tijolos apareçam e o reboco pareça ter caído, a casa deve ser velha ou muito surrada, não é?


Ainda está  novinha com tijolos aparecendo e não parece bem uma casa de verdade. Reparem na junção das partes e os furinhos do papelão aparecendo. Aproveitei para desenhar tijolos nas laterais, também. A Gambiarra vai entrar em ação. 


Acrescentei as rachaduras (ficaram muito artificiais, mas acredito que vocês podem fazer muito melhor que isso), disfarcei a emenda das paredes, deixei a porta bem mal pintada e retoquei a pintura nela toda.


Joguei o telhado (papel que envolve as torradas Bauduco) e pronto.  Nosso casebre está em condições de ser usado. Como disse, é apenas para aumentar os detalhes na composição de sua foto, então não precisa ser tão focado.


Para que essa casinha pareça mais velha, passei uma camada de cinza mais escuro e "sujei" o azul, dando a impressão que é abandonada ou que não houve cuidados com essa pequena construção. Daí é só vocês usarem toda a imaginação e criatividade para dar sentido à casinha monstro!


Pronto! Ela não é a estrela principal da composição, mas está funcionando bem como coadjuvante dos bonequinhos!


Reparem que nessa imagem ela nem precisou aparecer completamente. Corre, Aranha!!
___

E esse foi mais um tutorial, rapaziada. Espero que tenham gostado e que também sirva de inspiração para que vocês produzam algo infinitamente melhor que essa gambiarra! Não pude construir algo maior porque não tenho espaço em casa para guardar. Meus cenários são todos construídos em partes, para ser montado de acordo com a ideia da foto e em seguida desmontado e guardado. Críticas, sugestões? Comenta aqui embaixo! Espero vocês nas próximas postagens! Até mais!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Ótimo tutorial!!! Cenários sempre são legais pra brincar, digo, tirar fotos com nossas figuras, rsrs. Curti tanto que até pretendo colocar essa dicas em prática em breve. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Yanker!
      Rá! Então você também brinca com seus bonequinhos? Hehehehe! Eles foram feitos para brincar, mesmo.
      Não é tão complicado fazer algo assim, basta usar a imaginação. Mas como disse, essa matéria é só pra inspirar vocês! Tenho certeza que farão algo muito mais bacana!
      Abraço e até a próxima!

      Excluir
  2. Ficou legal demais!
    Os papeizinhos de torrada aqui não faltam.
    Todo dia no café da manhã tem!
    Muito bom o cenário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Paulini, o redator Ninja!
      Obrigado pela visita, nobre amigo. Esses papeizinhos são muito legais para cenários e também podem se transformar em portas de garagem!
      Abraço e até a próxima!

      Excluir
  3. O tutorial ficou bem instrutivo. E mostra que tudo o que é preciso é alguns materiais comuns e criatividade. E pensar que em filmes de Ultraman até hoje usam embalagens plásticas transparentes picadas para simular estilhaços de vidros de miniaturas. Então as técnicas usadas aqui são de último tipo.

    Pintar o depron parece mesmo dureza. Ele tem uma superfície lisa demais. Acho que vou deixar sem pintar, imitando pedra (mármore) ou como piso ou até como pedaços de parede quebrada no chão.

    E mais uma vez digo que as suas composições de fotos são muito boas. Para isso também precisa ter criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!
      Aquelas técnicas dos Tokusatsu são incríveis! A Cena de vidro quebrando que me vem à mente é a abertura de Winspector, com Fire saltando para fora por uma janela.

      Tem um depron que já vem na cor cinza, o que te poupará trabalho e tinta, que são os utilizados para embalar carnes.

      Obrigado pelo elogio. Sou um eterno aprendiz! Ainda quer ver os bonecos da Casa do Boneco Mecânico num cenário assim!

      Abraço e até a próxima!

      Excluir
  4. Show a matéria! Nunca tinha pensado no drepon como material para fazer essas casinhas. Apesar de ser complicado de pintar, ele parece prático no resto da composição.
    Essas casinhas realmente deixam as cenas mais legais, mesmo que elas não sejam o foco principal. Fazer esse tipo de coisa é bem legal, e até meio terapêutico hehehe. Pena que requer um bom tempo, e espaço.

    Uma vez fiz um "puxadinho" para meus Nendoroids. Usei só papelão, fiz uma leves ranhuras com lápis e depois passei um verniz base água usando um pincel de pátina. O acabamento até que fica legal, no estilo madeira. Pena que depois eu tentei ampliar o puxadinho e estraguei o bagulho todo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Super Ronin!

      Essa do Depron eu aprendi no CAFA, porque as ideias do pessoal lá são incríveis!
      A casinha no fundo dá uma ideia de o boneco não ser um brinquedo, eu acho. Isso é bastante relaxante, mas não dava muito certo fazer em casa. Meu filho não podia ver o pincel nem nada, que já queria me "ajudar".

      Deve ter ficado massa. Tô começando a achar mais graça nesses Nendoroids. Já aconteceu comigo de tentar melhorar algo e acabar destruindo! Hehehehe!

      Até a próxima, meu nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!