A trajetória de Moisés (Parte 1)

Saudações, queridos amantes da leitura. É com enorme satisfação que aparecemos com o primeiro Espaço Sunday de 2017, trazendo a história do homem mais manso que já existiu: Moisés. Mas ele não nasceu assim, mansinho... Ele teve que passar por altos e baixos, até cumprir o chamado de Deus em sua vida.


Lembram da história de José do Egito? Pois bem, após a sua morte, veio um faraó que não o conhecia. E passou a notar o crescimento absurdo do povo de Israel. Quais seriam as medidas para controlar esse povo, de maneira que não houvesse uma revolta para tomar o poder?


CONTEXTO HISTÓRICO
5 Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
6 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Êxodo 1:5-11
 O fardo estava pesado. Muito trabalho, nenhuma misericórdia. E vocês acham que aumentar a carga de trabalho resolveu alguma coisa? O povo hebreu continuou a crescer. E isso deixava o faraó muito preocupado, e os egípcios enfadados pelo grande número de israelitas.
Dessa vez não tinha Chapolim pra dar jeito nessa situação. O faraó enfureceu-se de maneira que mandou as parteiras darem um fim aos bebês que fossem meninos. Mas essas mulheres eram tementes a Deus e não obedeceram ao faraó. Quando ele as chamou para se justificarem pelo contínuo aumento populacional, mesmo após sua ordem, elas disseram que quando chegavam para realizar o parto, os meninos já estavam fora da barriga! Não contente com essa informação, o poderoso chefão do Egito mandou jogar a gurizada toda no rio Nilo.
Uma mãe conseguiu esconder seu filho por 3 meses, então teve a ideia de colocá-lo num cesto de junco e mandá-lo flutuar pelo rio. Sua filha acompanhou o cesto, que chegou até um local onde a filha de faraó se banhava. Ela viu que o menino era hebreu, teve compaixão dele e o adotou. A menina, Miriã, apareceu e se ofereceu para encontrar "alguém" para amamentá-lo, ou seja, a sua própria mãe.
Moisés, quando já estava desmamado, foi entregue à filha do faraó para receber a educação egípcia. Assim, ele se manteve até seus 40 anos de idade, cheio de conhecimento das ciências e artes do Egito. Ao sair pra dar uma volta, viu um hebreu sendo castigado por um egípcio e aquilo lhe tocou fortemente o coração, de maneira que partiu pra cima do carrasco e tirou-lhe a vida. Descobriram esse ato de Moisés e queriam matá-lo. Ele partiu pra uma terra distante, onde casou, teve filho e cuidava de ovelhas. Mas essa tranquilidade chegaria ao fim.
Já era, Moisés! O Senhor o recrutou para cumprir a missão de libertar Israel. Não seria uma tarefa fácil. Como prova de que Ele o acompanharia, sua vara transformou-se numa serpente. Sua mão, ao ser colocada junto ao peito e retirada, saía como leprosa e repetindo o processo, ela voltava ao normal. Mas Moisés disse que não era bom com as palavras. Então o Senhor disse que enviaria o seu irmão, Arão, para ser o seu orador. Estes seriam os sinais para convencer o faraó a deixar o povo sair do Egito. Deus disse, ainda, que endureceria o coração dele.
Não foi diferente do que o Senhor havia dito a Moisés. O faraó estava emburrado e não atendeu ao pedido de Moisés. Então veio uma, duas, três... nove pragas! Ainda assim, faraó bateu o pé e não deixou o povo sair. Assim como um videogame, cada praga era uma fase. A última fase geralmente é a mais difícil. Não foi diferente com a última praga.
Foi a pior praga de todas. O mais incrível é que as pragas afetavam somente os egípcios. Para não serem atingidos pela última praga, os hebreus tiveram que executar alguns procedimentos. Essa foi a primeira Páscoa. Até aqui, não vi coelhinho nem ovo de chocolate. Vi sangue. Muito sangue nos umbrais das portas das casas hebreias. E não teve uma casa egípcia que não tivesse um morto. Todos os primogênitos do povo egípcio foram mortos pela última praga.


Não teve jeito. Faraó teve que deixar Moisés levar o povo para o deserto, rumo à Terra Prometida, pois seu filho tinha sido morto pela décima praga.

Quais serão os perigos que aguardam os hebreus? Faraó vai deixar geral sair assim, numa boa? Moisés conseguirá entrar em Canaã? Não percam o próximo Espaço Sunday no mês que vem! As lições aqui abordadas vão até o livro de Êxodo, capítulo 12 e versículo 26.
---

Pois é, rapaziada. A história foi dividida mais uma vez, pois meus desenhos de 2015 são poucos. O traço teve que ser um pouco mais estilizado e os textos nas ilustrações resumidos, pois as classes infantis estavam misturadas, ficando complicado de deixar numa linguagem mais rica em detalhes. Tentei resumir um pouco a história por fora dos quadrinhos. Espero que tenham gostado. Até a próxima matéria!

Adelmo Veloso

Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Êxodo 1:5-11
Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Êxodo 1:5-11

Comentários

  1. Saudações, Adelmo! E bom ver seus trabalhos novamente!

    Esta é provavelmente a história mais famosa do Velho Testamento. Até tenho um CD da cantora judia Fortuna com uma música que fala da parte do encontro de Moisés com Deus no deserto.

    Posso ver que está chegando perto de descobrir seu estilo próprio. As expressões dos personagens ficaram muito boas, algumas até cômicas, como a da capa, com Moisés vendo seu bastão se tornar uma cobra.

    No próximo vai ser aquela cena clássica. Vamos ver como foi feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys, obrigado pela visita!

      Preciso voltar às atividades com desenhos inéditos, pois a edição dos antigos, como a coloração do Moisés, estão me deixando acomodado! Os judeus são bastante dedicados às escrituras, com certeza esse CD deve ser fantástico!

      Obrigado pelos elogios, apesar de ainda ter um ano de traços a serem publicados aqui!

      Essa do mar se abrindo, pela correria, acabou não sendo feita, mas quer saber? Será um desafio desenhar essa cena para o mês que vem! Não sei se será colorida, mas já é um incentivo a melhorar o Espaço Sunday!

      Abração e até breve!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!