Outra Dimensão: Viva o Povo Baiano!

Olá, queridos leitores! Mais uma vez, estamos dando as caras por aqui em 2017. Esse é um novo quadro, experimental, onde falarei um pouco sobre assuntos que não são exatamente Cultura Pop, mas do tipo que fazem a gente refletir um pouco. Já fazemos isso no Espaço Sunday, mas aqui é algo mais do dia a dia, como pegar um ônibus lotado, reparar em alguma situação corriqueira, por aí vai.

Bahia
Fonte: Mochileiro

O tema de hoje foi escolhido para homenagear os baianos, dos quais me despeço este ano, como muitos já sabem. O texto foi publicado no livro Literarte Celebra Bahia, lançado em setembro de 2015, junto do livro Grandes Heróis do Antigo Testamento. Espero que curtam!


Viva o povo baiano!

Bahia. Terra fantástica, desde suas cidades do interior a primeira capital do país. Aquela que recebeu os navegantes portugueses e depois, estrangeiros de todo o mundo, dando início à formação da nação com a maior diversidade étnica do mundo, o nosso querido Brasil.
O estado brasileiro que não é falado apenas pela beleza de seus pontos turísticos, mas também de seu povo que possui uma identidade marcada pelo carisma e famoso por ser aquele indivíduo “despreocupado” e relaxado. Engana-se quem não vive ou convive com um baiano. É o tipo de pessoa que levanta cedo para entrar num ônibus apertado e volta para casa no mesmo transporte, mais cheio ainda e inserido num trânsito bastante lento, chegando tarde a sua casa, indo descansar para repetir tudo no dia seguinte.
 
Imagem: Varela Notícias
Muitos falam bastante das paisagens como a Chapada Diamantina, as praias de Porto Seguro e Ilhéus, a cachoeira de Paulo Afonso que foi admirada e digna de um livro do poeta Castro Alves. O Raso da Catarina, palco de diversas batalhas entra os cangaceiros do famigerado Lampião e a polícia local... São inúmeras as belezas naturais e artificiais de nossa Bahia. Mas nada disso seria lindo de se ver, se não fossem as pessoas anônimas que cuidam de tudo sem ser devidamente notadas.
  
Imagem: Edvan Bezerra, de Paulo Afonso - BA

Também não podemos deixar de lado as belezas que foram trabalhadas pelo homem, conhecidas mundialmente, rotas de diversos passeios turísticos, que são administradas por pessoas comuns, que não recebem muitas vezes a devida importância. O que seria do Elevador Lacerda sem o senhor que opera o cartão postal de Salvador, seguindo para o Mercado Modelo, onde pessoas batalhadoras vendem seus trabalhos artesanais que viajam pelo mundo todo, ornamentando estantes de casas de gente simples ou escritórios chiques? O que falar do passeio de barco na Ribeira, após tomar um delicioso sorvete, se não fosse o piloto da embarcação? Esta que leva em média cinco minutos para realizar seu trajeto, mas é tempo suficiente para admirar bastante a orla da grande Salvador.

 Imagem: febha.com.br

E o Pelourinho? O que seria dele sem todas as pessoas que fizeram parte de sua história? Como passar por lá e não fotografar o local que o astro mundial do POP, Michael Jackson, gravou seu clipe musical? E a casa que tem sua foto num local épico do vídeo, é de quem? Como é o nome da senhora que vende acarajé na praça? E o farol da Barra? Há pessoas que tomam de conta de todo o patrimônio histórico lá guardado, mas dá pra saber pelo menos o nome de uma delas? Viram? Nada de toda a beleza baiana teria sentido se não fossem essas pessoas. Pessoas simples, que muitas vezes são aquelas que estão nos ônibus apertados e presos num trânsito lento, que chegam cansadas em casa e no dia seguinte estão lá novamente, cuidando de tudo isso para que todos tenham um excelente passeio e leve ótimas recordações para suas cidades e países de origem.
Bahia é isso. É um povo lindo, guerreiro e feliz. Se você ainda não conhece pelo menos um dos pontos turísticos aqui citados ou alguma cidade desse nobre estado, está esperando o quê? Venha ter o prazer de visitar a primeira capital do Brasil, um dos estados mais antigos e que todos os dias recebe gente de todos os lugares do mundo. Conheça as cidades do interior, que também tem muita história para contar. E, claro, não esqueça de tratar bem as pessoas que estão à frente de tudo isso, pois são elas que indiretamente tornam os passeios inesquecíveis. Viva a Bahia! Viva ao povo baiano!


Comentários

  1. Saudações, Adelmo!

    E belo texto, que retrata bem o povo da Bahia, que é tomado por estereótipos, mas na verdade é bem diferente do que imaginam.

    Temos mesmo que nos voltar para o nosso país, que é cheio de maravilhas, tanto as naturais quanto as arquitetônicas. E também as próprias pessoas que vivem o dia-a-dia para fazer da Bahia o que ela é. Isso sem falar na História e suas influências culturais por todo o Brasil.

    Excelente trabalho e Boa Sorte em sua nova morada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Sou pernambucano, mas fui criado no interior da Bahia (tem muita história pra aparecer por aqui). Salvador eu só vim conhecer quando tive de morar aqui!

      Sobre voltar para nosso próprio país, um mangá que seria incrível era "Triste fim de Policarpo Quaresma" - onde é retratado um "super" patriota, aquele que até lutou para que o tupi-guarani fosse o idioma oficial daqui.

      E a Bahia é isso: movida por pessoas anônimas, mas que tem sim um nome e família para cuidar em casa. Estamos mudando de Estado, mas as matérias continuarão! Até a próxima!

      Excluir
  2. Feliz 2017, SuperAhamenses!
    Vai pra onde agora, Adelmo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninja Paulini! Feliz ano novo! Parto para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul! Já saí de Salvador, mas ainda estou curtindo as férias no Nordeste!

      Excluir
    2. Legal. Recentemente, estive em numa cidade perto de Goiânia, lá no Outlet Brasília.
      Está conhecendo o país todo, hein?!
      Maneiro mesmo!

      Excluir
  3. A Bahia é linda mesmo! Já tive o prazer de conhecer, e apesar de ter sido uma viagem curta, foi uma maravilha! Que coisa bem boa um acarajé XD

    É sempre bom lembrar o lado positivo do nosso país, ainda mais nesses tempos de crise em que o otimismo está em baixa. O povo baiano é demais, e eles ralam como todo brasileiro! Essa história de despreocupado é intriga da oposição hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!
      Oficialmente, já parti para minha nova casa e tenho saudades da Bahia (saí hj de manhã).

      Ainda estou curtindo as férias no Nordeste, mas as observações desse texto podem ser estendidas ao estado de Alagoas! Essa oposição é uma chatice, hehehehehe!

      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!