O Rei Saul

Olá, queridos leitores! De volta com mais um Espaço Sunday, dessa vez trazendo a história do Homem segundo o coração de Deus: Davi. Vocês devem lembrar que já contamos um pouco da história dele por aqui, não é? Mas foi breve porque a ênfase estava nos reis de Israel. Nessa primeira parte, conheceremos o reinado de Saul.


Lembrando que os traços são de 2015, serão as últimas desse ano a aparecerem por aqui neste mês e no próximo. A partir de maio, começarão os desenhos de 2016.


ANTERIORMENTE...

Lembram da história dos juízes de Israel? Pois bem, quando acabou o período deles, onde os homens agiam de acordo com a vontade de seus corações, teve início a era dos reis de Israel. Vamos começar relembrando o final da história de Samuel, o último juiz.

Samuel foi um milagre de Deus na vida de Ana, sua mãe. A Bíblia nos conta que ela ainda teve sete filhos após Samuel! Isso porque era estéril! Quando cresceu, foi entregue na casa de Deus para ser criado por Eli, juiz de Israel. Logo como adolescente Deus falou com ele para que o povo se consertasse e voltasse a servi-Lo como deveriam. Foi aí que todos viram que Samuel era profeta e assim fizeram como  o Senhor havia ordenado. Mas o tempo passou e o povo não queria mais um juiz liderando-os. Foi aí que pediram um rei, assim como os outros povos possuíam.

Ao conversar com Deus, Ele permitiu que tivessem um rei, e este já tinha sido separado. Saul, um rapaz alto, formoso e forte, que estava procurando pelas jumentas de seu pai, foi bater na casa de Samuel. Lá ele recebeu todas as instruções de como proceder e a partir daquele momento, Israel já tinha um rei.

Após um determinado tempo, Saul começou a vacilar. E isso custou seu trono, pois Deus já tinha preparado outro homem para governar Israel em seu lugar. Mas os vacilos dele não pararam por aí. Tem muita pisada na bola e bolas na trave por parte de Saul para acontecer.

Mas nem tudo estava perdido na família de Saul. Ele tinha um filho bem desenrolado, chamado Jônatas. O cara era mestre quando o assunto era arco e flecha, deixando qualquer um no chinelo. Essa aventura dele chama bastante atenção e daria ótimos quadros num mangá!

Mais um vacilo pra coleção de Saul. Qual rei inteligente deixaria seus subordinados com fome numa guerra, em um momento crucial? Essa anta foi Saul. E não parou por aí, pois ele disse que mataria quem descumprisse essa ordem. Bom que dava pra escolher a maneira de morrer: de fome, no combate ou pela mão do rei Saul.
Lembram que Deus havia dito que tinha separado outro homem para reinar no lugar de Saul? Pois bem, esse homem era Davi, que na época ainda era um jovem pastor de ovelhas. Essa lição nos mostra que a aparência não tem importância para Deus, pois ele olha para o nosso coração. Samuel errou todas vezes em que viu cada filho de Jessé, achando que cada um era um rei em potencial. Aí Deus escolheu o garoto mais humilde, o caçula, o menor. Sigamos o exemplo de Davi, que sejamos pessoas simples e façamos as coisas para agradar a Deus, não aos homens.

---

E essa foi a primeira parte da história de Davi, apesar de termos visto bastante de Samuel e Saul. Mês que vem traremos o final dessa história e as importantes lições de vida que esse homem trouxe para nós. A gente se vê em breve!

Adelmo Veloso


Comentários

  1. Tinha ouvido falar que o reinado de Saul tinha sido um fracasso. Agora vejo as razões. Pelo que vejo ele não agradava nem Deus nem os homens com suas decisões erradas. Uma pena, pois me lembro vagamente que no fim do filme de Sansão e Dalila, o herói confiava o destino dos hebreus a Saul pouco antes de morrer. Mas Davi vai fazer um pouco melhor.

    Devido à natureza da narrativa, desta vez noto que os personagens são o centro. Ficou boa a contraposição de Saul e Davi. Logo dá para saber quem é bom e quem é ruim nessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Ele até que havia começado bem, pois ainda estava cheio do Espírito de Deus. Mas a inveja começou a encher seu coração. A mulherada aumentou a diferença de pontos entre Davi e ele, que não o agradou nem um pouco.
      Esse filme seria aquele de 1949? Lembro de ter assistido a ele várias vezes e, de acordo com a Bíblia, ainda teve mais alguns juízes liderando Israel e só depois apareceu Samuel, o último deles.

      Deve ser coisa minha. Gosto de fazer o estudo em torno de um personagem, como as lições que a vida deles quis nos passar, o que não devemos repetir, por aí vai. Mês que vem tem mais! Até a próxima!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!