A trajetória de Moisés - Parte 2

Olá, queridos amantes da leitura e desenhos japoneses, americanos, animados, enfim, tudo que é legal nesse meio! Vai tudo bem? Estamos de volta com o Espaço Sunday, finalizando a história de Moisés (mais ou menos, porque não desenhei todas as lições).


O que será do povo hebreu?

Vamos terminar a história de Moisés, o príncipe do Egito! Como será que o povo vai atravessar um mar inteiro? Apertem os cintos e vistam suas capas de chuva, porque vocês vão passar pelo Mar Vermelho!!!


ANTERIORMENTE...

Deus enviou as dez pragas, causando estragos imensos e incalculáveis sobre todo o povo egípcio. Foi uma praga pior que a outra, e a última foi praticamente a pior de todas, pois acabou com a vida dos primogênitos , inclusive do filho de faraó. Juntamente com  a última praga, os hebreus comemoraram a primeira Páscoa, além de passar sangue de um cordeiro sem máculas sobre os umbrais das portas, impedindo que o terrível Anjo da morte ceifasse qualquer vida israelita. Assim, faraó permitiu que Moisés saísse com todo o povo para o deserto, a fim de prestarem seu culto ao Senhor.


Mas parecia que o faraó tinha memória curta ou dupla personalidade! Logo que ele soube que geral havia metido o pé do Egito, mandou todos os seus soldados se equiparem e partirem a mil atrás de todo o povo de Israel! Moisés deu de cara com o Mar Vermelho. Contorná-lo não estava em questão, porque os egípcios já estavam a caminho. E agora? - Foi quase isso que ele disse pra Deus. E o Senhor lhe respondeu: "Por que clamas a mim, Moisés? Toca nessas águas e diz ao povo de Israel que marche!"


Não teve jeito. Moisés tocou no mar e ele se abriu! Como prometi ao nosso amigo Usys, está aí a cena que geral esperou por semanas pra assistir naquela novela da Record! E foi assim que aconteceu. Moisés e o povo atravessaram o Mar Vermelho a pés enxutos! E quando o último hebreu passou pro outro lado, Deus soltou as águas tragando faraó, seus carros, cavalos e cavaleiros!

Outra coisa que chamou bastante minha atenção foi essa passagem do desenho. Vocês devem saber que o deserto é quente pra lascar durante o dia e frio pra burro à noite, não é mesmo? O Senhor providenciou uma nuvem para proteger o povo durante o dia e à noite uma coluna de fogo para iluminar e aquecer os hebreus na caminhada. Incrível, não?

Quando o povo saiu do Egito, trouxe apenas o essencial, como as roupas do corpo, os animais que eles cuidavam, alguns pães feito às pressas e água. Comida o pessoal dava um jeito (e olhe lá), mas e quando acabasse a água? Não tinha disk galão naquela época. E foi o que aconteceu. A água acabou e o povo reclamou de sede. Eles chegaram a um lugar chamado Mara, onde tinha águas amargas. Começaram a reclamar com Moisés, que ele tinha tirado o povo do Egito pra morrer no deserto e mimimi... Então ele orou a Deus, pôs um galho de árvore na água e ela se tornou potável!

Não falei que uma hora a comida também ia acabar? Mas eles não iam ficar comendo as ovelhas nem o gado, né? Então começaram a reclamar com Moisés, que ele tinha tirado mimimi e mimimi... e que ia morrer de fome no deserto. Moisés, o homem mais manso que existiu na Terra, orou ao Senhor e Ele enviou o maná, que era um tipo de algodão com gosto de pão de mel! Já pensou? E teve uma hora que reclamaram porque só vinha maná. Deus teve misericórdia e mandou codornizes para eles saciarem a fome de carne.


Havia chegado a hora de o Senhor dizer ao povo o que era correto e o que não era. Moisés subiu ao monte para receber as instruções, ou melhor, as tábuas da lei, escritas pelo dedo do próprio Deus! Sabemos que Jesus resumiu esses dez mandamentos em apenas dois: que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.


Enquanto Moisés estava lá no cume do monte, num total de 40 dias sem comer nem beber, o povo se agoniou e foi aperrear Arão, irmão de Moisés, para que ele fizesse um deus para eles se alegrarem e adorarem. Incrível que todos tinham presenciado as maravilhas já narradas aqui, desde a primeira parte da história, e ainda assim decidiram se rebelar contra o Deus que os havia libertado da escravidão do Egito. Essa ingratidão cheirou mal às narinas do Senhor, que mandou Moisés descer para tomar providências. Não foi nada bonito. Arão simplesmente respondeu que fez o que o povo tinha pedido. Muita gente pagou com a própria vida depois disso. Moisés largou as duas tábuas da lei no chão, tornando-as em pedacinhos.

Deveria ter mais duas lições desenhadas, mas pelo visto foi uma época de aperto ou não teve Escola Bíblica Dominical no dia. Mas vou resumir para vocês o final dessa história. Moisés teve que subir novamente para mais uma temporada de 40 dias, recebendo instruções novamente. Há estudiosos que afirmam a autoria (a escrita) de Moisés nessas novas tábuas. Lembram que o objetivo inicial era levar todo o povo à Terra Prometida? Pois bem, o povo entrou na terra, mas não essa geração que saiu do Egito. Por causa do pecado e até uma desobediência de Moisés, apenas duas famílias entraram em Canaã: a de Josué e a de Calebe. Canaã não estava mais desocupada, pois se passaram 400 anos desde a morte de José. O povo precisou lutar e não foi pouco. Josué liderou o povo após a morte de Moisés (120 anos e foi Deus quem o enterrou).

---

E assim chegamos ao fim de mais um Espaço Sunday. Espero que tenham curtido essa parte final. Fiquem ligados, pois no mês que vem tem mais. De quem será a próxima história? Lembrando que são traços de 2015. Alguma coisa já mudou de lá pra cá. Um grande abraço a todos e até lá!

Adelmo Veloso 

Comentários

  1. A abertura do Mar Vermelho é uma cena que não podia faltar! E ela foi muito bem executada por suas mãos, Adelmo! Tem até os peixes dentro da água dividida e um monte de personagens em cena, incluindo pessoas e animais. E a cena foi resumida de forma muito boa, com o faraó em um dos cantos da página e Moisés do outro.

    Criar essas cenas de grandes planos, mostrando os locais e a situação é o que enriquece a narrativa. Dá bastante trabalho, mas esse é o ponto em que é bom colocar força.

    A história de Moisés provavelmente é a mais conhecida do Velho Testamento. Me lembro de tudo o que foi contado, como a chuva de Maná, os Dez Mandamentos e o bezerro de ouro. E até que Moisés não chegava à Terra Prometida, embora tivesse conseguido guiar o povo até lá.

    Fico no aguardo dos próximos trabalhos, já com o traço mais atual. Continue persistindo em conseguir seu próprio estilo! Esse será seu diferencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Obrigado pela força. Foi algo que me fez rabiscar um pouco, pois já estava começando a enferrujar!

      Eu curti bastante desenhar uma cena assim. Geralmente fujo de cenários mais elaborados, porque ainda não domino a tal da perspectiva! Mas foi um ótimo pontapé inicial!

      A história de Moisés é incrível. Tem muitos detalhes que não apareceram aqui porque extraí das lições infantis (9 a 11 anos), mas que cairiam muito bem ilustradas pela minha pessoa, hehehe!! Moisés ainda pôde ver a Terra Prometida, mas não adentrou nela. A desobediência dele foi quando feriu a Rocha, que era o próprio Deus, quando deveria apenas tocar com o cajado. Moisés deu uma cajadada em Deus. Que é isso, Moisés?!

      Mais uma vez, obrigado pelo apoio. Pode apostar que virão coisas boas por aqui! De 2015 resta apenas uma história, que será postada no próximo mês. Os traços de 2016 já deram uma mudada. Até a próxima, meu nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!