A história do Rei Davi

Olá, queridos leitores e admiradores da Palavra de Deus! Estamos de volta com mais uma história da Bíblia, rabiscada em "traços que lembram o mangá" (hehehe)! Anteriormente, falamos sobre o Rei Saul, que foi bem obediente no início, mas falhou bastante até o final de sua carreira. O rei de hoje é o homem segundo o coração de Deus: Davi.



Separem seu cafezinho, os biscoitos cream cracker (mantenha-os longe do teclado) e vamos à leitura!


Na historinha anterior, vimos o resumo da trajetória do Rei Saul. Ele começou muito bem sua carreira e demonstrou que fora bem criado pelo seu pai nos caminhos do Senhor. Mas o ciúme e inveja começaram a tomar de conta de seu coração, por causa de um rapazinho que apareceu "do nada" e roubou a atenção da mulherada enquanto entoavam a canção: "Saul matou milhares, Davi, porém, matou dez milhares!" A partir daí, iniciou-se uma perseguição contínua para capturar o ruivinho que apenas tinha feito seu papel na guerra.

Também não foram apenas esses vacilos que fizeram com que Deus se desagradasse de Saul. Houve uma ordem dada por Ele para que todo o povo e gado de uma cidade fossem totalmente destruídos, mas não, Saul achou melhor preservar o gado e deixar o rei com vida. Foi então que o profeta Samuel proferiu as palavras: "Obedecer é melhor que sacrificar" - pois Saul tinha dito que o gado era pra oferecer como sacrifício a Deus.


Falando ainda em sacrifício, em outra situação, Saul não aguentou esperar Samuel para realizar um sacrifício e ele mesmo o fez. Isso desagradou bastante a Deus, que disse a Samuel que já tinha escolhido outra pessoa melhor que Saul para reinar em Israel.


Então, mesmo que falemos da história de Davi, Saul ainda vai aparecer um bocado por aqui!
---
Essa passagem está no livro de I Samuel, capítulo 16. Davi já tinha sido ungido pelo profeta Samuel, a mandado de Deus, conforme postagem passada. A unção do Senhor era tanta na vida de Davi, que ao tocar sua harpa próximo do rei Saul, tudo que era coisa ruim saía do corpo dele.


Essa passagem pode ser melhor acompanhada no capítulo 17 de I Samuel. Lá vocês vão encontrar os detalhes dessa batalha mundialmente conhecida: Davi X Golias!

 Davi também derrotou um urso e um leão! Essa história foi contada por ele ao rei Saul, para que lhe fosse permitido aceitar o desafio de Golias.




Ele até tentou vestir a armadura do rei Saul, mas não deu muito certo. A arma utilizada foi uma funda, com cinco pedrinhas. Golias até achou que Davi estava zombando dele com aquelas pedras, mas ele só queria matá-lo, mesmo! (hehehe!!!) E o resultado não foi outro: o gigante tombou com a primeira pedrada na testa.


Depois do acontecido com Golias, Davi foi muito bem recompensado. Ele casou-se com a filha do rei Saul e passou a morar no palácio. Seu cunhado, o valente e corajoso Jônatas, tornou-se seu brother de uma hora pra outra. O cara era parceirão, mesmo! Se continuarem a leitura de I Samuel, verão o tanto de coisas que eles passaram juntos, com direito até a salvar a vida um do outro.

Lembram da história de Saul ter ciúmes de Davi por causa da canção da mulherada? Pois foi isso aí que aconteceu. Começou uma busca incansável para matar alguém que era mais desenrolado que o rei Saul. Davi teve que meter o pé e passou a viver como um fora da lei. Mas ele não estava sozinho. Deus era com ele e muitos outros homens se juntaram a Davi, muitos endividados, outros tinham seus motivos para não viver livremente em Israel. E assim foram vários anos fugindo de Saul, até que chegou o dia de subir ao trono de Israel.

Não foi fácil assumir o papel de rei. Pelo tanto de coisa que Davi passou, Saul e Jônatas tiveram um fim muito triste. Ambos morreram numa guerra, mas a morte de Saul foi um suicídio.


Um engraçadinho apareceu a Davi dizendo que havia matado o rei, achando que seria recompensado, mas ocorreu o contrário: sua vida foi ceifada, pois era inadmissível alguém tocar num ungido do Senhor - Davi tinha em mente que, por mais errado que Saul fosse, não era seu papel dar um fim nele.


Em uma das guerras que Israel participou e perdeu, a Arca da Aliança foi roubada pelos filisteus, trazendo muitas desgraças para aquele povo, como hemorroidas pra geral. Depois essa Arca foi recuperada, mas um homem chamado Uzá vacilou em tocar nela, custando-lhe a vida. Primeiramente, carregar a Arca da Aliança num carro de bois não era correto. Quando ela pendeu e pareceu que ia cair, Uzá correu para segurá-la, mas foi fulminado na hora por Deus. Isso entristeceu Davi, além de deixar a mesma na casa de Obede-Edom, que foi abençoado durante 3 meses. Após isso, a Arca voltou para Israel, com muita dança e alegria do povo.

Essa é a última ilustração da história de hoje, mas não de toda a vida de Davi. Teve um vacilo com a mulher de seu general Urias, a famosa Bate-Seba, que por conta disso, a espada jamais se retirou do meio de sua família. Teve irmão violentando irmã, irmão matando irmão, mataram seu filho Absalão, que já tinha tomado de conta de Israel e feito com que Davi metesse o pé de lá... foram muitos os momentos de aflição na vida de Davi, mas tudo isso o inspirou a escrever belíssimos Salmos, além de nos deixar a lição de sermos sinceros diante de Deus. Davi foi vacilão algumas vezes, mas reconhecia quando estava errado e se arrependia verdadeiramente. Que possamos seguir o exemplo das suas boas ações.

---

E essa foi uma história resumida de Davi, o homem segundo o coração de Deus. Mês que vem iniciaremos as lições do ano de 2016, que até o momento foram as últimas que desenhei. No momento estou um pouco parado, ainda devendo a vocês alguns Nostalgia Draw e mais Aventuras do Super Oliver. Espero que tenham gostado, vou ficando por aqui! Até breve!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Davi é outro dos grandes personagens da Bíblia, conhecido por muita gente. É certo que a luta com Golias foi a mais famosa, mas teve muita coisa depois. Esse da Bate-Seba, que desagradou ao Senhor, até rendeu um filme.

    Bem engraçada essa de Davi tentando usar a armadura de Saul. E Davi mostrou que tamanho não importa. Basta acertar no lugar certo. E também que nunca se deve subestimar um inimigo.

    Mas nessa do transporte da Arca me pareceu mais que não foi Deus quem matou Uzá. Mas sim que Ele tentou avisar seu povo do jeito certo de se carregar o artefato, pois se feito de modo incorreto, a Arca poderia esmagar uma pessoa com seu peso. Uzá fez do jeito errado, ignorando as instruções e perdeu a vida com seu descuido.

    Fico no aguardo dos trabalhos de 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Davi é um homem bem citado até os dias de hoje. Seus atos de bravura e até seus vacilos nos ensinaram importantes lições. O vacilo de Bate-Seba foi bem feio, pois teve adultério e assassinato, além de ocultar esse ato. Mas nada está encoberto diante de Deus!

      Eu imaginei desse jeito! hehehe! Foi muita coragem dispensar uma armadura para lutar com um gigante que estava armado até os dentes.

      A Bíblia nem sempre detalha os fatos, mas em I Crônicas está escrito assim: "Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus. Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá." (1 Crônicas 13:9,10, 11)
      Deus era e sempre foi bem rigoroso quando o assunto são as leis, coisa que o homem não entendeu muito bem, chegando ao ponto de crucificar o próprio Jesus por "não seguir as leis de Moisés" - bem contraditório, né? Isso é o ser humano. Em 2016 falamos mais do Novo Testamento. O traço deu uma mudada novamente! A gente se vê lá! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!