Os amigos de Jesus - Parte 1

Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, trazendo algumas reflexões com temas bíblicos no estilo Mangá! Essas lições foram feitas no ano de 2016 e ministradas no início do ano (Jan-Mar).




Na matéria de hoje, falaremos sobre os amigos de Jesus. Esta será a primeira parte, contendo as seis primeiras histórias.
No mês passado, falamos um pouco da história de Davi, o rei que de sua descendência veio o Salvador do mundo, Jesus Cristo. Seu ministério, que começou por volta dos 30 anos de idade, foi cheio de curas, milagres, esperança e muito amor. Também não foram poucos os seus amigos, que teve de todos os tipos, desde desconfiados até traidores. E não foi apenas com Jesus que pudemos aprender muitas coisas, mas também com esses amigos, como veremos a seguir.


João Batista foi primo de primeiro grau de Jesus. Ele era filho de Isabel, irmã de Maria, mãe de Jesus. Sua idade era bem próxima da do Cristo, pois a diferença era de apenas alguns meses. Muitos acreditavam que ele era Elias ou até o próprio Filho de Deus, mas ele esclareceu que era apenas o que tinha vindo para preparar o caminho para Jesus. Também foi o responsável pelo batismo do arrependimento nas águas, batizando o próprio Jesus, como estava previsto nas Escrituras.

Essa história é bem interessante. Tiago e João eram irmãos, filhos de Zebedeu e viviam da pesca. Certa feita eles pediram a Jesus que os deixassem sentar ao seu lado quando estivesse no Trono nos céus. Também teve uma passagem em que um dos discípulos perguntou a Jesus qual deles seria o maior no Reino dos céus. Sabiamente, respondeu-lhes que quem chegasse como criança, esse seria o maior, pois os humilhados seriam exaltados e os exaltados, humilhados.

Muitos sabem que João era o discípulo que Jesus amava, tanto que foi o último a morrer e o único que partiu por morte natural. Mas não imaginam que o rapaz aí era meio esquentadinho!

Já Pedro, era o amigo impulsivo! Com ele não tinha meio termo, ou era aquilo ou não era. Exemplo disso é a história acima e outra ocasião foi quando ele cortou a orelha de um sacerdote com uma espada! Depois disso tudo, Pedro passou por uma transformação e tornou-se outra pessoa, bem mais madura e um dos pilares principais da fundação da Igreja Primitiva.


Antes da vinda do Messias, havia vários estudiosos que estavam aguardando ansiosamente a sua vinda. Eles eram chamados de fariseus e saduceus, tendo algumas diferenças nas suas doutrinas. Foi aí que o Messias apareceu e praticamente todos eles não perceberam que as Escrituras estavam se cumprindo debaixo de seus narizes. Nicodemos foi um dos que tiveram a humildade de reconhecer a procedência de Jesus e seu fiel propósito, tanto que foi até sua casa, à noite, para tirar algumas dúvidas. Ele aprendeu sobre o Novo Nascimento.

Marta e Maria ainda aparecem algumas vezes no Novo Testamento. Veremos no próximo Espaço Sunday as histórias de seus irmãos Lázaro e Maria. 

---

E esse foi o Espaço Sunday sobre os amigos de Jesus. Espero que tenham gostado. Lembram de mais algum detalhe sobre os personagens apresentados aqui? Conta pra gente! A gente se vê na próxima matéria! Até lá!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Noto que nestes trabalhos o traço está bem mais limpo. E os personagens são retratados com verossimilhança, em trajes surrados e até um pouco sujos, incluindo o próprio Jesus. Isso ajuda a mostrar que Ele queria estar junto do povo e não em cima de um pedestal.

    "Muitos utilizam o nome de Jesus para obter vantagens". Verdade. Eis uma coisa que vejo muito e que sinto que é errado. Tinha um Mandamento que era de "Não utilizar o santo nome em vão", não tinha? Acho que é isso o que esse Mandamento quer dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Muita coisa dessa evolução eu devo à Bakuman. A história da dupla me motivou a continuar desenhando - e isso é o que nos faz crescer: a prática constante. Mas ainda preciso melhorar muito!

      Jesus era carpinteiro, vivia na região onde tinha muita poeira e eles andavam pra caramba (até dias) em estradas que levavam a outras cidades. Ficar sujo é uma consequência óbvia! Hoje eu não engulo mais as imagens do Jesus branco de olhos azuis imaginado pelos europeus. Certamente ele era bem moreno e com cabelo meio ruim como o meu! E Ele foi a humildade em pessoa, desde seu nascimento até a sua morte, que foi num túmulo comprado por José de Arimateia.

      É erradíssimo. Está entre os dez mandamentos Não utilizarmos o nome de Deus em vão.
      A gente se vê por aí! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!