Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, trazendo algumas reflexões com temas bíblicos no estilo Mangá! Essas lições foram feitas no ano de 2016 e ministradas no início do ano (Jan-Mar).
Na matéria de hoje, falaremos sobre os amigos de Jesus. Esta será a primeira parte, contendo as seis primeiras histórias.
João Batista foi primo de primeiro grau de Jesus. Ele era filho de Isabel, irmã de Maria, mãe de Jesus. Sua idade era bem próxima da do Cristo, pois a diferença era de apenas alguns meses. Muitos acreditavam que ele era Elias ou até o próprio Filho de Deus, mas ele esclareceu que era apenas o que tinha vindo para preparar o caminho para Jesus. Também foi o responsável pelo batismo do arrependimento nas águas, batizando o próprio Jesus, como estava previsto nas Escrituras.
Essa história é bem interessante. Tiago e João eram irmãos, filhos de Zebedeu e viviam da pesca. Certa feita eles pediram a Jesus que os deixassem sentar ao seu lado quando estivesse no Trono nos céus. Também teve uma passagem em que um dos discípulos perguntou a Jesus qual deles seria o maior no Reino dos céus. Sabiamente, respondeu-lhes que quem chegasse como criança, esse seria o maior, pois os humilhados seriam exaltados e os exaltados, humilhados.
Muitos sabem que João era o discípulo que Jesus amava, tanto que foi o último a morrer e o único que partiu por morte natural. Mas não imaginam que o rapaz aí era meio esquentadinho!
Já Pedro, era o amigo impulsivo! Com ele não tinha meio termo, ou era aquilo ou não era. Exemplo disso é a história acima e outra ocasião foi quando ele cortou a orelha de um sacerdote com uma espada! Depois disso tudo, Pedro passou por uma transformação e tornou-se outra pessoa, bem mais madura e um dos pilares principais da fundação da Igreja Primitiva.
Antes da vinda do Messias, havia vários estudiosos que estavam aguardando ansiosamente a sua vinda. Eles eram chamados de fariseus e saduceus, tendo algumas diferenças nas suas doutrinas. Foi aí que o Messias apareceu e praticamente todos eles não perceberam que as Escrituras estavam se cumprindo debaixo de seus narizes. Nicodemos foi um dos que tiveram a humildade de reconhecer a procedência de Jesus e seu fiel propósito, tanto que foi até sua casa, à noite, para tirar algumas dúvidas. Ele aprendeu sobre o Novo Nascimento.
Marta e Maria ainda aparecem algumas vezes no Novo Testamento. Veremos no próximo Espaço Sunday as histórias de seus irmãos Lázaro e Maria.
---
E esse foi o Espaço Sunday sobre os amigos de Jesus. Espero que tenham gostado. Lembram de mais algum detalhe sobre os personagens apresentados aqui? Conta pra gente! A gente se vê na próxima matéria! Até lá!
Adelmo Veloso
Noto que nestes trabalhos o traço está bem mais limpo. E os personagens são retratados com verossimilhança, em trajes surrados e até um pouco sujos, incluindo o próprio Jesus. Isso ajuda a mostrar que Ele queria estar junto do povo e não em cima de um pedestal.
ResponderExcluir"Muitos utilizam o nome de Jesus para obter vantagens". Verdade. Eis uma coisa que vejo muito e que sinto que é errado. Tinha um Mandamento que era de "Não utilizar o santo nome em vão", não tinha? Acho que é isso o que esse Mandamento quer dizer.
Super Usys! Muita coisa dessa evolução eu devo à Bakuman. A história da dupla me motivou a continuar desenhando - e isso é o que nos faz crescer: a prática constante. Mas ainda preciso melhorar muito!
ExcluirJesus era carpinteiro, vivia na região onde tinha muita poeira e eles andavam pra caramba (até dias) em estradas que levavam a outras cidades. Ficar sujo é uma consequência óbvia! Hoje eu não engulo mais as imagens do Jesus branco de olhos azuis imaginado pelos europeus. Certamente ele era bem moreno e com cabelo meio ruim como o meu! E Ele foi a humildade em pessoa, desde seu nascimento até a sua morte, que foi num túmulo comprado por José de Arimateia.
É erradíssimo. Está entre os dez mandamentos Não utilizarmos o nome de Deus em vão.
A gente se vê por aí! Abraço!