Os amigos de Jesus - Parte 2

Olá, pessoal! De volta com o espaço mensal Sunday! Mês passado vimos 6 lições apresentando os amigos João Batista, Tiago e João, Pedro, Nicodemos e Marta. Hoje veremos as últimas 7 lições pra fechar esse assunto, com outros personagens bem interessantes, como os primeiros!

Zaqueu, o cobrador de impostos que não era muito estimado pelo seu povo...

Vocês devem ter notado que cada vez menos tenho falado das técnicas utilizadas em cada desenho, mudando o foco para as histórias. As canetas utilizadas em 2016 foram as de nanquim descartáveis. O traço ficou mais espesso e o Photoshop ajudou a dar uma vida em alguns deles, com cores. Mas vamos ao que interessa!

Essa história é bem bacana. Maria é a irmã de Marta e Lázaro (a história dele está logo abaixo). Ela foi um dos destaques da história anterior, que nos mostrou Marta, a amiga preocupada, distraída. Nessa lição, aprendemos que devemos oferecer ao Mestre o que temos de melhor - ela o presenteou com um perfume caríssimo, lavando os pés de Jesus com lágrimas e enxugando-os com os cabelos. Oferecer ao mestre o que temos de melhor não quer dizer que seja tudo material - nossas vidas devem ser um sacrifício vivo oferecido ao Criador dos céus e da Terra.


A passagem que podemos notar um Cristo 100% homem, mesmo sendo 100% Deus. Ele chorou com a "morte" de seu amigo, mas isso já tinha um propósito. Já tinham avisado a Ele que Lázaro tava malzão de saúde. Jesus chegou com Lázaro enterrado há quatro dias e já cheirava mal. Mas todos ali puderam presenciar o milagre da ressurreição de um defunto!

Pagar impostos não é uma tarefa muito agradável de se fazer, principalmente quando testemunhamos a situação que nosso país está passando. Mas Jesus disse que deveríamos dar a César o que era de César, ou seja, deveríamos pagar os impostos. E quando os impostos eram cobrados a mais? Nosso amigo, Zaqueu, fazia isso. Por isso os judeus não gostavam dele, pois ajudava a recolher os tributos para Roma. Mas no Reino de Deus tem espaço para todos. Isso mesmo! Todos, desde que se arrependam e abandonem os velhos hábitos pecaminosos.

Essa história é bem difícil de aceitarmos o fato que Jesus estava disposto a perdoar o traíra do Judas, mesmo sem merecer. Na verdade, nenhum de nós merecia esse Amor de Deus, pois todos somos pecadores. Mas por essa ação de Judas, como uma peça de um quebra-cabeças, Jesus foi entregue aos romanos, castigado por eles e condenado à cruz pelos judeus. Essa ação fez com que ele derramasse todo o seu sangue por nós, assim como os animais eram sacrificados no Antigo Testamento, só que essa redenção foi completa, não sendo hoje mais necessários os holocaustos com os bichos (tipo nas histórias com Moisés e os profetas).
Uma curiosidade: na minha cidade e em algumas partes do Nordeste, na sexta-feira da Paixão, a rapaziada confecciona um boneco com roupas velhas, simbolizando o Judas. Este é pendurado num poste de luz. À meia noite, eles o tiram de lá a chutes, porradas e por fim o queimam. Doidera, né?

Tem gente que gosta de brincar com essa história, dizendo que Jesus apareceu primeiro a uma mulher porque sabia que a notícia se espalharia mais depressa! Mas é brincadeira, viu, meninas?! E mesmo acontecendo isso, os discípulos ainda ficaram na dúvida, sem acreditar na coitada.

A prova dos 9. Tomé disse que só acreditaria na ressurreição do Mestre se pudesse tocar nos ferimentos! Quando Ele apareceu, nem foi necessário!

E aqui temos o fechamento das histórias dos amigos de Jesus. Cada um deles teve algo a nos ensinar, inclusive o que não devemos ser, como o Judas Iscariotes. Espero que tenham gostado das lições! Mês que vem ainda teremos alguns desenhos de 2016 - com muito reaproveitamento (vocês vão me desculpando), pois o tempo foi bem corrido (pra variar, o Super Oliver já tinha nascido e já tinha bastante energia, desde bebezinho). Até breve!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. A caneta especial para nanquim funciona bem, com traços mais firmes. Mas igualmente firme deve ser o braço para que não haja desvios. É preciso bastante habilidade e também escolher bem a tinta. Tem algumas que acabam com a caneta com pouco tempo de uso.

    As mulheres ficaram bem desenhadas. O Judas ficou bem "cara bonitão", apesar do que ia fazer.

    Desta vez vieram histórias bem famosas, como as de Zaqueu, Tomé, Judas Iscariotes e Maria Madalena. A de Lázaro também é bem conhecida e uma referência a ela foi usada em um dos personagens de Batman, o Rã's Al Ghul.

    ... Eu sempre tive dúvidas quanto à chamada "Malhação do Judas". Sinto que isso vai contra os preceitos de Jesus, de perdoar a quem nos tenha ofendido. O que Judas fez foi reprovável, mas será motivo para esse tipo de punição mesmo depois de dar cabo de sua própria vida? Ainda mais tendo em vista que o próprio Jesus sabia que isso ia acontecer. Era parte de Seu plano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Desenhar é um grande teste de paciência. Em minha mente, tenho o desenho perfeito, mas a maior dificuldade está em passar para o papel essa imagem mental! Infelizmente, não sai como quero, mas é aí que entra uma expressão de Rock Lee, em Naruto: quem não tem o dom, desenvolve tais habilidades por meio do esforço!

      Valeu pelo elogio! Judas poderia ser mais cara de vilão, mesmo, hehehe!

      Até em Pokémon rolou uma referência à Bíblia, num episódio em que Brock cita a arca de Noé.

      A malhação do Judas vai totalmente contra o que Jesus nos ensinou. Aproveito para abrir um parêntese para outra referência fora da Bíblia, em As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C.S. Lewis. Nessa história, Edmundo trai os seus irmãos para se aproveitar das promessas da feiticeira, mas o Leão (na figura de Cristo) se oferece para entregar sua vida no lugar dele. Não vou contar o que acontece, mas essa atitude mostra o que Jesus fez por todos nós. Ele perdoaria o Judas, se ele tivesse se arrependido e procurado o perdão.

      Até a próxima, meu nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!