Sunday: De Abraão a Jacó

Olá, queridos leitores e admiradores da Palavra de Deus! Tudo na paz? Estamos de volta com o quadro mensal Sunday, onde separamos um tempinho para refletir sobre histórias marcantes da Bíblia, que nos trazem grandes ensinamentos. A historinha de hoje é sobre Abraão, Isaque e seus filhos Jacó e Esaú.


- Quer um pouco desse guisado? Só trocar pelo seu direito de primogênito, mano!

A história do povo de Israel tem base na escolha de vida de Abraão. Como assim? Vamos à leitura!



UR DOS CALDEUS

Após a confusão na construção da Torre de Babel, o povo se espalhou pela terra. Muitos anos se passaram e Terá gerou a Abrão, que junto de seu neto Ló, saíram da terra de Ur dos Caldeus rumo a Canaã, mas foram até Harã e ficaram por ali. 

Gênesis 12:

1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
NASCE ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA
Após essa passagem, Deus prometeu a Abraão (que mudou de nome) que ele seria pai de uma grande nação. Como? Sua esposa era estéril e os dois já estavam bem avançados em idade. No fim, deu tudo certo e ambos tiveram um filho, Isaque.

Depois, disso, o garoto cresceu. Quando já estava com seus 40 anos de idade, seu pai mandou um servo de confiança ir até a terra dos parentes de Sara, sua mãe, para arrumar-lhe uma esposa (Gênesis 24).  O servo cumpriu a missão e trouxe Rebeca para ser esposa de Isaque. Após a morte de sua mãe, o rapaz que estava bem triste encontrou a alegria nos braços de sua amada.
Após o casamento, vieram muitos outros momentos felizes, mas ainda faltava alguma coisa: Rebeca não podia ter filhos. Foi outra luta do casal, pedindo a Deus em oração por um milagre, e o Senhor atendeu. Em dose dupla. Rebeca tinha dois guris no ventre, que brigavam bastante!

NASCEM ESAÚ E JACÓ


Muita gente pode achar bobeira o fato de Esaú ter vendido o direito de primogenitura ao seu irmão por um prato de lentilhas, mas isso foi totalmente abominável por Deus. Isso porque tal direito era a garantia de que o primogênito assumiria o lugar do pai quando este morresse. Mais do que isso, Deus tinha um concerto com essa família desde Abraão, e nos mostra o pouco caso que Esaú fez dessa bênção.
Quando Jacó enrolou Esaú, passando-se por ele na hora de oferecer um guisado saboroso ao velho pai Isaque, acabou sendo abençoado como primogênito - coisa que Esaú não estava nem aí desde que havia vendido seu direito.
A confusão se armou, tanto que o desejo de Esaú era matar seu irmão Jacó. Rebeca logo ajeitou uma trouxa de roupas e mandou que Jacó fosse embora para a terra de Labão, seu tio, até que Esaú se acalmasse. Ele partiu com tudo, deixando todos para trás.

A história de Jacó também é muito interessante, mas acredito que seria melhor um Espaço Sunday só pra ele! Após toda essa caminha dele, vimos ele passar pelo mesmo problema de seu pai e avô, que tiveram mulheres estéreis. Da mesma maneira, Deus também ouviu suas orações e fez com que Raquel fosse mãe de seus dois filhos queridos: José e Benjamin. A história de José já é bem conhecida de vocês!

---

E é isso aí, pessoal. Espero que tenha sido do agrado de todos essa leitura. A Bíblia é recheada de histórias assim, que sempre tem algo a nos ensinar. Acredito que no próximo mês já deva vir algum desenho feito em 2017, pois estes dois de hoje são os últimos de 2016. A gente se vê na próxima postagem!

Adelmo Veloso 

Comentários

  1. Vejo bastante progresso nas técnicas de desenho. Em especial nas proporções dos personagens, bem mais equilibradas. E outro ponto são as expressões faciais, de orgulho (Abraão) ou raiva (Esaú). Interessante que à primeira vista não dá para notar, mas vendo bem, Esaú e Jacó são parecidos, mostrando bem que eles são gêmeos. Mas existem traços que fazem um ser diferente do outro, inclusive na índole. Esaú tem traços mais rudes e em Jacó são mais delicados.

    Essa do Abrãao é bem famosa, pois o sacrifício exigido era bem alto. Era o legado dele, mas acima de tudo o filho que ele tanto amava e tanto trabalho deu para que ele existisse e crescesse. Essa história é boa para ilustrar o que significa a Fé, de que "Deus proverá".

    Ah, eu tinha mencionado Raquel em uma matéria que fiz. Vou fazer um link para essa, que explica melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Obrigado! São os últimos de 2016, se não me falha a memória. Abraão foi considerado amigo de Deus! Essa confiança é de nos deixar boquiabertos, pois era muita fé numa pessoa só! Esaú, segundo a Bíblia, era o mais chegado ao pai, envolvido com a caça e coisas de homem bruto! Já o Jacó, segundo eu imagino, seria mais delicado por ficar mais tempo com a mãe em casa, num Bake Off Brasil!

      Eu sempre tento me colocar no lugar dele. Sacrificar o Super Oliver? Mas, Senhor...? Ele foi lá oferecer o sacrifício, independente do resultado, pois sabia que Deus estava no controle - tanto que ele disse ao servo para esperar, pois ELES voltariam em breve.

      Raquel era a mulher amada de Jacó e ele tinha mais três. Mas justo ela era estéril! Fico contente em poder participar das indicações! Forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!