Museu Militar Brasileiro

Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com mais uma postagem diferente, ainda no âmbito cultural, dessa vez, trazendo um pouco da história das Forças Armadas Brasileiras. No dia de ontem, tive o prazer de visitar o Museu Militar Brasileiro, com um dos maiores acervos militares da América Latina.


Apertem os cintos, peguem seus caderninhos de anotações e preparem-se para uma viagem no tempo, mais ou menos para a época da Segunda Guerra Mundial.


ASSOCIAÇÃO CULTURAL MUSEU MILITAR BRASILEIRO

O Museu Militar Brasileiro foi fundado em 18 de abril de 2009. Trata-se de uma Organização Civil e sem fins lucrativos, que busca recolher, preservar e expor peças referentes à história das Forças Armadas Brasileiras. São mais de 160 viaturas expostas (caminhões para transporte de tropas, ambulâncias, jeeps raríssimos, das mais diferentes nacionalidades e emprego), canhões antiaéreos e também 2 aviões Boeing 737-300 restaurados, sendo um deles ambientado em sala de cinema e o outro adaptado para exposição de artigos militares  conforme fotos ao longo da matéria. Para maiores detalhes, há alguns vídeos no YouTube mostrando um pouco mais desse espaço.



LOCAL E FUNCIONAMENTO


Sua sede e foro estão localizados no município de Panambi - RS, na BR 285 - Km 420, tendo como responsável e diretor o Sr. Sefferson Steindorff, que é colecionador há mais de 33 anos. O Museu está aberto para visitação de Segunda a Sábado, das 8:00 às 11:30h e das 13:30 às 18:00h. Nos domingos e feriados, das 10:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00h, mas é bom dar uma ligada para confirmar. O contato é (55) 3375-0310.


PASSEANDO PELO MUSEU



Antes de entrar no Museu, logo de cara nos deparamos com uma loja de artigos militares e várias opções para presentes. Não resisti aos fuscas e acabei comprando um para o Super Oliver, que é fã desse modelo.


Alguns dos itens disponíveis na loja


Ao adentrarmos, somos recebidos pela equipe, que nos dá as boas vindas e nos acompanha durante o trajeto pelo Museu.



A primeira atração é o Boeing adaptado para cinema. É exibido um filme do History Channel, de 45 min, contando sobre a preparação de uma equipe brasileira que estava se dirigindo à Itália para "reviver" as fases da Segunda Guerra, devidamente caracterizados como pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Essa viagem contou com dois jeeps restaurados, fardas e até mesmo com os armamentos utilizados (adaptados para colecionadores, conforme lei local). Não era apenas uma tela como se vê na foto - depois apareceu outra como mágica para a segunda metade do avião.


Findado o filme, posamos para uma fotografia na escada do avião.


Não vou mostrar todas as peças aqui, pois a  matéria ficaria extensa e muitos perderiam a vontade de visitar o local pessoalmente! Muitas viaturas foram recuperadas fielmente, conforme modelo original, mas em outras foram mantidos os danos causados nas batalhas, como o Jeep acima. Há também sucatas de aviões irrecuperáveis, carros de combate (tanques de guerra) perfurados por projéteis e muito mais.
 


Cada peça da exposição conta com uma plaqueta, contendo as informações do material como ano de fabricação e onde foi empregado.
 


Dois de vários modelos de carros de combate blindados existentes no Museu.
 


Materiais de uso individual: marmita, caneco e cantil. Na parte coberta por vidro estão os itens que compõem a ração operacional, onde são desidratados, de fácil preparo e com um longo prazo de validade.
 


À esquerda temos um exemplo de kit higiene, além de acessórios de usos diversos. À direita, alguns distintivos da FEB, que eram costurados nos uniformes.




Essa aeronave é o famoso Búfalo C-115. Foram adquiridas 24 unidades em 1968 pela Força Aérea Brasileira e utilizadas para transporte de carga leve e lançamento de paraquedistas, aposentada em 2007. Hoje, as que cumprem essa missão são o C-130 Hércules, C-105 Amazonas e o C-95 Bandeirante (mais para o transporte de pessoal).
 




Evolução da tecnologia nas Comunicações. Alguns modelos de rádio e telefone. Acreditem, muitos desses aí ainda funcionam!

---

E é isso, pessoal. Espero que tenha despertado o seu interesse para conhecer um pouco da história de nossos heróis, que deixaram suas famílias para lutar pelo país em território estrangeiro - e acreditem, os pracinhas da FEB tiveram participação fundamental na rendição dos nazistas na Itália.

É mais fácil para quem for da região, mas nada impede os demais (que curtem entender o passado) de virem até o Rio Grande do Sul e ver com os próprios olhos essas peças incríveis. Eu fui porque já estava aqui e deu certo com a ocasião. Há um trecho de uma canção do Rosa de Saron que diz: "Se o mundo não conhece a própria história, está condenado a repeti-la" - é com esse verso que encerro o passeio de hoje. Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Vale muito a pena visitar o local! Relembrar um pouco da nossa História e estar mais próximo daquilo que fez parte da sua construção. O acervo é riquíssimo e o pessoal envolvido está sempre muito disposto a conduzir os visitantes e sanar as dúvidas que eventualmente ocorram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Eber!

      Obrigado pela participação, meu nobre! O passeio valeu muito a pena! A equipe da direção é muito boa, mesmo. Apareça mais vezes! Abraço.

      Excluir
  2. Um passeio excepcional, recomendo muito. O que achei mais incrível foi a forma como os materiais são cuidados e manutenidos, mantendo a originalidade.
    Parabéns meu amigo pelo blogm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malveirão, obrigado pela participação! O passeio foi do mais alto nível. Incrível, mesmo, como coisas tão antigas estão num grau bem elevado de conservação. Estamos por aqui, apareça mais vezes! Abraço.

      Excluir
  3. Excelente texto, irmão. Realmente valeu muito a pena a visita. Teu blog ganhou mais um fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Carlos, obrigado pela visita, meu nobre! Estamos por aqui pra fazer de animes, mangás, bonequinhos, fusca e outras coisas boas dessa vida! Apareça mais vezes! Abraço.

      Excluir
  4. Olha só para isso! Esse é o tipo de lugar que tem que ir ver pessoalmente para poder aproveitar na totalidade. Embora as fotos tenham dado uma boa ideia de como é. E o tempo nublado ajudou bastante, dando um bom clima.

    E então isso tudo é parte de uma coleção particular, mas com um museu montado? Impressionante! Deve ter dado bastante trabalho reunir todo esse material, ainda mais levando em conta que se trata de uma iniciativa civil, sem ligação com o Exército.

    Esses museus são uma boa opção de passeio e ajudam a conhecer mais da História. Gostava muito quando era menor e uma pena que não tenho mais conseguido oportunidade de visitar. Mas tenho vontade, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Vale muito a pena, reforço! É emocionante poder ver peças que fizeram parte de nossa história bem diante do nosso nariz!

      Sim! Coleção particular! São 33 anos de história, muita paixão e dedicação à atividade.

      Após sairmos de lá, chegou uma excursão de estudantes para fazer o passeio. Lembro de minha época escolar, que também ia nesses passeios aprender sobre algo diferente do cotidiano. Após esse passeio, fomos a uma vinícola e em seguida para as Ruínas de São Miguel das Missões - outro programa incrível, que provavelmente será postado aqui no próximo mês! Até a próxima,camarada!

      Excluir
  5. Que legal! Como não terei a oportunidade de ir, seu post foi uma aula de história pra mim. Incrível como está tudo bem organizado e conservado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem garante que não terá oportunidade, irmã querida? Eu achava que não conheceria o Rio Grande do Sul e olha aonde já fui! O local é bacana e muito bem cuidado. Um xero!

      Excluir
  6. Bah cara, faz tempo que planejo de ir nesse museu e até agora só enrolei hahahaha! Pior que um monte de gente da minha família já foi e todos disseram que é um baita passeio.
    Sempre que vejo fotos desse museu fico impressionado disso tudo ser algo particular. É muito bem organizado e extremamente bem cuidado, com as peças bem conservadas e tudo limpinho.
    Um dia eu visito hehehe!

    Show a matéria, e fotos excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      É sim um passeio bacana e muito produtivo. Conhecer nossa história nos impede de cometer os mesmos erros no futuro! Não cheguei a conhecer a cidade, pois partimos para São Miguel das Missões logo em seguida. Outro passeio show de bola! Minha estada aqui está chegando ao fim, parto nessa sexta! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!