Indicação: Brinquedos que marcam época (Netflix)

Olá, queridos leitores, tudo bem? Estamos de volta com mais uma sugestão, dessa vez, um documentário! Mas não é um documentário qualquer - estamos falando sobre brinquedos, mais precisamente, sobre bonecos!


O que pode ser tão interessante num documentário sobre bonecos? Tudo!


Formado por oito episódios, mas com apenas quatro disponíveis na Netflix, esse documentário surpreende com a grande quantidade de informações e pela maneira que tudo isso é transmitido para todos nós. Qual a história por trás dos brinquedos que foram febre pra garotada dos anos 70 e 80?  É disso que falaremos, brevemente, a seguir.

EPISÓDIO 1


Uma pequena empresa de brinquedos de Cincinnati assume o maior projeto de licenciamento de todos os tempos, dando início à franquia mais lucrativa da história. Estamos falando dos primeiros produtos de Star Wars. Vocês vão conhecer o que foi planejado para que tudo fosse um grande sucesso. Também saberão que não é de hoje essa onda de reaproveitar partes de outros bonecos (a Hasbro que o diga - e a Bandai, também).

EPISÓDIO 2

Imagem: Mattel

Vocês sabiam que a Barbie foi inspirada numa boneca prostituta? E que as meninas, antes dessa boneca, se "divertiam" com figuras de papel, mudando as roupas que também eram de papel. Pode não parecer, mas o lançamento dessa boneca fez parte da grande mudança que aconteceria no papel da mulher na sociedade, no cenário mundial.

EPISÓDIO 3

Imagem: toyark.com

Talvez vocês já deviam saber que He-Man e os Defensores do Universo foram criados justamente para vender brinquedos, mas como foi todo o processo? O desenho veio bem depois de já terem os bonecos prontos! Essa jogada de marketing pegou em várias outras empresas e rola até hoje!

EPISÓDIO 4

Imagem: Wagner Arts

Qual a história dos G.I.J.O.E. ? O que eles tem em comum com o antigo boneco Falcon? Tudo! Não tem essa de bonecas para meninos, são Action Figures! Outra jogada de marketing onde um desenho é usado mais uma vez para alavancar as vendas de produtos de uma franquia (acredito que quase todos são assim, hoje).

---

Por hoje, isso é tudo, pessoal! Acredito que vocês irão gostar, pois os episódios tem pouco mais de 45 min e são bem divertidos. Assisti a todos num intervalo de dois ou três dias, então vai ser fichinha para quem não tem dificuldades para maratonar uma série! Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Ouvi falar dessa série em um site de Transformers e tive curiosidade de ver.

    Parece ser bem instrutiva, inclusive apontando essa de recolorações/reutilizações para fazer personagens diferentes. Transformers tem bastante disso, vide os três jatos Decepticons ou alguns Autobots. E até em jogos tem disso, para fazer versões mais fortes de inimigos. Muitas vezes basta mudar a cor e aumentar os parâmetros.

    Mas é fato que se o desenho usado para promover não for bom, o brinquedo não faz sucesso. Existem muitas linhas que foram lançadas nessa época e agora estão extintas. E tem aquelas que acabaram devido a fusão/compra de empresas. A história dos brinquedos e da mediamix envolvida é profunda e mais complexa do que muita gente imagina. E creio que essa série cobre bem isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Reforço que vale a pena ver! Ainda mais que a Hasbro adquiriu os direitos para produzir os Transformers por aí, é interessante ver como funcionam as negociações e a maneira que surgem as ideias!

      Eles mostram isso aí nos bonecos de Star Wars, onde algumas cores são alteradas ou alguns acessórios são adicionados a um boneco apenas para ter algo novo!

      Há alguns exemplos, também, de desenhos que não deram muito certo. Temos como exemplo de mudança de empresa a linha Marvel Legends, da Hasbro, que antigamente era da Toy Bizz. A própria série de produtos Star Wars também foi adquirida pela Hasbro. São episódios de 40 min que valem muito a pena!

      Até a próxima, meu nobre!

      Excluir
  2. Opa, estou com esse documentário na minha lista! Bom saber que esse é dos bons!

    Esse primeiro episódio sobre as figuras de Star Wars provavelmente é o que vou gostar mais, tinha algumas figura e vai ser legal ver algumas histórias sobre elas.
    Essa parte de reaproveitarem peças é algo bem presente no mercado e que também deve ser bem interessante!

    Tinha ouvido falar sobre as figuras de He-Man serem fabricadas antes da produção do desenho. Com certeza foi algo que influenciou bastante o mercado, e vemos disso até hoje nos mercados de tudo que é país.

    Pena que ainda não tem todos os episódios na Netflix. Será que tem alguma previsão de quando vão lançar o resto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! Ôpa, quando alguma coisa está na minha lista e mais de um amigo recomenda, a prioridade de assistir sobe! Hehehehe!

      Acredito que vai, sim, porque também fala um pouco dos bastidores e curiosidades da série. Tu vai ver um tal de Boba Fett raríssimo, praticamente uma lenda!
      Não só reaproveitamento, mas um tal de "pinta de outra cor" e pronto! "Ah, mas esse tigre é de outra escala" - "Que nada! Vai ser a montaria desse guerreiro!"

      Não sei porque não tem os outros, ainda. Vai ver é um teste pra calcular a audiência. Tomara que lancem logo o restante. A musiquinha de abertura já entrega logo que tem oito partes!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!