Hot Wheels - Um brinquedo que te faz voltar a ser criança!

Olá, queridos leitores! Estamos de volta com mais uma postagem, dessa vez, trazendo para vocês o fantástico mundo dos Hot Wheels! Sabem aquelas cartelinhas que estão expostas bem na nossa cara quando entramos nas lojas de brinquedos? Pois é, são sobre essas miniaturas de metal que falaremos aqui.

Super Oliver em uma de suas aventuras

Mas não é sobre a história dos carrinhos que vamos falar aqui, mas de quando essas miniaturas entraram em nossas vidas! Continuem conosco, mas já adianto que entrar no mundo dos Hot Wheels pode ser um caminho sem volta!

Quando tudo começou


Acredito que foi em meados de 2011, quando comprei o Delorean, máquina do tempo da trilogia De Volta Para o Futuro. Não era aquela versão detalhada, mas com um dispositivo que emitia uma luzinha e fazia "tatuagens" tribais temporárias na lataria da miniatura. Qual a graça? Acho que só a criançada deve entender!


Curti bastante a peça, depois peguei alguns modelos aleatórios, como o Delorean normal, um Mustang e uma Lamborghini. Até aí, tudo bem. Nada de anormal.


Mas em um dos lugares que trabalhei, me deparei com algumas peças bem nostálgicas, como o Ecto 1 dos Caça-Fantasmas, na mesa de um camarada. Depois disso, comecei a prestar atenção nas miniaturas temáticas das séries conhecidas. Achei o carro dos Flinstones, Snoopy e vários outros. Decidi focar no Batmóvel.


E é modelo que não acaba mais! Já estou com 15 modelos de veículos diferentes do Batman, incluindo aquela motoca (Batpod) e a nave da Trilogia Nolan. Mas isso é assunto para outra postagem, pois focaremos na brincadeira com essas miniaturas!



Um pouquinho de improviso, uma corzinha aqui, uma folha de acrílico ali...
A coleção até o momento está assim!


Super Oliver foi o responsável!


 A história pra valer começa agora, no ano de 2018, quando fomos a casa de meus pais no início do ano. O Delorean, o Mustang e outro carrinho foram cedidos ao Super Oliver, que começou a brincar com eles, sem muita noção de pistas ou acessórios da linha Hot Wheels, que nem eu fazia ideia de que tinha tanta coisa! Mas assistimos a alguns vídeos no You Tube com aquelas pistas laranjas maneiras e improvisei com papelão em casa!



Meu pai, quando viu que o Super Oliver gostava de carrinhos, preparou uma pista totalmente artesanal para testarmos as máquinas! Um pedação de forro de PVC, ripas de alumínio, papelão e muita criatividade formavam verdadeiros campos de racha!


A luz na imagem explodiu ali no canto, mas a brincadeira era bem interessante. Ajustes precisavam ser feitos após os carrinhos passarem por cada etapa, mas não tinha um adulto que recusasse soltar uma miniatura ali! Passamos horas brincando com os carrinhos pela casa. Aí meu pai inventou de comprar mais alguns modelos para aumentar o repertório... Comecei a curtir os tipos que não eram temáticos, também! Mas como nem tudo são flores, tivemos que voltar para a nossa casa. A avó materna do Super Oliver viu o quanto ele gostou da brincadeira e resolveu presenteá-lo com as famosas pistas laranjas!



Depois um tio lhe deu uma curva para alta velocidade e uma rampa para saltos. O avô paterno lhe deu um Loop, depois passei a olhar mais nas prateleiras os outros acessórios para incrementar nas pistas. Como eu já disse para alguns amigos, é um caminho sem volta!

Lançador, que é acionado por outro carrinho ao passar por uma pista ao lado ou na traseira
(Foi nesse dia que adquiri minha tablet Intuos Comic)

Soltando a imaginação


O mais bacana disso tudo é que são mil maneiras de preparar um circuito. A criatividade é algo fundamental para a brincadeira. Certa vez, vendo o Super Oliver mexer nas peças e quase danificando os encaixes, lhe adverti que cuidasse apenas dos carrinhos, pois eu era o "engenheiro" responsável pela construção. Então, peguei um carrinho para testar, aí fui advertido: "papai, o senhor é o engenheilo, eu que cuido dos carrinhos" - Então tá, né?


Um brinquedo altamente saudável, que coopera com o desenvolvimento psicomotor da criança (e dos adultos, também). Se for comprando as peças aos poucos, não fica caro. Graças a Deus, Super Oliver já é parecido comigo, que se contenta em apenas ver os brinquedos nas lojas. Quem dá mais trabalho nesses lugares sou eu - que é difícil sair sem alguma coisa quando tem promoção maneira.


Um amiguinho da igreja também presentou o Super Oliver com alguns conjuntos, fundamentais para pistas como essa, que pode encaixar na mesa, no rack ou onde você puder imaginar. Pode esquecer a sala por um bom tempo, mas se o bonitão aí não guardar os carrinhos depois de brincar, fica sem eles até o dia seguinte! Hehehehe!


E assim acontece meu expediente após o término do horário de trabalho. É cansativo? É, mas é muito agradável. Várias e várias pistas foram montadas quando o que eu mais queria era dormir! Ele também já aprendeu a montar alguns circuitos mais simples, mas eu procuro sempre montar porque medir a força na hora de encaixar as peças não é bem sua praia. E quem chega em casa, ao se deparar com uma pista dessa montada, não resiste e sempre acaba soltando alguns carrinhos por ela! Isso sem contar os próprios modelos que ele ganha do pai, da mãe, dos tios, tias...


E tem coisas que só ele faz, como essa imagem acima.
 - Amigão, o carrinho não vai passar aí!
- Vai sim, pai.
Ele lança o carrinho e engancha no primeiro bicho que está sobre a pista.
- O carrinho não passou, pai! Por que?

---

E essa foi mais uma das Aventuras do Super Oliver. Espero que vocês tenham curtido e tomem bastante cuidado quando inventarem de comprar suas primeiras miniaturas! A minha coleção vai ficar para outra oportunidade, pois gostaria de detalhar cada peça! A gente se vê nas próximas postagens!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Uma história bonita. De como o filho fez o pai recuperar o interesse por uma coisa que ele gostava. E de como isso une os dois. Outro aspecto é o esforço da família e dos amigos para desenvolver esse hobby.

    E essas miniaturas são uma tremenda tentação. Já vi um monte de modelos que me atraíram, como alguns de Carros com motivos de personagens de Monstros S.A. que eram muito bem sacados. Esse Batmóvel clássico me lembrou um modelo que eu tinha, um pouco maior e com um mecanismo que projetava uma lâmina na ponta. Nunca soube para que servia e nem tinha no seriado, mas era legal. Acho que é o mesmo raciocínio do Delorean com efeitos de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Nunca fui fã de carrinhos, sempre preferi os bonecos quando era mais novo e hoje ainda curto pra caramba. É um hobby muito legal, que dá pra brincar de várias formas. Ontem mesmo ele ganhou mais um modelo do tio!

      Esses Carros ncom carinha dos Monstros SA aparecem nos créditos do primeiro filme Carros, se não me engano. Tem até do Toy Story, também!
      Acredito que essas coisas diferentes são só pra criançada curtir, mesmo. Só reparar nos bonecos do Batman e Superman da linha "brinquedão" - o filho de Krypton em motos, carros e naves;e o Homem morcego com armaduras que deixariam os cavaleiros de Atena no chinelo!

      Até a próxima!

      Excluir
  2. E é por isso que eu não me atrevo a comprar Hot Wheels, depois do primeiro não tem volta hahahaha! Mas quando eu era moleque adorava carrinhos de fricção, então acho que ainda deve ter alguns na casa do meu pai, vou ver se procuro algum dia.

    Que legal que o Super Oliver já encontrou um hobby maneiro, e o melhor de tudo é que é um hobby que serve de distração e aguça a criatividade, então são vários pontos positivos. E existe bem mais coisa de Hot Wheels do que eu imaginava! Essa rampa de pulo eu nunca tinha ouvido falar! Dá pra ver que é possível montar umas pistas bem legais, e tirei o chapéu pra você e seu pai com essas pistas improvisadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!
      Eu que sempre gostei mais de bonecos, acabei me rendendo aos carrinhos. Também tenho um Batmóvel de fricção, que ganhei do meu irmão. Como preferi dar foco aos temáticos, consigo resistir aos demais modelos das infinitas séries da marca. Já o SuperOliver, ganha em ocasiões especiais ou quando algum tio abre o coração!

      O bacana é que é um Hobby barato. Essa rampa de salto encontramos no Paraguai, junto de um lançador que é acionado por carrinho. Estamos à procura de propulsores com bateria, para melhorar ainda mais as pistas. Meu velho é desenrolado no quesito criatividade! Ele já nos espera no mês que vem com algumas novidades!

      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!