Saulo de Tarso

Olá, queridos leitores! Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, trazendo para vocês a história de um dos maiores evangelistas de todos os tempos: Saulo de Tarso.

Arte: Flavio Moutta

Quem foi esse homem? Por que era tão temido pelos cristãos? E como assim ele se tornou cristão, também? E quem era Paulo?




Inicialmente, temos a figura de Saulo como um grande vilão dos cristãos, pois perseguia a todos que professavam esse tipo de fé, além de ser alguém entendido das escrituras, mas desconhecia a pessoa de Jesus Cristo. Trataremos aqui como foi o trabalhar de Deus na vida dele para que se tornasse o maior missionário de sua época. Maiores detalhes sobre a trajetória de Paulo podem ser encontradas no livro de Atos.

1. Quem era Saulo



Alguém que agia de acordo com as instruções recebidas, pois fazia parte do grupo dos fariseus e foi instruído em Jerusalém (Atos 26.4,5) por Gamaliel, um dos teólogos mais famosos entre os judeus. Por tudo isso, era extremamente zeloso por tudo o que tinha aprendido e enxergava os cristãos como hereges dignos de punição extrema.



Era rigoroso, persistente e muito cruel (os que apedrejaram Estêvão deixaram suas capas aos seus cuidados – e justamente esse evento foi o que lhe motivou a sair perseguindo geral). Saulo chegava a entrar nas casas dos cristãos e os obrigava a blasfemar contra Jesus Cristo. O cara era barra pesada.


Após ser apedrejado, antes de dar o último suspiro, Estêvão pediu a Deus que não considerasse aquele ato como pecado dos que estavam lhe matando. Depois disso, expirou em seguida. Saulo pegou a autorização do sumo sacerdote para começar sua perseguição aos cristãos.


Após um bom tempo de muitas maldades, a caminho de Damasco, Saulo viu um grande clarão que o deixou cego! Uma voz que falou diretamente com ele perguntou por que o perseguia. Era o próprio Jesus aparecendo para esclarecer algumas coisas e fazê-lo mudar de lado. Saulo agora se tornou Paulo e recebeu a missão de espalhar a mensagem que ele tanto fora contra. É, Paulão, o mundo dá voltas!

Saulo agora é Paulo


Ele ficou cego e sem comer por três dias. Foi dito a um tal de Ananias, que este deveria orar por Paulo, restaurando-lhe a visão e passando mais alguns detalhes da mensagem de Deus para essa grande missão. Paulo era um vaso escolhido e agora iria sofrer um bocado por causa do Evangelho.


Ananias teve um receio muito grande, pois o tal de Saulo era muito cruel e perigoso. Mas Deus já estava transformando aquele homem.


Assim foi dado início ao grande ministério de Paulo. Além de um grande pregador do Evangelho e conhecedor da Palavra, Paulo também foi um excelente professor. Mas isso não impediu que os próprios fariseus, doutores da lei e os romanos quisessem lhe dar um fim.

Segue um breve resumo do que aconteceu com Paulo:

a. Deu seu testemunho público.
b. Sofreu perseguição por parte dos inimigos.
c. Era movido por ousadia.
d. Operou maravilhas.

Sofrimentos pelos quais Paulo passou

a. Por cinco vezes, tomou 39 chibatadas.
b. Três vezes golpeado com varas pelos romanos.
c. Apedrejado e quase morto.
d. Sobreviveu a 3 naufrágios.
e. Foi preso.


Ainda que muitos judeus tenham sido alcançados pelo movimento do cristianismo, os avanços mais significativos ocorreram entre os gentios e os pagãos. Cumpria-se a grande comissão. Cristo seria anunciado a todos os povos.
Embora Pedro tivesse sido o primeiro a anunciar o evangelho aos gentios (a família do centurião Cornélio), Paulo foi escolhido por Deus e consagrado apóstolo dos gentios. Agora estava sendo separado, juntamente com Barnabé, para realizar o plano de Deus.

Levar a mensagem da cruz aos outros povos é a tarefa suprema da igreja, pois é de nossa responsabilidade levar a libertação àqueles que estão aprisionados por satanás.

---

E aqui finalizamos essa postagem com alguns pontos da história do apóstolo Paulo, que conheceu Jesus de uma maneira sobrenatural, apesar de ter sido alguém que os cristãos não queriam ver nem pintado de ouro. Ele sofreu um bocado, apanhou, quase morreu por algumas vezes,mas cumpriu a sua missão. Seu legado é ensinado até os dias de hoje, através das suas cartas escritas às igrejas.

Até a próxima postagem, pessoal!
Adelmo Veloso

Comentários