Desenhos das Antigas

E aí, rapaziada?! Tudo massa? Hoje deu vontade de escrever sobre algumas animações antigas, precisamente da década de 1990, quando eu estudava à tarde e fazia o dever de casa assistindo a esses clássicos. A maioria passou no SBT. Prontos para tomarem aquela dose de Nostalgia?!

NOSSA TURMA

Imagem: fabricacartoon.com.br

Eu me amarrava nessa turminha, que no inglês tinha seu título original como: The Get Along Gang (até cantavam esse trecho na abertura). Como já disse uma vez, sou péssimo em gravar nomes e detalhes, mas vou me esforçar pra vocês pelo menos terem uma referência (Steve que o diga)! Essa turminha era legal porque as aventuras pelas quais eles passavam eram bem parecidas com as nossas brincadeiras de criança. Eu gostava dessa menininha do caderninho e do castor encrenqueiro. Era uma animação que valorizava a amizade e o trabalho em equipe.


AS AVENTURAS DE T-REX


Imagem: coisasdaminhainfancia.com
  
Que tal um grupo de dinossauros que vivem uma vida aparentemente normal, mas em momentos de perigo eles vestem seus trajes especiais para combater o crime ou salvar outros dinossauros? Essa era a pegada desse desenho maneiraço que passava na Globo. Interessante que parecia se passar em uma época semelhante aos anos 1970, como aqueles filmes de máfia.

  
Imagem: taringa.net

  
As lembranças são vagas porque só passava nas TVs que tinham antena parabólica. Eu tinha que sofrer com os telejornais locais. Também sofria por não passar Chapolin, Blosson, Batman do Futuro na hora do almoço : (  .

  

ALVIN E OS ESQUILOS


Imagem: guiadasemana.com.br
Antes de o pessoal assistir a esses carinhas no cinema, DVD ou baixado (eu sei que você baixa). Era muito legal ver as aventuras desses três esquilos que sempre se metiam em confusão. O Alvin era o líder, o Simon o inteligente e o Theodore era o menor. Também tinha as meninas que eram adotadas por uma humana. Criar esquilos, tudo bem, mas eles eram do tamanho de crianças normais... Lógica? Nenhuma, mas era legal!

MR BOGUS


Imagem: ovguide.com

  
Esse passava de manhã, não lembro a emissora. O carinha aprontava altas confusões numa casa com outro carinha miúdo igual a ele, mas de roupinha e boné. O legal era seu tamanho, minúsculo. Saiu um filme com o mesmo nome do personagem, mas a história não tinha nada a ver. Aquele com  Whoopi Goldberg e Gérard Depardieu. Resumindo, para quem gostou de "Querida, encolhi as crianças", se amarrou na animação! E vem mais gente pequena por aí!

DAVI, O GNOMO


Imagem: enciclpediadecromos.blogspot.com

Esse era muito legal! David, o Gnomo, foi transmitido pelo SBT nas manhãs de segunda a sexta. Era uma fantasia bem diversificada, pois tinha Gnomo montado em raposa, Trolls sinistros que viravam pedra pela manhã e muitos perigos a serem enfrentados pelo David. O desenho não era exatamente pra crianças bobinhas, pois teve episódio que passou a esposa do David com os seios de fora (que absurdo!) - hehehehe, mas nada pornográfico. Era emocionante!

OS PEQUENINOS


Imagem: infoanimation.com.br

  
Outra animação bacana do SBT, com gente minúscula! Para quem curtiu o Homem Formiga da Marvel, certamente iria gostar desse desenho que também passava nas manhãs de segunda a sexta. Era uma história bem básica, com os pequeninos vivendo em uma casa, sobrevivendo aos perigos da vida externa aos seus esconderijos, passando por muitos perrengues e deixando a gente com o coração na mão quando a animação ia para os comerciais. Sim, antes de conhecer os animes, esse aí já tinha aquela magia de prender o telespectador na cadeira do início ao fim!

MR BUMP


 Imagem: animapedia.wordpress.com

Mais uma animação superbacana com coisa miúda. Uns monstrinhos estranhos que viviam num quarto bagunçado de um garoto. O Bump era esquisitão, junto do seu amigo azul e alguns brinquedos malucos. Sempre tinha o vídeo da música "Eu sou maior que você" quando acabava o programa matinal - eu e meus irmãos decoramos! Era feita em stopmotion, passava no SBT e tinha um clima bem maneiro.

 RATOS MOTOQUEIROS DE MARTE


Imagem: petmag.com.br

Tem algo mais maneiro que motoqueiros? Claro! Motoqueiros RATOS e MARCIANOS! Sim, essa era a pegada dessa animação super-show-de-bola, que passava na Globo. Tinha ação, piadinhas manjadas e muitas emoções! Mais legal que isso, só dois gatos pilotando um caça montado com peças recicladas de um lixão.

SWAT KATS


 Imagem: comicvine-com

Sim! Existia um desenho assim - e que desenho! Esse passou na CNT, nas tardes de segunda a sexta. Eu e me irmão nos amarrávamos nessa animação, que tinha os dubladores de Shiryu e do Máscara da Morte. Esses gatos eram mecânicos e montaram seu jato com peças sucateadas de um lixão. Eles defendiam a cidade com seu super jato cheio de parafernálias tecnológicas sensacionais! Um dos jargões era: "BINGO!" Deu até vontade de assistir novamente, assim como estou fazendo com a animação clássica do Homem-Aranha.

AS MÚMIAS VIVAS





Não chegou ao ponto de os heróis se parecerem com os zumbis de The Walking Dead, mas as Múmias Vivas era uma animação muito bacana! Passou na Globo - e eu fazia meus deveres de casa assistindo a TV Globinho (quando era boa). "Lá  vem as múmias - do Egito Antigo elas vem - Lá vem as múmias - com elas não tem pra ninguém - lá vem as múmias - coragem para combater o Egito Antigo - As Múmias vivas!" Emoção e ação seriam as palavras para definir essa série!
 ---

E foram essas algumas pérolas de minha infância. Acredito que tenham sido de mais alguém. Esqueci alguma que não poderia faltar aqui? Comenta aqui e vamos fazer mais alguns levantamentos para as próximas postagens! Espero que tenham gostado, vou ficando por aqui! Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Desses eu me lembro de Get Along Gang, vagamente de Ratos Motoqueiros de Marte e Múmias Vivas, mas bem de Swat Kats. Esse era muito legal, com uma tremenda ação. Gostava bastante.

    Outro que eu curtia era o Inspetor Gandaia. Esse era o nome dele na Record. No SBT o personagem se chamava Inspetor Bugiganga e tinha uma dublagem diferente. "Bugiganga" era mais apropriado, mas preferia "Gandaia".

    Uma coisa interessante sobre Get Along Gang e Inspetor Gandaia é que os dois têm músicas-tema bem marcantes. E o compositor era um cara chamado... Haim Saban. O mesmo que mais tarde produziria os Power Rangers. Na verdade o currículo musical dele é bem interessante. Vale uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  2. Nobre Usys! Bem lembrado sobre a animação do Inspetor Bugiganga! Pena que o filme não tenha sido essas coisas todas, pelo menos eu não curti! Já sobre o compositor musical, muito bom saber desse detalhe! Nas próximas postagens tentarei me aprofundar mais nas citações com pesquisas enriquecidas de detalhes, pois essa memória de quase 3 décadas me deixa muito na mão e me refiro a adjetivos ao invés dos nomes dos personagens!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meus favoritos desses com certeza são os Ratos Motoqueiros e SWAT Kats, era louco por esses dois desenhos! E o mais legal é que ambos tiveram excelentes jogos para o Super Nintendo, inclusive o jogo dos Ratos Motoqueiros está no meu top 3 de melhores jogos de corrida, é muito bom!
    Outro desenho muito bom desse tempo era o Batman, de 1992, que era uma adaptação muito bem feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Ronin! Com certeza, essa animação do Batman merecia uma postagem só pra ela! Os demais foram um tipo de flash que tive de memória e resolvi jogar no Blog! No mais, eram desenhos muito bons e que tinham lições de vida bastante legais!
      Abração!

      Excluir
  4. Tava procurando isso msm ,passou uns flash da minha cabeça,quando acordava cedo pra ir pra escola ,sempre ligava no SBT,anos de procura não lembrava o nome do desenho de anões ou gnomos ,era assim as procura no Google ,os pequeninos;David o,gnomo; os ratos motoqueiros bem lembrados ,o get along gang ,em português era um outro nome que não me lembro ,como não lembrar tbm de os cowboys valentes de mom Sea ,os cãezinhos do canil ,e por aí vai ,minha infância foi top , agradeço por ter me lembrado 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem-vindo! Fixo contente de poder te fazer voltar um pouco no tempo, hehehe! Esses desenhos eram incríveis! Nossa infância foi muito show, mesmo! Apareça mais vezes por aqui!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!