Espaço Herói: Homem-Aranha - A Série Animada

E aê, pesoal?! Tudo blz? Confesso que estou sumido, mas é a correria que tá cada dia maior! Aproveitando uma brecha pra deixar essa dica da semana, além de dizer que tem uma matéria bacana redigida pelo nosso brother Thiago Paulini, sobre um Tokusatsu que fez sucesso aqui no Brasil. Não percam! Mas hoje vamos falar do amigão da vizinhança!





Sou muito suspeito pra falar do Homem-Aranha, meu super-herói favorito, mas essa série é realmente muito boa! Eu assisti pela primeira vez quando ainda estava na quinta série do fundamental, em 1997. Após o amadurecimento e aumento do senso crítico, voltei a assistir e vi o quão boas eram as histórias da série e tudo muito bem amarrado. Claro que tem umas coisinhas bem chatas, como a mudança constante dos dubladores dos vilões, mas pelo menos a do Peter Parker é a mesma!



Imagem: meu bonequinho comprado numa promoção

A série foi feita para crianças americanas, inicialmente, porque se fosse para japonesas, teria muito mais porrada e sangue! Mas isso não tira a grandeza da mesma. As armas disparam lasers e o cabeça-de-teia salta mais do que dá porradas nos vilões. Mas vamos ao que interessa: a história. Não acompanhei os quadrinhos quando criança, mas sempre conversava com primos e amigos que o faziam. Pela série pude conhecer vários heróis que até então nunca imaginei que existiam, como o Demolidor, Blade, Justiceiro e outros.

CROSSOVERS



Primeiro crossover na série: X-Men (Imagem da Legião dos Heróis)

Além dos Superamigos, não lembro de uma série que havia juntado vários heróis em um episódio, então X-Men aparecer foi bacana. Na época eu não curtia os mutantes porque não entendia nada da história. Nessa época, nossa querida Rede Globo tinha a mania de traduzir todos os nomes estrangeiros. Foi aí que apareceu o LOBÃO. E aí? Quem vocês chutam que era? Errou quem disse que era o Fera, pois era o Wolverine. Mantiveram o Cyclops e Jubilee, mas traduziram o nosso camarada baixinho. E não pararam mais as traduções. Apareceu a S.H.I.E.L.D. - e deixaram como ESCUDO.


Não é o Justiceiro, não para a Globo ou Fox Kids! Esse aí era o CAVEIRA. Nada mais criativo. O cara foi contratado para acabar com o Aranha, que era acusado de maltratar pessoas inocentes. Ainda tivemos mais participações, como Blade (deixaram esse nome, mesmo), Dr Estranho (deixaram Strange - e o episódio foi bem chatinho). Também tivemos o Demolidor, que colocaram o pior nome possível: ATREVIDO. Sério isso?!


Foi um dos melhores que vi, até o momento (pois assisti até o episódio 34), pois une dois heróis que admiro bastante. Podem me julgar, porque gostei daquele filme estranho do Demolidor com o Ben Afleck. A série, nem posso falar porque achei que é a melhor de super-herói feita até o momento.




Ainda não assisti esse episódio em que aparecem o Homem de Ferro o Máquina de Combate. Tomara que não tenham colocado como Homem de Lata e Robin de Ferro ou qualquer coisa ridícula do tipo. Mas com o Venom e o Carnage (carnificina, esse eu ainda lembro), no mínimo deve ter sido épico!

VILÕES




O primeiro vilão a ser enfrentado pelo Spider é o Lagarto, o Dr Connors. A história se desenvolve bem, com o nosso herói já atuando há algum tempo. Depois aparecem a Viúva Negra (um robô em forma de aranha que é o bicho), Mysterio, Dr Octopus, Venom, Kraven, Duende Macabro (no original o Verde aparece primeiro), Camaleão e a união dos seis: o Sexteto Sinistro. Nesse episódio ele tem a sua identidade secreta descoberta e arruma uma saída bastante inesperada pra se livrar dos cabras ruins!

"AMIGAS"




Nosso amigo era um pouco enrolado com as garotas, pois o dever sempre falava mais alto. Não apareceu a Gwen até o momento, mas a Felicia e a Mary Jane eram bastante presentes nos episódios. O Peter deu mole, a Felicia partiu pro Morbius (que se tornou vampiro) e em outra oportunidade pra um cara que a chamou pra jantar quando ela tinha acabado de recusar o convite de Parker e o chamar de "amigo".


A Mary Jane quando se sentiu desprezada pelo Peter, não perdeu tempo e já partiu pros braços do Harry Osborn - não ache que as cenas do Homem-Aranha de Tobey Maguire surgiram do nada. O legal dessa série é que me identifico com o herói, pois tinha um relacionamento complicado com as garotas e era um cara liso, com pouca grana. As piadinhas mais bobas me fazem rir igual a um bocó, pois ele faz alguns trocadilhos com os vilões e as situações.

OUTRAS SITUAÇÕES


Nosso herói passa por uma mutação, que o transforma em uma aranha-homem sinistra! Isso faz com que seja amigo do Dr Connors, vulgo Lagarto, mas também contribui para o surgimento do vampiro Morbius, que ataca as pessoas para sugar sangue pelas mãos (!).
Também há um episódio que ele estava quase abandonando o manto do Aranha, quando atende a um chamado de uma garotinha que era muito sua fã. Ela o ajuda a cumprir uma missão, com um desfecho de episódio (são dois) bastante emocionante.

Esse não foi promoção, mas não poderia faltar na prateleira!

---

E essa foi mais uma indicação, quase como uma matéria semanal, mas não poderia deixar de recomendar a vocês essa séria espetacular! Espero que tenham gostado, pois estou curtindo à beça e sempre que tenho tempo, assisto a um ou dois episódios! Fiquem ligados, pois teremos uma matéria bacana por aqui em breve! Até a próxima!


Adelmo Veloso

Comentários

  1. Esse desenho do Spider é sensacional, talvez um dos melhores desenhos de heróis! Tenho até hoje a coleção em VHS que vinha com os encadernados clássicos, pena que não tenho mais um aparelho para assistir VHS hahaha!

    Nesse desenho conseguiram adaptar muito bem várias histórias clássicas, e até umas que na época eram modernas. Só não gosto muito da saga do Morbius por achar um pouco arrastada, mas é legal que tem o Blade. A participação de outros personagens Marvel é uma das coisas mais legais no desenho, sempre ficava na expectativa de quem ia aparecer.

    As traduções são bizarras mesmo, Lobão foi a pior de todas, mas de certa forma é legal por ser engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, meu nobre! Eu detestei mesmo o "Atrevido"! As histórias são bem legais, ainda mais quando você lembra que era a década de 1990, onde tinha coisas que eram muito modernas e inimagináveis na época, como as videoconferências com ótima qualidade (hehehe) e tecnologias que já são reais nos dias de hoje!

      Excluir
  2. Essa eu vi alguns episódios. E vi exatamente esse do "Lobão". Achei engraçado isso, afinal esse personagem era bem conhecido. Será que havia algum impedimento para se usar os nomes? Se bem que usaram Cyclops e Jubilee...

    Não sei se era essa mesma série, mas me lembro vagamente que Matt Murdock apareceu em um desenho do Aranha, mas sem vestir a fantasia. Nessa disseram que ele era o Daredevil, sem traduzir o nome. Já ESCUDO tinha naqueles desenhos antigos do Capitão América. Aqueles, que eram mais motion comics do que desenhos animados propriamente ditos.

    De qualquer jeito foi bom para relembrar. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys, é uma honra tê-lo por aqui! Então, sobre as traduções eu não sei falar muita coisa a não ser que já zoaram bastante o fato de Flash passar na Globo e a possibilidade de haver nomes como Bruno Alan (Barry Alan) e coisas do tipo... Enfim, Lobão foi feio pra caramba, mesmo! O demolidor apareceu para defender o Peter Parker no episódio 33 (Acusado) - e foi aí que me apareceu o pior nome de super-herói possível: ATREVIDO! Só me lembro das revistas de adolescentes de 1,99! A série é muito boa, mesmo! Tanto que não desanimei e continuo assistindo! Grande abraço!

      Excluir
  3. É muito bom mesmo.
    Gosto bastante.
    A qualidade da animação é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vale muito a pena rever essa série! Estive sem tempo essa semana e desconfio que terei menos ainda semana que vem, mas assim que der, volto a acompanhar, pois já passei da metade!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!