Motoqueiro Fantasma - Estrada para a Danação

Olá, galera! Tudo certo?

Estou de volta com mais uma resenha pra vocês, mas antes de começarmos, você já parou pra dar uma lida nas duas anteriores que foram postadas aqui poucas semanas atrás? Não deixe de passar pra dar uma opinião e nos dizer o que achou. Pra facilitar o seu trabalho, já vou deixar ao alcance do seu mouse, bastando clicar AQUI, pra ler uma resenha do Homem-Aranha ou AQUI para ler uma resenha do Demolidor! Não se esqueça de deixar um comentário também!

Hoje teremos uma história um pouco mais pesada, aliás, aconselho a você que é facilmente impressionável com certos assuntos a não seguir adiante, pois “Abandonai toda a esperança os que esses portões adentrarem.”

Piadinhas à parte, trago a vocês uma das mais emblemáticas histórias da Marvel dos últimos anos. Ela foi publicada no selo MAX da editora, que é o selo adulto, para histórias com teor mais pesado. Estrada para a Danação narra a saga de Johnny Blaze, o Motoqueiro Fantasma original tentando escapar do inferno!

O Motoqueiro Fantasma está de volta.

Porém antes de começarmos, fique com essa pequena narração introdutória das primeiras páginas da história:

“Existe uma história que narram nas profundezas do inferno.”

“De um motociclista revestido de couro, derretendo aço e queimando borracha ao acelerar nas vastas e negras planícies entre o Aqueronte e o Estige. Castigando o motor, extraindo cada lancinante grama de cavalo-vapor dos pistões amargurados de sua moto.”

“Ele está à caça da própria alma.”

“Noite após noite eles vem em seu encalço. O pior que o inferno tem a oferecer: os que surgem com a noite, as piras negras, a corja da estripação, a cavalaria aérea Mai Lai, os buchos-gordos que enxameiam como uma tempestade de pus...”

“...O klã reluzente, a camarilha dos nove, os reis das faixas, a velha gentalha chifruda e os rimadores em suas barcas de pele... toda escumalha asquerosa despenca sobre ele e o caça pelas terras secas desde o pescoço de Judas aos afogados de Massada.”

“E o fugitivo avança... ah, como corre, pois ele sabe que, naqueles túneis encharcados de sangue, estende-se a única rota para a salvação: a derradeira milha que segue até a luz, ao fim da qual apenas os portões hão de barrar seu caminho.”

“Além desse ponto ele estará livre.”

“E noite... após noites...”

Ser perseguido e ser morto todos os dias. É amigo, isso é o inferno.
“Eles o derrubam. Estraçalham, rasgam, destroçam, e amputam. Golpeiam, esmagam, violentam e esmigalham até que tudo, menos a sua alma desapareça...”

“Eles o castigam por seus pecados.”

“E quando chegam a alvorada, eles o reconstituem. E tudo pode recomeçar novamente.”

Huh, pesado.

E é exatamente assim que nossa história começa. Blaze está fugindo de uma horda de demônios que o caça noite e dia, todo santo dia. O Motoqueiro sempre está indo em direção aos portões do inferno afim de sair por eles, só que ele não tem noção de que, uma vez no inferno, sua estadia lá será para sempre. Os demônios brincam com sua esperança de que um dia ele irá conseguir sair dessa. Sempre que Johnny está perto demais do portão ou sua moto quebra, ou ele cai, algo sempre acontece e os demônios lhe alcançam, destroem seu corpo, o fazem em pedaços para no amanhecer ele ter seu corpo reconstituído e voltar a fazer tudo novamente. (e tem dia e noite no inferno? segundo a HQ, sim).

A arte de Clayton Crain combina perfeitamente com a temática sombria do Motoqueiro Fantasma.
Enquanto isso, no céu, dois anjos conversam entre si, eles falam que “Kazann”, um dos mais poderosos demônios do inferno, está na Terra e tem planos nefastos, coisa que não seria nada bom para o céu, mas esses dois anjos estão mais preocupados é com sua própria pele, pois, o céu, já enviou para a Terra a Ruth que segundo os próprios é uma arcanjo sem a menor compaixão pelos humanos, enquanto o inferno enviou em busca do alvo o Hoss um rechonchudo e piadista demônio de casta menor.

Anjos do céu (Malachi e Daniel) estão em busca de enviar alguém atrás do demônio Kazann, além dos dois que já estão ao seu encalço. Mas por que?
Ruth, apesar de ser uma anjo, é impiedosa, visto sua cena dentro de uma lanchonete, além de ser fria e de poucas palavras, ela está atrás de Kazann de ônibus, pois parece que a verba do céu anda curta. Ela não mostra empatia para com os humanos e faz tudo que estiver ao seu alcance para que Kazann volte ao inferno pelas suas mãos, mesmo que isso ceife algumas vidas pelo caminho. Os restante dos anjos não aprova muito bem o seu modo de trabalho.

Ruth, mesmo sendo uma arcanjo, ela é extremamente impiedosa com qualquer um que lhe atrapalhar.
Hoss é um demônio aparentemente fraco, obeso e porcalhão, adora fazer piadas de mau gosto e no meio de sua corrida até o alvo faz um amigo chamado Bunda-Na-Fuça (mais detalhes na HQ, hehe). Ele demonstra ter poucos poderes mas é bem astuto quando a situação aperta, ele está indo em busca de Kazaan com um Cadillac vermelho que, segundo ele, tinha acabado de perolar a pintura.

Hoss, não se deixe enganar por essa cara amistosa e alegre, quando ele quer ser baixo ele consegue muito bem.
A terceira força nessa corrida é o personagem título da história, ele é visitado por um dos anjos que lhe oferece uma troca de favores, caso, ele consiga chegar ao demônio Kazann antes do Hoss e da Ruth, ele ganharia a sua passagem definitiva de saída do inferno, de inicio ele desconfia um pouco, mas que outra alternativa ele tem? É isso ou nada!

Que escolhas Johnny Blaze tem? É pegar ou largar!
Mas e Kazann? Quem diabos (rs) é Kazann? Até o meio da história não se sabe bem quais são os planos dele e nem porque ele é tão procurado, o que eu posso contar a vocês sem revelar spoilers importantes é que ele está sendo invocado através de um pacto feito por um barão do petróleo chamado Earl Gustav, ele, apesar de ser trilionário está preso a uma cadeira de rodas pois ficou tetraplégico depois de um acidente em que ele, bêbado, enfiou seu carro na lateral de um ônibus escolar e além de ficar aleijado, ainda matou 8 crianças. Logo ele, como todos as pessoas de mente fraca, resolve servir a um poderoso demônio para que possa ter a tão sonhada cura e possa voltar a andar e se movimentar livremente. O Sr. Gustav faz tudo que o mestre dele pede, até convocar uma reunião de acionistas e oferecer os corpos dele como tributo para que Kazaan possa encarnar fisicamente no plano terreno (até então ele era apenas uma alma sem corpo físico).

Kazann em sua forma física.
A trama possui alianças improváveis, tramas por dentro de tramas maiores, planos nefastos, traição e todo tipo de coisa ruim e torpe que as pessoas possam fazer umas com as outras que você possa imaginar.

A história se passa em sua maior parte nas estradas americanas, uma bem parecida com a famosa rota 66 dos Estados Unidos que corta de um lado a outro do país, os três personagens principais tem de correr um contra os outros para ver quem chega até Kazann primeiro e quem consegue acabar com seus planos, mas algumas perguntas ficam no ar:

“Se ele é um demônio, porque o inferno mandou um agente deles atrás do Kazann?”

“Se já há uma arcanjo enviada pelo céu atrás desse perigoso demônio, porque um anjo convocou o Motoqueiro Fantasma pra chegar primeiro que ela lá?”

“Qual o papel do Motoqueiro nessa história toda?”

“O que Kazann realmente quer na Terra?”

Essas são perguntas que você vai ter que ler a história para obter as respostas, hehe.

SOBRE OS AUTORES:

Garth Ennis dispensa apresentação, ele tem diversos trabalhos famosos roteirizando em títulos consagrados, muitas vezes pelas mãos dele mesmo. Alguns que podem ser ditos aqui são: Hellblazer, Justiceiro Max, Preacher entre outros. Ele é conhecido por fazer duras criticas a todos os tipos de religião, e por seu humor ácido e pejorativo nas páginas que escreve, muitas das vezes apelando pra piadas pesadas além de cenas de sexo e violência bem grotescas.

Clayton Crain é um desenhista diferente, ele não utiliza, lápis, papel nem tinta, ele é um artista digital. Seus traços sempre sombrios combinaram perfeitamente com a trama criada por Ennis, além também de ser perfeita pra temática do Motoqueiro Fantasma. Ele já fez outros trabalhos com Carnificina, X-Force, Rai (da Valliant), Spawn e Homem-Aranha.

Jonnhy Blaze, o Motoqueiro Fantasma original em sua melhor representação visual até hoje.
SOBRE A HQ:

A história utiliza muito de humor negro e faz sátira com o comportamento humano em vários níveis, além também de fazer duras criticas a todos os tipos de religião disfarçadas de piadas. Aconselho a você que tenha religião a ler desencanado, leve apenas como uma obra de ficção, não se ofenda com o que está escrito e apenas se divirta com essa história que é realmente o propósito dela.


Ela foi originalmente publicada entre novembro de 2005 e abril e 2006 na revista americana “Ghost Rider: Road to the Damnation”, no Brasil ela foi originalmente publicada na revista mix Marvel Max da editora Panini nos números #42 à #46 entre fevereiro e junho de 2007. Ainda foi compilada completa em um encadernado homônimo de capa cartão lançado em fevereiro de 2012 e também saiu na coleção da Salvat no número #39.

O que achou? Deixe um comentário!

Fico por aqui, até a próxima e hasta!

Comentários

  1. Super Jônatas!

    Mais uma resenha espetacular! A história é bem elaborada, com uma narrativa bem sombria e detalhada. Não sou fã das histórias que tem o inferno e demônios como ambientação. Exceções à parte, como Saint Seiya e Yu Yu Hakusho. Do motoqueiro só conhecia pelos filmes do Nicolas Cage. Não lembro de ter lido nenhuma HQ dele ou visto em alguma animação. E que venham mais resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história foi meio que a volta do personagem do limbo da Marvel, depois do "manto" do Motoqueiro Fantasma ter passado de mão em mão a Marvel resolveu resgatar o personagem original com essa história sensacional.

      Recomendo de leia, antes de tudo é algo bem divertido. :)

      Em breve mais resenhas!

      Excluir
  2. Vi pouquíssima coisa do Motoqueiro Fantasma. Acho que só a origem dele, uma outra com o Homem Aranha enfrentando o Ardiloso e mais uma com os Campeões. E eu não sabia que havia outro Motoqueiro Fantasma além do Johnny Blaze.

    Essa história parece ser bem intrigante, com essas tramas envolvendo as forças do Céu e do Inferno e também mostrando que os Anjos não são necessariamente "bons". Existem interesses envolvidos. Mas o que eu me deixa na dúvida é por que um demônio se interessaria pela alma de alguém que vai cair no Inferno de qualquer maneira (Earl Gustav). Ao ler o que ele fez não consegui deixar de sentir revolta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um elemento que o autor, Garth Ennis, adora causar em quem lê, o sentimento de revolta. Pra ele se alguém vai ser vilão da história, tem que ser um vilão bem odioso, pra justificar todas as atrocidades que o protagonista vai fazer com ele.

      Recomendo muito que leia, a história é simplesmente sensacional, e uma das melhores da Marvel dos últimos 15 anos.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!