Os Juízes de Israel

E aí, pessoal? Tudo massa? Estamos de volta com o Espaço Sunday, trazendo a história dos juízes de Israel, numa época em que os homens viviam de acordo com seus corações. Claro que isso não daria muito certo, porque geral resolvia fazer tudo o que parecia ser errado aos olhos de Deus, então era preciso que Ele levantasse líderes para guiar o povo de Israel.



Essa história está em nosso livro Grandes Heróis do Antigo Testamento, lançado em setembro de 2015. Não ficou sabendo? Dá uma conferida aqui.


"Passada a fome, o povo de Israel (descendentes de Jacó) permaneceu no Egito por bastante tempo, até que veio um faraó que não conheceu José. Ele viu que os israelitas eram numerosos e teve medo que um dia eles se revoltassem e fizessem algo contra o Egito. Foram 400 anos debaixo de um jugo pesado, com muito sofrimento, clamando a Deus por livramento. Deus ouviu as orações do povo hebreu e enviou um libertador: Moisés. Ele livrou o povo das mãos do faraó e vagaram 40 anos pelo deserto! Com sua morte, Josué assumiu a frente de Israel e prosseguiu para a terra prometida, Canaã. Mas tinha gente lá. E é aí que começam nossas histórias dos juízes!" (Grandes Heróis do Antigo Testamento, página 24.


Aqui temos a história de Calebe, braço direito de Josué, líder de Israel após a morte de Moisés. A história do povo hebreu ainda vai se repetir bastante. Vocês poderão ver que, sempre que caíam no pecado e Deus permitia que um povo inimigo os escravizasse, geral lembrava de clamar por socorro.


A história de Otniel, que liderou Israel na missão de expulsar os estrangeiros da terra prometida. O Senhor deu uma força e coragem especial a ele para que essa missão fosse cumprida.
Gostei muito de desenhar essa lição, apesar de falhar em alguns pontos da anatomia, mas falo dos efeitos do terceiro quadrinho desenhado, como aquelas cenas estáticas de final de episódio de anime.


Essa é para os valentões de plantão. Deus também escolheu mulheres para liderar o povo de Israel. Débora era valente e também conversava diretamente com Deus. Houve outra mulher com papel importante, que acabei desenhando praticamente um homem (último quadrinho desenhado), porque me confundi pelo nome: Jael. A mulher cravou uma estaca na cara do vilão da história!


A história de Gideão. Pensem num cara desconfiado! Deus mandou um anjo para falar com Gideão, mesmo assim ele pediu algumas confirmações ao Senhor. Isso fez toda a diferença, porque, para quem tinha uma fé meio fraca, Gideão tornou-se um homem valente e bastante confiante no poder do Senhor.
A saga dos juízes é uma de minhas favoritas da Bíblia, assim como a do apóstolo Paulo. Curti cada desenho feito, tendo algumas lições com duas páginas, porque não queria deixar passar nenhum detalhe da história!


E quando seu exército é reduzido de 32 mil para 22 mil? E quando ele cai para dez mil? E se cair ainda mais para apenas 300? Pois é, pessoal. Gideão venceu uma guerra com apenas 300 homens. Só conferir nos quadrinhos como foi que essa coisa toda aconteceu.


Você tem irmãos, só que apenas do mesmo pai. Eles desprezam você, a ponto de a melhor saída ser meter o pé de seu lar. Jefté era filho de Gileade com uma prostituta. Por isso seus irmãos não o suportavam - lembra até a história de José, não é? Mas ele tinha algo diferente que seus irmãos não possuíam: ele era valente, corajoso e acreditava em Deus com todas as suas forças. Tanto que engoliu o próprio orgulho para defender o povo de Israel dos inimigos.
Desenhos com inspiração aparente de Saint Seiya, hehehe! Não ficou tão parecido porque ainda me faltava um pouco mais de treino. Até hoje ainda falta, mas esses desenhos são de 2013.


Aqui começa a história de meu juiz favorito, o super homem da Bíblia: Sansão. Super apenas pela força, porque faltava muita bondade nesse rapaz. Veremos em breve, então conheça a história de seus pais. Sansão é um milagre de Deus, pois sua mãe era estéril e seu pai já bem coroa.
Nosso herói era um fanfarrão. Sansão era um rapaz que agia por impulso, sem se preocupar com as consequências. Deus havia dito que ele não deveria beber vinho, não cortar o cabelo nem a barba e ainda tinha os mandamentos que todo hebreu deveria obedecer. Seus pais lhe recomendaram que não namorasse as moças filisteias, mas ele nem quis saber. Resultado? Uma guerra estava a ponto de eclodir, entre os filisteus e apenas um hebreu: Sansão. Essa já foi uma lição que me empolguei e fiz duas paginas.


Sansão provocou os inimigos de Israel e teve que descer a porrada em geral. Ele sozinho derrotou mil homens com apenas uma queixada de um jumento. Ele tinha a superforça do Senhor,  mas nem um pingo de humildade. Sua teimosia ainda iria lhe custar os olhos da cara (literalmente).
Sempre curti cenas de ação nos mangás, animes e filmes. Preciso comentar mais alguma coisa?


Algumas curiosidades sobre o homem mais forte da Bíblia. Ainda sobre a última lição.
Desenho especial, com algumas voadas na anatomia, mais uma vez. Boa vontade não faltou, hehehe!


Kryptonita não era seu ponto fraco. Sua fraqueza era mulher! Sansão não aguentou o charme de Dalila e se entregou de corpo e alma para essa jovem. A mulher insistiu um bocado até encher a paciência dele, então contou o segredo de sua força para ela. Não, Sansão, não era pra fazer isso, vacilão! Ele perdeu seu penteado maneiro, seus olhos e toda a sua dignidade, sendo reduzido a um reles escravo dos filisteus.
Sansão se tornou um brinquedo nas mãos dos inimigos. Mas ainda lhe restava um pouco de fé e bastante arrependimento pelas burradas feitas na vida. O Senhor lhe restituiu a força quando os cabelos voltaram a crescer. É uma cena forte, triste, mas que permitiu Sansão matar mais na sua morte do que em vida.


Aproveitando o gancho para que vocês deem uma olhada em Histórias da Bíblia com Action Figures.



Findada a história de Sansão, agora chegamos na do último juiz de Israel: Samuel. Outro que fora um milagre e que guiaria Israel pelos caminhos corretos. 


Samuel, já desmamado, foi entregue ao sacerdote Eli, juiz de Israel que já estava bem velhinho. Ele ajudava o velho a cuidar das coisas de Deus e chegou o dia em que ele passou a ouvir a voz do Senhor. A partir dali, o povo reconhecer que Samuel era profeta.


Os filisteus estão de volta, mas não por muito tempo. Samuel guiou o povo rumo à vitória, seguindo os passos que o Senhor tinha mandado percorrer. Foi uma batalha e tanto, porque os filisteus não tinham chance alguma de vencer os relâmpagos e toda a tempestade enviada pelo Senhor! Findada a era dos juízes, a seguinte é a dos reis de Israel. Mas isso será assunto para uma próxima postagem!
____

E encerramos por aqui a história dos juízes de Israel. Espero que tenham gostado. Mês que vem tem mais. Aguardo seus comentários aqui pra gente trocar umas ideias! Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Então quer dizer que Sansão não era um herói, mas um "exemplo do que não se deve fazer". É forte aquela imagem do guerreiro invencível, mas na verdade ele foi um dos que mais se desviou do caminho. Tudo bem que ele se redimiu no final, mas...

    Deve ter dado bastante trabalho desenhar as tranças das barbas e cabelo do personagem. E as expressões de "fúria" e "medo" dos personagens que você desenha são bem características. Mas também dá para ver feições mais delicadas como a de Samuel. E foi bom mencionar Débora e Jael, que pouca gente conhece (eu mesmo só soube agora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Sansão foi quase um Hull, porque ele fazia as coisas certas quando bem entendia. Sua redenção custou muito caro, mas acalmou a opressão dos filisteus para com Israel.

      Obrigado pelos elogios! Quando eu quero caprichar até que o desenho sai mais ou menos! As inspirações são bem aparentes, né? Hehehehe! Há muitas histórias que se passam não Bíblia que não são tão mencionadas. Ser professor das crianças também me mostrou vários personagens que eu não tinha prestado atenção, como Jefté.

      Até a próxima, meu nobre.

      Excluir
    2. Hulk, meu corretor me deixou na mão.

      Excluir
  2. Adelmo, boa noite. Sou líder do depto de adolescentes e estes quadrinhos vai conquistar nossos alunos. E, estudar Juízes com pré adolescentes e adolescentes não é fácil...

    Amei seus post. Gostaria de saber se você me permite colocar seus quadrinhos na apostila dos meus professores, vamos começar a estudar o livro de Juízes com os alunos de 10 a 14 anos, será uns 06 meses estudando; e, claro colocarei os devidos créditos. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, irmã Ednéia! Realmente, trabalhar com adolescentes não é uma tarefa fácil. Estou tendo um pouco de dificuldades de aumentar o número de alunos dessa faixa etária em nossa igreja, mas daremos um jeito!

      Minha irmã, será uma honra poder contribuir para esse estudo. Há posts mais recentes com ilustrações extras dos juízes em http://superaham.blogspot.com/2016/12/espaco-sunday-sirvo-um-deus-todo.html
      Pode inserir, sim! Se quiser uma cópia em PDF do livro que foi lançado em 2015, basta mandar um e-mail para adelmoveloso@gmail.com - que terei o maior prazer de enviar. Deus vos abençoe! E aproveite para conhecer as demais postagens na tag Sunday!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!