Dicas para Professores de Escola Bíblica Dominical

Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com o Espaço Sunday, dessa vez trazendo uma abordagem um pouco diferente do que estamos acostumados. Hoje eu trago dicas para aqueles que tema difícil missão de ensinar os pequeninos na Escola Bíblica Dominical.

O Mestre dos mestres dando um show de sabedoria

 
“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis;
e tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela”. (Pv 8.11) 

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo(a) por ser um professor de EBD (você que é). Não sei se lhe escolheram, se foi voluntário(a) ou qual o motivo para estar nessa função, mas saiba que é um tarefa nobre que trará uma recompensa imensa futuramente. Não é uma tarefa fácil, pois exige renúncia a uma parte de seu descanso, dedicação, esforço e mudança de padrão de vida. Como assim? Simples: não podemos ensinar aos alunos algo que não vivemos. E trabalhar com crianças é exatamente isso: é preciso rever suas atitudes do dia a dia antes de ensiná-las em sala de aula.


Costumo falar por onde passo que meus alunos, antes de qualquer coisa, são meus professores. Isso porque nós somos um exemplo a ser seguido por eles, mas precisamos aprender a lição deles antes de repassá-la. O apóstolo Paulo disse que deveríamos imitá-lo como ele imitava a Cristo (1 Cor 11.1). É natural do ser humano querer se espelhar em alguém conhecido para poder servir bem a Deus. Claro que, às vezes, essas pessoas acabam nos decepcionando, pois são pecadoras, como todos nós somos. E com as crianças isso não é diferente: somos alguém que elas admiram, ou que deveriam admirar. 

Sobre a lição da EBD, devemos estudá-la durante a semana, pesquisar um complemento e maneiras para deixar a aula mais agradável, com aquele gostinho de “quero mais”. E é aí que entra a renúncia ao descanso e mais esforço de nossa parte, pois temos nosso trabalho, escola e casa para tomar de conta. Mas quem disse que trabalhar na obra de Deus era coisa fácil? Seja bem-vindo(a) a esse trabalho voluntário de professor de EBD, que é gratificante!
Esse texto servirá apenas para que você desperte a criatividade, busque conhecimento, novas formas de entreter seus alunos e também que eles tragam visitantes para suas aulas. Apenas citarei alguns exemplos de como deixar suas aulas, no mínimo, interessantes! Você vai precisar de papel, caneta, lápis, tesoura, cartolina, acesso à internet e muita, mas muita dedicação! Com esses elementos suas aulas serão muito mais chamativas! Mãos à obra!


A REVISTA JUNIORES

Imagem: Editora CPAD

O material utilizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, da Editora CPAD, é muito bom. Tenho trabalhado com essa revista desde o ano de 2012, quando nem imaginava que seria professor de EBD. Se você quiser seguir as instruções da revista, ótimo, suas aulas serão, no mínimo, boas. Há a seção “Saber +”, onde é feita uma breve introdução da lição contextualizando com nossa atualidade. Além da revista, há uma pasta de visuais muito bem feitos, que ajudam bastante na hora da explicação. Também temos as atividades no final de cada lição e uma ou duas atividades extras nas seções “Memorizando” e “Para começar”.
O básico está lá. Falo de ser o básico porque trabalhar com crianças deve ser algo dinâmico e tem que estar em constante mudança, com novidades e coisas que caiam no interesse delas. É aí que aparecem algumas dificuldades: alguns alunos não são fãs de leitura e outros tem dificuldade ou ainda não sabem ler. Isso requer um pouco mais de atenção de nossa parte para com eles.

As dinâmicas da revista tornam a aula mais interessante, mas isso requer um certo preparo com antecedência durante a semana que antecede a aula. Às vezes são necessários outros tipos de materiais, como cartolina, bexigas, etc. Um conselho? Façam essas dinâmicas!


A ATENÇÃO DOS ALUNOS

Essa não é uma tarefa muito fácil, tendo em vista que muitas crianças só se veem aos domingos e querem colocar o papo em dia, ou colocar a “briga” em dia. Infelizmente, isso existe em nosso meio. Nem todas aceitam as diferenças numa boa, cabendo a nós ressaltar a importância da comunhão entre os irmãos (Atos 2.42-47). 

 Imagem: Scarlet Guedes

Mas como fazer isso? Faltou ressaltar um ponto importantíssimo na preparação de nossa aula: a oração. Devemos estar sempre pedindo a Deus sabedoria para lidar com as crianças. Tem hora que a sala parece que vai cair com tanto barulho e agitação, mas é uma coisa natural delas.
Prender a atenção por todo o tempo de aula é uma tarefa difícil, porque não requer apenas a leitura ou explicação da lição. A participação dos alunos é fundamental para o bom andamento da lição. Precisei mudar minha forma de dar aula após perceber que certas coisas não dão muito certo. Um exemplo é a leitura da lição. A leitura bíblica é essencial para o início da explicação, já a da lição, pode ser de outra forma. Por isso, chegue com o assunto já estudado, de maneira que dê para contar a história olhando cada criança e fazendo perguntas durante a aula. Já tentei dar aula lendo uma folha e depois explicar o que li, mas não deu muito certo. O jeito foi chegar com a lição na ponta da língua e, com o tempo, você vai perceber que sempre uma criança ou outra vai perguntar sobre o que está sendo ensinado, e isso vai fazer as demais participarem também. 
Como estamos na era da tecnologia, onde as informações trafegam de um lugar a outro em uma velocidade absurda, nossas crianças acabam sendo afetadas por isso. Como nas escolas não é permitido o uso do aparelho celular em sala de aula, na Casa de Deus não pode ser diferente. Sempre recomendo aos meus alunos que não utilizem o aparelho em momento algum, pois
atrapalha a gente e os coleguinhas.


MATERIAL COMPLEMENTAR

Vimos que a revista traz as seções que compõem a lição e nos ajudam bastante. Agora vem a parte da criatividade. Cada um tem um dom que Deus concedeu para trabalhar. Se você ainda não sabe qual é, procure descobrir, pois vai deixar sua aula ainda mais atrativa. Eu descobri que poderia usar o desenho a meu favor, então adaptei as lições com meu estilo de desenho. Minhas inspirações foram a Bíblia em Ação e a Bíblia em Mangá.


 Imagem: Saraiva

As ilustrações foram feitas pelo brasileiro Sergio Cariello, que tem em seu currículo grandes estúdios como Marvel e Dc Comics. Ele utilizou como ferramenta desenhos com traços vivos e dinâmicos para preencher as 750 páginas de ação e heroísmo. Essa obra vem agradando leitores de todas as idades, pois é uma forma de ler a Bíblia que difere do comum, trazendo a oportunidade de conhecermos as Sagradas Escrituras de uma maneira bastante interessante e dinâmica. 

 
 
Narrando histórias com fidelidade ao texto bíblico, esta série é composta por 5 livros: O primeiro é o Mangá Messias, que aborda os quatro evangelhos e conta a história de Jesus desde o nascimento até sua morte e ressurreição. O segundo é o Mangá Metamorfose, que conta a história do apóstolo Paulo, com base no livro de Atos e nas Epístolas do Novo Testamento. O terceiro é o Mangá Motim, que conta as fantásticas histórias dos primeiros livros da Bíblia, Gênesis e Êxodo. O quarto é o Mangá Mélek, baseado nos livros de Êxodo a 1Crônicas e que continua a saga dos descendentes de Abraão. O quinto é o Mangá Mensageiros, uma releitura bíblica que contempla os livros de 1Reis a Malaquias e traz impressionantes histórias dos profetas Elias, Eliseu, Jonas, Amós, Oseias e Isaías.

Isso foi o que usei para minhas lições. E você? No que se destaca? Colagens? Dinâmicas? Use a criatividade e deixe sua aula de um jeito que seus alunos vão querer ir todo dia pra igreja! Parece brincadeira, mas até um dia desses tinha criança me procurando no meio da semana e perguntando se naquele dia teria EBD. É uma coisa linda de se ver. Mais lindo ainda é quando elas mostram que realmente estão aprendendo algo novo com a gente, isso sim é gratificante. Também podem gerar frutos. Meus desenhos foram adaptados para um livro de históriasbíblicas:

 
E não parou por aí. Estou trabalhando na confecção do segundo livro (essa história já é bem velha). Várias pessoas já adquiriram para dar de presente aos filhos, sobrinhos, etc. Isso é algo que nos dá ânimo para continuar nesse ministério de ensino, pois a Palavra de Deus começa a ultrapassar as paredes da sala de aula da EBD, partindo para o mundo.
Sobre o material que citei para você separar no início da apostila, use sua criatividade. Minha irmã também é professora de crianças na EBD e vez ou outra trocamos experiências. Ela já comprou bonequinhos na feira para ilustrar uma das lições. Mostrou com água e suco em pó o primeiro milagre de Jesus e as crianças ficaram maravilhadas. Coisas simples mas que quebram a rotina, deixando a aula mais interessante.

ÂNIMO


Elias foi um profeta cheio do poder de Deus. Várias foram as maneiras de Deus operar no meio do povo de Israel através da vida dele. O fogo desceu do céu para consumir o sacrifício e secar toda a água que estava em volta do altar (1 Reis 18.23-39). Então pensamos: “que homem cheio de fé era esse Elias!” - só que a rainha Jezabel o ameaçou de morte, que fez murchar toda a fé e coragem do homem de Deus (1 Reis 19.1-4). Isso não é para que vocês desanimem, pelo contrário, para saberem que até grandes homens de Deus também tiveram seus momentos de fraqueza. Mas isso não pode ser uma constante em nossas vidas - devemos sempre buscar em Deus a sua graça para continuarmos trabalhando em sua obra.

Lembremos da perseverança de Eliseu quando soube que Elias subiria aos céus. Ele teve de ficar junto de seu mestre o tempo todo, pois só assim receberia a sua bênção. Espero que essas dicas tenham servido para dar aquela revigorada no ânimo e que vocês possam buscar inovar suas metodologias, sempre que notarem uma queda na atenção dos alunos. A educação elas devem receber dos pais, nosso papel é ensiná-las o caminho que nos leva para o céu.

Sugestões?
E-mail: adelmoveloso@gmail.com
Nossa página no Facebook: www.facebook.com/sunday-reflexoes
Para adquirir uma cópia em PDF do nosso livro, entrar em contato.

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, Super Paulini! Ensinar crianças é uma excelente maneira de aprender mais dessa vida!

      Excluir
  2. Especialista oferece capacitação para professores de escola dominial - EBD
    Veja aqui >> https://www.missionarios.top/p/especialista-oferece-capacitacao-para.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!