Construindo um cenário para figuras 1:12

 Olá, queridos engenheiros e projetistas! Tudo massa? Ou tudo papelão? (Essa foi horrível, admito). Estamos de volta com mais uma produção: criei coragem para fugir das paredes de tijolinhos convencionais e resolvi criar a fachada de um galpão ou oficina. 


 E tudo isso gastando quase nada, apenas utilizando material reciclado. Prontos para por a mão na massa?


Dessa vez eu procurei caprichar um pouco mais que os anteriores, onde a maioria ficou bem ruinzinha. 2020 foi um ano bem difícil, mas tive um pouco de tempo de sobra nos últimos dias, além de uma importante ajuda. Nada foi feito de uma vez só, foi tudo aos poucos.


Material Utilizado


Essa é a melhor parte. Vocês vão precisar de papelão, cola, tesoura, tinta acrílica, bandejinhas de depron (aquelas de frios), canudo plástico, papel que envolve torradas (aquele cheio de ondinhas) e muita imaginação.

 

Um pouco do processo


Como sempre faço, o papelão é a base para deixar o cenário mais rígido. Tudo aqui foi pensado para as figuras na escala 1:12. Não utilizei régua, apenas uns bonecos para ter uma ideia. O papelão que escolhi tinha duas dobras. Isso facilitou bastante porque procuro fazer cenários "finos" para facilitar na hora de guardá-los. O papel ondulado encontrado nas embalagens de torradas virou a porta da nossa construção.


 
 Após cobrir a fachada com o depron e adicionar o portão de torradas, recebi apoio de um talentoso artista para realizar a pintura inicial. Como queremos deixá-lo com uma cara de prédio antigo, fizemos uma base mais escura com tinta preta para depois acrescentar as cores mais claras e dar o efeito retrô nele.
 

Finalizado o trabalho do meu ajudante, pintei as bordas de preto para que parecesse ainda mais com uma oficina.


Não sou muito bom com tintas, mas fiz uma mistura de branco com preto para criar um cinza claro.

 

 
 Corrigi as bordas que estavam pintadas de preto, adicionei o cinza no portão e, com um pincel espichado, acrescentei um pouco de marrom claro para dar a ideia de sujeira. Esses efeitos são obtidos retirando o excesso de tinta do pincel e aplicando o quase nada que sobrou nas bordas do cenário e até mesmo no portão - que já passa uma ideia de ferrugem.



Em seguida, fiz uma "caixa de energia" com pedacinhos de depron e pintei de cinza. O canudinho plástico foi pintado com aquele mesmo esmalte prateado que deu um toque especial nas calotas do carrão vermelho. A lâmpada ali foi feita com tampinha de remédio em gotas, também pintada de esmalte prateado. Ela não funciona, blz?
 
 

- Essa, não! Que ajudante mais sem futuro eu fui arrumar! Em pleno domingo, é preciso eu mesmo vir aqui fazer o trabalho extra!
 
Pronto! Nossa lâmpada está funcionando. Oxe, mas ela não funcionava! Como isso é possível?! Calma que contaremos o segredo!


 
Utilizamos uma técnica de iluminação bastante avançada, que necessita de uma lanterna e um humano para segurá-la. Outra vantagem das dobras do papelão foi a facilidade de deixar o cenário em pé sem apoio externo.
 

Cenário Pronto!

 

 

Por último, acrescentei mais algumas partes em depron nas laterais do papelão, de forma que pudessem ser dobradas sem estragar o que já estava colado. Isso vai ajudar para cenas mais fechadas, como nas fotos a seguir.

 

- E aí, rapaziada?!

 

Corrijam-me se eu estiver enganado, mas não conhecemos esse sujeito aí de algum lugar?! Esse é o funcionário que foi contratado pelo chefe Owen Grady. Acho que ele não fez uma boa escolha...


- Bom dia! Vim buscar essa motocicleta, já está pronta?
- Vixe, meu patrão! Ainda não tivemos tempo de mexer nela!
- Ok, eu volto mais tarde, então!
- Falou, meu patrão!
 
 
Como eu falei. Conhecia esse sujeito de algum lugar. Não foi uma boa ideia contratá-lo! O cara só enrola! Tá explicado o trabalho extra do chefe em pleno domingo!


Composições do Super Oliver


Essa postagem não estaria completa sem ele fechar com chave de ouro! Nosso querido Super Oliver precisava montar uma cena! Para isso, ele se inspirou no primeiro filme do Homem-Aranha do Andrew Garfield.
 

Aquela cena em que ele prende um ladrão de carros no estacionamento e em seguida a polícia chega ao local.


Claro que ele precisava tirar fotos do bandido!


Mais uma pra ter certeza!

 


Essa aqui foi pra encerrar. Clientes insatisfeitos pegam suas bicicletas e partem com elas sem conserto. Dá pra ver a cara de frustração em cada um deles.
 
---

E isso é tudo, pessoal! Iniciamos o ano de 2021 com a mão na massa! Acredito que qualquer um possa fazer esse cenário, ou até mesmo um bem melhor! O material é coisa que todo mundo tem em casa ou custa baratinho no mercado e o processo é bem simples! Espero que tenham curtido e, se resolverem fazer, contem aqui ou marquem a gente no instagram:@rockmanmaneiro

A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens!


Adelmo Veloso

Comentários

  1. Que impressionante! Mais uma vez fico maravilhado com sua habilidade! E é exatamente do que eu estava precisando! Com alguns arranjos dá para fazer um monte de outras coisas como containers daqueles que têm em portos.

    E tem até o detalhe da caixa de força. Pensei que tivesse usado algum editor de imagem para fazer a luz, mas era de verdade. Não saía da lâmpada, mas foi uma solução criativa e inteligente.

    Esse carinha aí com a cara do Saiyaman não é muito confiável! Não só o trabalho é ruim com atrasa? E ficou muito boa essa cena do Aranha prendendo o bandido! Usou direitinho os veículos para não ficar vazio e dar uma sensação de realidade. Digo e repito, o menino tem futuro!

    E às vezes é melhor pegar de volta a bicicleta do que deixar na mão de um qualquer. Vai que volta pior do que estava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, valeu, Super Usys! Uma hora dessas vou tentar esses contêineres! Valeu pela sugestão! O papel vai dar certinho!

      Faz muito tempo que não uso editor de imagens para criar coisas. No máximo só uso o carimbo e mexo com o brilho e nitidez! Essa da lâmpada, não sei como, foi ideia dele para uma foto com um carro de faróis ligados!

      Esse Grande Camelô é um baita de um grande enrolão.tome cuidado com ele! O Super Oliver tá demais! Praticamente todas as minhas sessões de fotos têm a participação dele!

      E tem mais, viu? Essa das crianças é uma continuação de uma cena que fiz. Ele tem que fazer as sequências dele! Hehehehe!

      Valeu pela força, nobre Usys! Até as próximas postagens!

      Excluir
  2. Ótimo tutorial!!! Gosto muito dos seus cenários, ainda me arrisco a seguir as dicas e tentar fazer um por aqui. As cenas do enrolão são hilárias, e o Super Oliver tá mandando muito bem. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Yanker! Fico muito feliz que tenha curtido! Tô curioso para ver o resultado lá na Estante do Yanker! Hehehehe!

      Esse enrolão não tem jeito e o pior é que sempre tem alguém caindo na conversa dele! Super Oliver tá muito inspirado ultimamente!

      Valeu pela força, meu nobre! Abração!

      Excluir
  3. Show demais! Fiquei impressionado com o resultado, principalmente com o portão, que eu não esperava que fosse papel de torradinhas, muito bem pensado.

    Além da ótima estrutura, a pintura também ficou bem caprichada. Taí uma ótima forma de passar o tempo, e ainda entretém o Super Oliver junto, além de fazer ele aprender mais sobre trabalho artesanal. Só pontos positivos!

    Só que essa oficina está precisando de mão de obra melhor, esse funcionário aí é muito folgado! Nem as bicicletas ele consertou!

    A cena do Spider ficou show! Lembrei do filme assim que bati o olho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! A ideia estava no forno há um tempão! Quando a patroa ameaçou jogar tudo fora, comecei os trabalhos!

      Valeu mesmo! Oliver me ajudou com a base escura. É muito legal montar esses cenários do zero! Ainda mais gastando quase nada, tudo material reciclado!

      Esse cara é um problema, mano. Está para sair uma postagem só contando as broncas dele! Mó enrolão!

      Coisa da cabeça do Oliver!

      Valeu pela força, meu nobre! Até as próximas postagens! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!