Resenhas #2 Ignácio Justo

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Estamos de volta, mas dessa vez, retornaremos com um quadro antigo do Blog. Traremos resenhas de livros e outras mídias, sempre que possível! 


Na resenha de hoje, falaremos um pouco sobre a obra biográfica de Benedicto Inácio Justo de Siqueira, de autoria do grande Alexandre Nagado, bastante conhecido pelas publicações na nostálgica Revista Herói e pelo Blog Sushi Pop.

Esta é a segunda obra da coleção que temos contato, pois já resenhamos por aqui a biografia de Paulo Fukue, também de autoria do Nagado.

Da editora Criativo/GRRRR!, este livro nos traz a trajetória do lendário Ignácio Justo, que ficou bastante conhecido por suas histórias de guerra e terror, pela incrível habilidade de desenhar aviões e máquinas, além de ser um piloto de avião!

Asssim como na resenha anterior, a biografia do Ignácio se confunde com a história dos Quadrinhos nacionais. A concorrência injusta com os quadrinhos estrangeiros não desanimava os artistas daquela época e continua um grande desafio nos dias atuais. Mesmo com toda dificuldade e luta para garantir direitos para os artistas, essa turma estava sempre produzindo histórias e personagens que encantavam multidões. E o Ignácio estava lá no meio!

Ainda criança, Justo perdeu seus pais e avós de criação. Aos 10 anos publicou sua primeira HQ em uma das revistas mais conhecidas da época. Serviu ao exército como Oficial, de onde viria a inspiração de suas histórias de guerra (Combate). Por amar aviação, estudou e adquriru a licença para pilotar. 

Além de outros feitos, foi responsável pela mentoria de jovens artistas, em sua própria casa, o "Barraco do Justo", tudo isso sem cobrar nada dos alunos. Até o Paulo Fukue chegou a frequentar algumas aulas. Outra característica desse nobre autor é que sua tutoria não se limitava apenas às aulas no período vespertino, ele acompanhava os trabalhos dos alunos com as editoras e até ajudava a cobrar quando estas não realizavam o pagamento!

No final da obra, podemos conferir alguns depoimentos de ex-alunos e admiradores do Justo, além de fotos históricas de alguns momentos narrados em capítulos anteriores. 

Hoje, várias obras do Justo foram relançadas em álbuns de luxo. Seu legado foi fundamental na formação de novas gerações de artistas. Assim como na leitura da biografia do Fukue, me surpreendi com essa trajetória de vida incrível do Piloto de Quadrinhos! Não conhecia nada, nenhuma de suas obras. Após a leitura da biografia, fiquei curioso e interessado em conhecer as grandes histórias de guerra e sua versão da múmia!

Fica a recomendação aos entusiastas dos Quadrinhos. É possível adquirir esta e outras obras no site da Editora Criativo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog