Toy Art: Praticando o Básico

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Dessa vez, resolvi trazer uma postagem um pouco diferente. Todos aqui sabem que não sou nenhum expert na área da fotografia, mas já devem ter percebido que no início desse Blog, a qualidade das fotos era bem duvidosa, para não dizer que eram bem fraquinhas, mesmo.


Antes que me perguntem qual tipo de câmera eu utilizei para esta postagem, já adianto que todas aqui foram capturadas com o celular! Mas qual o segredo? É o que veremos.

 

Resolvi fazer um apanhado de fotos com fundo neutro, o famoso Fundo Infinito. Essa técnica eu pude aprender no grupo CAFA – Composição Artística com Figuras de Ação, enquanto ainda utilizava o Facebook. Mas qual o propósito desse compilado? Bem, é apenas para inspirar os amigos que estão nos primeiros passos desse hobby da Toy Art e até para encorajar os que curtem uma foto de prateleira, daquelas bem descomprometidas.

Há uma grande diferença entre fotografar o boneco na coleção, no meio de outras figuras, e fotografá-lo sozinho, utilizando uma cartolina, folha de E.V.A. ou outra coisa semelhante que não custa quase nada, pois valoriza o que você quer mostrar para o seu público.


Este é o Megaman, já conhecido por vocês e também o personagem que deu nome à página do Instagram: @rockman_toys. A figura é simples, não há outra opção de rosto, mas temos essa mão espalmada que nos abre um leque de possibilidades de poses diferentes. O fundo é de E.V.A. - confesso que se tornou um de meus favoritos, pois o cinza é bem neutro e dá um destaque bacana à figura.



Aqui temos o Fera, personagem dos X-Men da linha Marvel Legends, fabricado pela Hasbro, inédito aqui. Este fundo amarelo é o encarte que veio na caixa do Enforcer, personagem de Fortnite. Reparem que o contraste com a figura ficou bem evidente.

 

Aqui temos uma dupla de Cloth Myth Ex: Shiryu de Dragão V2 e seu mestre Dohko de Libra. Mais uma vez utilizei o fundo cinza. Para fotografar esse tipo de figura sem tanto reflexo, é necessário tomar uma série de medidas, onde vocês podem perceber que não adotei nenhuma.


Mais uma figura inédita por aqui: o Gundam RX-78 2, da linha Gundam Universe, fabricado pela Bandai. Utilizei o mesmo encarte amarelo e um livro com capa escura para ser a base. Reparem que o robô está inteiro na foto, não cortei nada, diferente do Fera, onde quis destacar apenas metade da figura. A pose está bem simples, mas dá pra melhorar isso aí.

 

Aqui temos o Goku Awakening, numa pose simples, mas famosa.


Ainda fresquinho na mente de vocês, temos Wilson Fisk – o Rei do Crime. A figura é grandona, o fundo escolhido foi o azul. Não que fosse especial, apenas para não usar o cinza, que deixaria o branco do paletó meio sem graça na foto.



Utilizando a mesma escolha de cenário do Gundam, resolvi inserir o Batman (HotwheelsBvS) e um batmóvel que vem com aquelas balinhas bem ruins.



Essa aqui do Sakamichi Onoda eu queria destacar que foi utilizada uma tampa de caixa de camisa, antes de se transformar no Daileon. O preto dá um destaque arretado à figura, mas procure caprichar na luz, sem que haja reflexo no fundo. O resultado é esse aí!


Uma dupla também inédita por aqui: Luke Skywallker e Mestre Yoda, ambos da linha Black Series, fabricados pela Hasbro.

 


Outra opção muito bacana para fotos assim é o E.V.A. preto. A figura também fica bem evidente, sem contar que o preto não é tão escuro, então você consegue dar outros tons a ele com edição.

 

Mas caso você não tenha como arrumar umas folhas de E.V.A., encarte de figuras, tampa de caixas diferentes, então aproveite as paredes de sua casa. Essa foto do Homem-Aranha foi tirada usando a parede como fundo. Com a luz e uma edição bacana, é possível até mudar a cor dela, deixando até com um ar mais chique!

 


Por fim, temos o personagem de Star Wars mais comentado e “hypado” nesses últimos meses: o Mandaloriano, da linha Black Series, fabricado pela Hasbro e já apresentado aqui. Mais uma vez, utilizei o cinza. A pose está bem sem graça porque foi feita para o review da figura. 

 ---

E é isso aí, pessoal! Espero que tenham curtido essas dicas básicas e que comecem a explorar ângulos e poses diferentes de suas figuras! Esqueci de dizer que a maioria aqui eu utilizei apenas a luz do sol da manhã! E aí, qual a desculpa agora? Comece a fotografar seus bonecos com o que tiver por aí! A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens!


Adelmo Veloso

Comentários

  1. Shoooow de bola. Também comecei a aprender essa técnica no CAFA. Tem muito material de aprendizado lá. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Thiago Freire, fotógrafo lendário! Valeu pela força, meu amigo! Apareça mais vezes!

      Excluir
  2. Dicas que parecem simples, mas são valiosas e verdadeiras. Uso bastante o E.V.A. predominantemente o preto. Encontrar cinza está difícil por alguma razão.

    O enquadramento também é importante para destacar o que queremos mostrar. Essa foi (é) a parte mais difícil para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Super Usys! O preto e o cinza são ótimos! Este último tem dado um belo destaque às figuras.

      Mas tu manda muito bem nas apresentações de figuras, ainda mais na parte da ação!

      Valeu pela força!

      Excluir
  3. A prática leva à perfeição!

    É legal acompanhar a evolução nas suas fotos, dá pra ver que ficou fera nos ângulos e iluminações. Essas dicas são bem úteis, e também são simples, o que é ótimo. Esses fundos infinitos fazem uma baita diferença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, valeu, Super Ronin! Sempre há algo novo para aprender, mas não posso negar que muita coisa mudou do início pra cá! Fundo infinito é uma excelente opção para fugir das fotos de prateleiras e valorizar a figura.

      Valeu pela força, fera! Até as próximas postagens!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!