Caverna do Dragão - Por Super AHAM Fã


Se tinha algo que me deixava feliz na infância, essa coisa era quando me chamavam para ir ao parque de diversões. Andar na xícara giratória, carrossel, roda gigante e o meu favorito: carrinho bate-bate. A galerinha de Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons, algo como Masmorras e Dragões, no original) curtia uma montanha russa. E foi num passeio nela que eles foram parar em “outro mundo”.
Assim, começa este desenho animado dos anos 80 que foi febre aqui no Brasil. E se bobear, ainda dará boa audiência na TV, caso seja exibido.
O grupo de seis crianças: Bobby, Sheila (irmã de Bobby), Eric, Hank, Diana e Presto foi parar num mundo desconhecido até então. Eles encontram diversos desafios por lá, passam por lugares onde há diversos tipos de monstros e ambientes bem distintos, como num deserto com três sois. Isso mesmo! Três sois. Se aqui no planeta Terra um já esquenta o suficiente, imagine o triplo disto.
Os jovens do Planeta Terra vão tentando se adaptar às novas condições de onde estão vivendo. Conhecem um poderoso mago chamado Mestre dos Magos.  

Ele é um homem muito poderoso e sábio e na maioria das vezes tenta auxiliar os meninos a voltarem para a terra natal deles. Algo interessante sobre ele são os enigmas que costuma produzir: O labirinto está no portal das trevas e para encontrá-lo, terão, primeiro, que se perder.”
Frases como estas costumavam deixar os pupilos dele confusos. Quando indagavam ao mestre sobre coisas assim, ele costumava desaparecer. Presumo que o Mestre dos Magos fazia isso para ensinar os garotos. Se fosse tudo muito fácil, eles não desenvolveriam tanto a capacidade de raciocínio.
Os heróis de Caverna do Dragão possuem características distintas. Vamos a elas:
Bobby, o mais jovem, possui um tacape para lidar com as adversidades deste mundo perigoso. A característica principal dele é a força, apesar de ser apenas um menino. A aparência dele é de viking. Às vezes, é chamado de bárbaro pelo Mestre dos Magos;

Sheila possui uma capa que a torna invisível. Isso ajuda quando ela quer pegar alguma coisa para ajudar o pessoal a sobreviver;

Eric é o mal-humorado da equipe! Tem roupa de cavaleiro e a principal arma dele é um escudo; 

Hank, instintivamente, é o líder do pessoal por muitas vezes. Tem um arco muito potente que solta flechas energizadas de magia. Essa energia pode assumir diversas formas: como a de uma flecha, rede, corda etc. Ele parece um cavaleiro, mas vamos dizer que ele é um arqueiro. O Mestre dos Magos algumas vezes o chamava de Guarda;
Diana ostenta uma vara. É uma ginasta/acrobata. Ela é muito flexível. De vez em quando, consegue ir a lugares mais rápido do que os outros amigos dela;
Presto tem visual de mago. Porém, está no estágio de aprendiz ainda. Costuma usar o chapéu mágico fazendo encantos que, às vezes, não saem como ele deseja. Apesar disso, usualmente o chapéu do Presto salva a garotada.

Bobby adotou uma unicórnio pequena chamada Uni. Todos gostam dela, exceto Eric. 


O grande vilão da história é o Vingador. Ele quer juntar as armas dos pequenos guerreiros para ficar mais forte e derrotar Tiamat - um dragão de sete cabeças - cada uma com uma energia diferente. Uma solta fogo, a outra gelo e assim por diante. Vingador também teme um ser muito poderoso que aparece no episódio “O Portal do Amanhecer” que é tão preocupante que o Mestre dos Magos alerta para o nome dele não ser dito. Senão, ele aparece e destrói tudo.


Caverna do Dragão é um desenho épico. Mostra inteligência, coragem e amor ao próximo. Apresenta diversas situações antagônicas, tais como quando Hank é considerado um traidor ou quando Eric quer ser tornar um Mestre dos Magos e no Portal do Amanhecer em que até o Vingador, inimigo dos jovens, se junta a eles para enfrentar aquele cujo nome não pode ser dito.
Infelizmente, a série não foi terminada. Pelo menos, oficialmente. Isso deu uma angústia aos fãs da série. Pois, os jovens guerreiros sempre buscavam voltar ao mundo deles, o planeta Terra. Foram especulados diversos finais para a jornada. Um dos mais tristes, era que eles haviam morrido no acidente na montanha russa e foram parar no inferno. Mas, o final oficial, com o título de Réquiem, seria uma espécie de reticências na história da trama. Os garotos enfrentariam uma batalha, encontrariam com o Vingador e descobriria-se que ele é filho do Mestre dos Magos. Bem que no episódio “O Cemitério dos Dragões”, na dublagem brasileira, o Mestre o chama de filho. E antes de ser tornar um vilão, ele era um cavaleiro. O final deste episódio era com os heróis tendo a chance de decidir se iriam voltar ao seu mundo original ou continuar onde estavam.
Escreveu aqui, Super AHAM Fã: redator que adorava os enigmas do Mestre dos Magos!...

Até a próxima, galera!
Comentários de Adelmo Veloso: Olá, pessoal! Assim começamos o ano de 2015, com nova postagem, meio que nostálgica, abordando uma animação que fez muito sucesso na minha época de garotinho! A série possui um final não animado, que pode ser conferido no link abaixo:
http://minilua.com/verdadeiro-final-caverna-dragao/

Agradecemos a atenção de todos e pedimos que, se gostou, deixa um comentário aqui embaixo e se há algum assunto que você deseja que comentemos, fala também! Grande abraço e feliz 2015!
Adelmo Veloso

Comentários