COMO FAZER uma série Tokusatsu? (zoeira)

E aí, galera, tudo massa? Estamos de volta  mais uma vez, agora com um quadro bem diferente. Por favor, não se ofendam, apenas reparem que várias coisas em comum estão presentes nesse tipo de série de super-herói de capacete, roupa colada que solta faísca e tal...



Para quem não conhece, Tokusatsu são os heróis japoneses que a maioria hoje conhece por Power Rangers. Não é bem isso, mas é por aí. Também não é só Power Rangers, também temos Kamen Riders e Metal Heroes (os que trabalham "sozinhos"). Enfim, a ideia aqui é outra. Peguem caneta e papel para anotar os ingredientes.


Primeiro ingrediente 

 

Tenha um personagem bem construído.


Para que sua série faça sucesso, seu personagem precisa ter uma personalidade forte, tonando-o único! Não tente fazer como o pessoal da Toei tentou fazer com o Saint Seiya Omega, que demorou para assumir uma identidade! Certo que estamos falando de Tokusatsu e os protagonistas se parecem em um montão de séries...

Segundo ingrediente

  
Tenha uma história bacana.


Pudemos ver vários tipos de histórias diferentes nesse universo que, para os leigos, parece ser tudo igual. Há temas como Força Animal, das Cores, Astros, Ninja... uma infinidade. Basta pegar um que ainda não foi trabalhado e mandar ver no roteiro. Mas não jogue tudo de uma vez, porque vem um ingrediente especial!

Terceiro ingrediente: 


Junte o(s) personagem(ns) principal(is) com uma coreografia maneira de transformação.


O cara tem que ter uns gestos épicos pra arrepiar geral quando soar a musiquinha e finalmente vestir o traje de guerreiro. Mas não demore tanto porque isso deixa o pessoal impaciente. Quarteto Fantástico 2015 que o diga! Outro elemento, opcional, que se não tiver vai fazer sucesso também: FUMAÇA DA COR DO PERSONAGEM. 

Fica um pouco afrescalhado, mas dá um up maneiro. Se o cara for sombrio como o Kamen Rider, dispense, por favor. Deixe o cara andando devagar, que fica sinistro.


Quarto ingrediente


Adicione um personagem maneiro que não tenha sido anunciado no início e ponha o carinha pra ter uma treta com o grupo.


Depois fica todo mundo amigo e vão combater os inimigos juntos. Ou não. Deixa o cara rival, mesmo, tretando até o final da série. Tem muita gente que vai gostar do cara, pode crer.

Quinto ingrediente


Adicione figurantes que não sejam inúteis.


Um heróis não se faz apenas com roupas especiais, explosões e poses maneiras. Ele também pode ser um herói com suas atitudes tomadas em meio às situações adversas. Uma criança pode salvar o dia (não force como em Homem de Ferro 3), seja aprendendo uma lição sobre o valor da amizade, seja falando uma simples frase para o protagonista.

Sexto ingrediente


Um robô gigante!


Este elemento não é obrigatório, mas se a equipe tiver mais de três, seria bacana. Pode ser que cada um tenha o seu e geral se junte e forme um grandão, ou todo mundo vai pra um grandão e acabou. Lembre-se de que o monstro tem que ser derrotado antes, para o vilão chefe jogar uma mandinga pra ele crescer e a câmera filmá-lo de baixo pra cima.

Sétimo ingrediente


 Tokusatsu não sangra, solta faíscas.


Isso é certo. Não estamos na época em que podíamos assistir aos Cavaleiros do Zodíaco sangrarem até morrer. Hoje temos uma censura arretada. Esta regra aplica-se a todos.

Modo de fazer


Aqui é a parte delicada. Você já tem todos os ingredientes. Não adicione todos de uma vez no primeiro episódio, pois vai deixar o telespectador confuso e sem emoção a partir dos episódios seguintes. Vá adicionando com calma, trabalhe o mistério, pesquise coisas novas e, claro, não precisa usar tudo que foi citado aqui. O diferencial está na forma de como tudo aqui será trabalhado. Faltou algumas coisas? Adicione? Tem muita coisa boba? Ok, tire uma parte e coloque outras novas. Na verdade, essa fórmula também serve para criar sua história em quadrinhos ou Mangá! Depende da sua criatividade!

Você sabia que há um livro com a receita do bolo? Não? Confiram a matéria da Casa do Boneco Mecânico!
_______________________________

E foi isso, rapaziada! Espero que tenham gostado e, quem sabe, num futuro próximo, a gente não use esse quadro para os tipos de animes, HQ's, Séries de TV e filmes? Depende do retorno de vocês! Até a próxima!

Comentários

  1. É mais ou menos nesse sentido. Mas vale repetir alguns ingredientes e preparar de outra forma. Funcionou com Kyouryuger, que tinha como tema dinossauros, que já foram usados várias vezes.

    E é sempre bom pegar as dicas de quem sabe: Shozo Uehara, Tohru Hirayama, Takashi Washio, Atsutoshi Umezawa... Gente que fez sucesso usando suas próprias receitas e não as de outros. Que ousaram, apostaram alto e venceram.

    Pior que até existe um livro com o título parecido com o da matéria, escrito pelo Yuji Kobayashi, roteirista que participou de séries de várias franquias. Vou ver se consigo um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys!
      Exatamente! Como dissemos, a criatividade deveria ser o elemento de maior peso! Repetir alguns ingredientes seria muito bom, sim, desde que tenha aqueles outros elementos como o suspense, um novo ponto de vista para aquilo (como vc comentou sobre as frutas e tal). Isso porque amamos clichês. Sim, amamos de verdade. Bakuman não nos deixa mentir em algumas passagens.

      Sobre os nomes que vc citou, confesso que sou leigo ainda, porque sou péssimo para guardá-los. Já esse material aí deve ser muito interessante!

      Nossa ideia aqui foi apenas cômica! Sei que você e o Ronin são os mestres dos tokusatsu. Tem o brother do Tokudoc.com que é simplesmente um ninja nesse assunto. Segue o canal dele no youtube: http://superaham.blogspot.com.br/2015/11/como-fazer-uma-serie-tokusatsu.html

      Abração, meu nobre!

      Excluir
  2. Ola!! Aquela imagem de Minami Kotaro fazendo a Pose de Henshin. você pegou do meu blog.
    está divulgando o meu blog?? obrigado.
    Por favor... você coloca o meu blog na lista dos blogs.

    Yugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yugo! Como não possuo acervo próprio, acho justo colocar a fonte da imagem! Quando tiver um tempinho, farei umas visitas em seu Blog! Abraço

      Excluir
    2. Obrigado. aqueles no mural "Veja também"!!

      Excluir
    3. Olá, Yugo! Até o momento, não. Mas passarei a visitá-lo desde já!

      Excluir
    4. Quando vc vai adicionar o meu blog na sua lista de blogs no "Veja também"??

      Excluir
    5. Olá, Yugo! Poderia me informar qual deles? Reeditei a postagem e não salvei o endereço que tinha na referência.

      Excluir
    6. https://episalbum.blogspot.com/ oi... Era imagem do Isamu(Kotaro) Minami se transformando em Kamen rider Black... "Imagem:episalbum.blogspot.com" é isso?
      https://episalbum.blogspot.com/2015/01/noticiatetsuo-kurata-no-brasil.html

      Excluir
    7. Pronto, nobre, já está lá! Peço mil desculpas por ter esquecido!

      Excluir
    8. Boa noite, quando você vai postar a postagem sobre o Episalbum, que foi criado pelo Ed.Yugo?? Sobre as capturas das imagens de episódios de Tokusatsu, Anime e os outros.

      Excluir
    9. Olá, amigo! Seu álbum já está na lista dos Blogs recomendados. Não estou mais fazendo postagens exclusivas sobre sites de terceiros, nem usando imagens que não são de minha autoria. Como pode ver, todas as imagens da postagem foram feitas por mim.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!