sábado, 15 de julho de 2017

Outra Dimensão: Guia para curtir suas FÉRIAS!

E aí, rapaziada? Tudo nos conformes? Geral de férias? Aproveitando essa época do ano pela qual a criançada espera ansiosamente (tenho certeza que os adultos também), separei algumas dicas para que vocês possam aproveitar cada dia, sem arrependimentos!


Não precisam levar tudo a sério, mas vale a pena seguir algumas sugestões! A ideia de escrever tudo isso veio por uma experiência recente que tive, então vale a pena compartilhar com o mundo!



01 - DESPRENDA-SE (PELO MENOS UM POUCO) DO MUNDO VIRTUAL


Hoje em dia, quase tudo que fazemos depende da utilização de smartphones, computador ou alguma coisa que esteja ligada à Internet. Aplicativos dos mais diversos tipos que controlam despesas, calorias queimadas, quilometragem da corridinha no parque, planilhas de todos os modelos e por aí vai. Quando falta energia elétrica parece que retornamos à idade da pedra. A criançada de hoje, quase em sua totalidade, não sabe o que é um carrinho de rolimã (rolamento), jogar um pião (nem eu nunca soube, mas tive iôiô), jogar bola e perder um pedaço do dedo no asfalto (na minha época era calçamento de paralelepípedo), ler um livro de papel... São inúmeras as atividades que podemos fazer sem uso de aparelhos eletrônicos e sem Internet. Já que estamos de férias, por que não aproveitar para conhecer o mundo real à nossa volta?


02 - VENÇA A PREGUIÇA!


A abertura da matéria foi mais pra ter uma pegada de humor, por isso, como falei, não leve tudo tão a sério. Mas esse item 02 precisa ser adotado, ou suas férias não passarão de dias e mais dias largados sobre a cama ou apenas maratonando séries. Você não vai querer ficar só de bobeira o dia todo, vai? Até sua cama precisa ter uma folga de seu peso sobre ela! Planeje-se, procure lugares próximos para visitar caso não disponha de muita grana ou tempo, aproveite para ir ao boliche ou kart, sei lá, dá um jeito!


03 - CONHEÇA NOVOS LUGARES


Caso você tenha se programado durante o ano e conseguiu reservar uma graninha bacana, aproveite para visitar lugares desconhecidos! Este mês pude conhecer um pouco do estado do Paraná e a capital Curitiba. Outra cultura, cidades bem limpinhas e organizadas e um clima bem frio! Se for o caso, posso escrever um pouco sobre o Centro Histórico de Carambeí, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame em Curitiba. Não esqueça de salvar toda a rota no GPS, papel ou qualquer coisa que possa gravar, ou poderá ficar às cegas em Outra Dimensão! Também não vá dar uma de maluco e resolver desafiar os 12 cavaleiros de ouro sozinho, como o Kanon na imagem!

04 - EXPERIMENTE NOVAS AVENTURAS


Antes de mais nada, não estou falando de chupar manga e beber leite, usar drogas ou qualquer coisa promíscua, deixar chinelo virado e muito menos algo que vá colocar a sua vida em risco, pelo amor de Deus! A ideia é visitar parques históricos interativos (como esse de Carambeí que fui), realizar trilhas na natureza (acompanhado de guia turístico), conhecer aquela tão sonhada praia e andar de barco... Enfim, tem muita coisa pra fazer, rapaziada! É só usar a imaginação!


05 - PASSEIE COM SEU CRUSH


Se você é do tipo que só trabalha ou estuda, chegou a hora de dar atenção ao crush! Melhor que curtir os itens anteriores é fazê-los acompanhados de quem a gente ama! É o momento para conhecer aquele parque ecológico, levar a pessoa a um boliche ou kart (segunda vez que falo, porque ainda devo isso à minha esposa)... Se vira nos 30!

06 - ALIMENTE-SE BEM!


Se seu estômago estiver vazio, os passeios não serão nada legais. Por isso, alimente-se bem em casa. Se a intenção do passeio for justamente para atender ao item anterior, aproveite para conhecer aquele restaurante japonês, chinês ou australiano que abriu recentemente. Mas vá com calma, porque quem come bastante e não realiza atividades físicas, com o tempo não caberá mais em algumas roupas (aconteceu comigo).

07 - APROVEITE PARA TIRAR O ATRASO DOS SEUS HOBBIES


Não precisa ficar triste se não sobrou grana para viajar ou curtir alguns passeios que requerem dinheiro! Aproveite para tirar o atraso dos hobbies, como fotografar seus bonequinhos, colocar alguns animes em dia, terminar aquele livro ou zerar aquele game tão difícil. Mas reforço, faça tudo com moderação! Isso também inclui:


Descansar! As horas de sono perdidas nunca podem ser recuperadas, mas você pode descansar seu corpo do stress acumulado. Também não vá passar todos os dias dormindo, blz? 8h já são suficientes!

08 - FAÇA BOAS AÇÕES!


Não é você quem vai salvar o mundo inteiro, mas há pequenas ações que podem ser feitas para torná-lo um lugar melhor. Não digo para você ser o Homem-Aranha da imagem acima, pois já temos os policiais para cumprir essa missão, mas falo das pequenas coisas, mesmo. Ajudar uma velhinha a atravessar a rua, um cadeirante a embarcar num ônibus ou subir numa calçada, enfim, nem precisava escrever isso, mas sei que tem muita gente ignorando os princípios básicos de uma boa educação.

09 - CURTA BASTANTE SUA FAMÍLIA


A morte é certa para todos os seres humanos. Sabemos que ela vem, mas não temos ideia de quando será esse dia. Por isso, devemos aproveitar cada momento ao lado de quem amamos, principalmente a nossa família. Pude visitar meu irmão depois de quase dois anos sem nos vermos e brincamos bastante - isso foi incrível. Estamos distantes de nossos pais e tudo o que podemos fazer, no momento, é fazer chamadas com vídeo. Pense nisso. Trate bem as pessoas como se fosse a última vez que você fosse vê-las. Recentemente perdemos um ente querido e refletimos sobre o assunto.

10 - SEJA A MELHOR VERSÃO DE SI MESMO!


Essa nem é tanto sobre as férias, mas faz parte de todo o conjunto, anda lado a lado com o último quadro Outra Dimensão. Dê o melhor de si em tudo o que for fazer. Se você é um amor de pessoa no trabalho, seja melhor ainda com os de sua casa. É muito bom quando sabemos que fizemos falta em um lugar depois que saímos, enquanto muitos sentem paz com a saída de A ou B daquele local. Não seja esse A nem o B, seja um cara legal e garanto que sua vida será bem melhor!
---
E isso é tudo, pessoal. Espero que tenham gostado das dicas e que possam colocar todas ou pelo menos algumas em prática. Tem mais algo a acrescentar? Diz aí nos comentários, quem sabe não montamos outros guias como esse? Até a próxima e boas férias!

Adelmo Veloso

6 comentários:

  1. De fato, tratar todos como se não houvesse um amanhã, um dia nós acertamos. Poderá ser o da pessoa bem como tb poderá ser o nosso. Hj tb estou morando só e distante de todos que amo para um novo desafio de vida, mas tb estou motivado e empolgado pelo trabalho desenvolvido e vou ficar vendo minha esposa, filhos, minha família e amigos a cada 15, 20 dias, 1, 2, 3 meses, não há uma periodicidade certa. Por isso cada momento juntos deverá ser bem aproveitado pq eu não saberei quando será o próximo. Principalmente os filhos que faço é por eles e para eles, mesmo que ainda seja muito cedo para eles entenderem o que se passa, mas tenho a certeza que a recompensa pelo esforço virá num futuro a médio prazo. Excelente post Adelmo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ednaldo! Obrigado pela participação!

      Já precisei passar por isso enquanto estava num curso de um ano em meio no regime de internato. É bem puxado, mas no final valeu a pena. Tenho certeza que sua família é quem vai ganhar com todo esse seu esforço. Antes eu tomava conta de mim, depois casei e agora temos o Super Oliver - tudo o que fazemos hoje é para o bem dele no futuro!

      Apareça mais vezes e até a próxima!

      Excluir
  2. Excelentes dicas, Adelmo! Parece ser coisa óbvia, mas na verdade a gente se esquece de tudo isso. E acaba desperdiçando as férias.

    As férias são uma boa oportunidade de se experimentar coisas novas, conhecer lugares que a gente sempre quis conhecer. inclusive alguns que até são próximos, mas acabou deixando justamente por pensar que vai poder ir a qualquer hora. E no fim não vai.

    E uma boa palavra: moderação. Não dormir demais e não exagerar na comida. E também não é preciso dar uma de Goku ou Vegeta e se matar na academia. Equilíbrio é a chave.

    Vou querer ler seus relatos de viagem, sim! Deve ter bastante coisa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Super Usys!

      São pequenas coisas como essas que a gente perde justamente por preguiça ou até mesmo por falta de organização do tempo.

      Curto bastante poder conhecer novos lugares. Este ano já acrescentei ao currículo de estados do brasil Goiás e Paraná. Ainda pretendo conhecer todos eles! No último sábado, conheci uma parte da cidade que moro que eu não fazia ideia que existia! E olha que era só seguir reto pela avenida que sempre andamos...

      Tudo com moderação! Esse é o segredo!

      Então tá fechado! Tem bastante coisa interessante que até se encaixa no nosso hobby com bonequinhos, pois tinha maquete em escala reduzida e muita coisa em tamanho real! Mais uma vez, muito obrigado pela participação e até a próxima!

      Excluir
  3. Ah, essa de compromisso com a cama é clássica! Pra que sair quando se pode dormir até tarde? Essa é uma boa opção até nos finais de semana hehehe!
    Mas realmente não dá pra ficar só atirado na cama o tempo todo, até porque no fim das férias o corpo pode estar muito mal acostumado a dormir demais, e aí complica pra voltar ao ritmo. Fora que é sempre bom dar uma boa passeada por aí.

    Férias são ótimas para podermos dar mais atenção para as pessoas que amamos! Encontrar os parentes que não vemos há muito tempo, levar a patroa para um passeio bem longo (isso me lembra que ainda tenho que levar a minha no tal cinema D-BOX que é longe pra caramba...), entre muitas outras coisas. Pra gente que mora longe da família não há momento melhor do que esse para fazer uma boa reunião, pois encontrar essas pessoas e desfrutar de um bom tempo juntos é infinitamente melhor do que falar apenas por telefone e mensagens, e é legal que combina com a ideia de ficar um tempinho fora do mundo virtual XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      Ela é bastante sedutora, ainda mais quando estamos na época do frio, como agora! Aí que entra a questão de acordar tarde e perder o passeio na parte da manhã, mas ainda há a questão do almoço - será num restaurante ou em casa? Essa de acostumar com moleza é bem difícil, mesmo! Já tive essa dificuldade, ainda mais quando estava acostumado a tirar um cochilo à tarde!

      Isso é excelente! Reencontrar família e amigos é tudo de bom. Nós dois temos dívidas com as patroas, hehehe! Meu irmão também curte animes e filmes da cultura POP, então foi perfeito! Maratonamos One Punch Man dublado, Castlevania e conferimos alguns lançamentos no cinema.

      Até a próxima, camarada!

      Excluir