Nossa coleção parte 3: Quebra-cabeças!

Olá, queridos montadores de Quebra-cabeças! Tudo massa? Como vai a força durante a quarentena? Estamos de volta com mais uma parte de nossa coleção, além de trazer algumas sugestões para entreter a criançada. Hoje vamos falar de quebra-cabeças!



Prontos para passar horas e horas quebrando a cabeça pra montar um quadro bacana e, depois de algum tempo, desmontar tudo e guardar na caixa novamente?


Como entramos nesse mundo?  


Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que não sou um profissional da área, nem grande conhecedor de todos os tipos de quebra-cabeças que existem. Mas gostaria de compartilhar com todos a experiência de ter montado alguns de nossa coleção e dos tios do Super Oliver.
 Como vocês já sabem, o que não faltam em minha vida são hobbies! Em uma conversa com minha esposa, ela confessou que não tinha algo específico para se divertir, pois sempre trabalhou desde muito cedo e brincava mais com os irmãos. Essa onda de quebra-cabeças começou quando resolvi trocar uns pontos que tinha no cartão de crédito por um básico, com 150 peças. Ela curtiu bastante e passou a gostar desse hobby. Depois passamos para um de 500 e depois chegamos até a pegar um de 1000 peças! Vou tentar discorrer contando a história de cada um deles, conforme imagens a seguir.


Diversos Níveis


Assim como em praticamente tudo na vida, os quebra-cabeças possuem diversos níveis de dificuldade. Não demorou muito para o Super Oliver também entrar nesse hobby!



Os tios dele deram de presente um com 30 peças, onde ele levou um tempão para montar na primeira vez, ainda recebendo ajuda. Depois de mais algumas jornadas, ele monta isso aí em minutos.

 

Este é da mesma marca do da Arca de Noé: Grow, também com 30 peças.





Aproveitando as promoções nas seções de livros e revistas numa loja bastante conhecida, encontrei esse pack do Aranha com 4 quebra-cabeças, tendo 20 peças cada. Foi um sacrifício para o Oliver montar pela primeira vez. Hoje em dia, para melhorar a brincadeira, ele monta tudo de uma vez. Antes disso, cheguei a misturar todas as peças para aumentar a dificuldade. Ele achou divertido, mas montou rapidão!


Este possui 100 peças e também é da Grow.




Esse aí é a origem de toda a brincadeira! Foi por esse que troquei os pontos do cartão de crédito. São 150 peças e parece ser fácil, mas pra montar o elefante dá um trabalhão! Os reflexos dos bichos também confundem um pouco. Marca: Grow.
 



Eis o mapa do Brasil. Outro achado num precinho, com 100 peças. Hoje o Oliver monta tudo num piscar de olhos e sozinho! Minha esposa curtiu bastante, pois é bem informativo com todas as capitais e estados do país. Marca: Toyster.




Como disse, não demorou para os tios dele entrarem na brincadeira. Esse do zoológico é recente, também com 100 peças. Um dia desses deixei o Oliver montando sozinho, onde levou um pouco menos de uma hora, num silêncio e concentração total! Papais, peguem essa dica! Marca: Toyster.

 


Aqui o padrão caiu um pouco, hehehe! Um achado de 10 conto, com peças bem fininhas, mas com um total de 100! Se não tiver cuidado, ele desmonta mais do que encaixa as peças. Marca: melhor vocês nem saberem!



Este é bem curioso - e outro presente da vovó. Além de as pecinha serem de madeira, baixando um aplicativo, é possível ver os bichinhos em realidade aumentada! Eles contam curiosidades sobre comprimento, modo de vida e do que se alimentavam! Marca: Xalingo.
  


Presente da vovó. São 150 peças e ainda não tive o prazer de montar. A maioria das fotos foram tiradas por mim, mas não participei de todas as montagens. Marca: Grow.



Mais um da Grow! Outro presente da vovó, com 150 peças. 



Outro quebra-cabeça dos tios. Achei muito bacana e o nível subiu um pouco: 250 peças, trazendo o corpo humano com imagens dos órgãos principais. Este é dos mais recentes, pois a sequência depois do primeiro foram todos de 500! Marca: Grow.



Com essa quarentena ainda rolando e em casa todos esses dias, os jogos de tabuleiro recomendados na última indicação foram ficando bem batidos, então o jeito foi procurar jogos antigos e eles estavam lá, nos aguardando. Esse do Capitão América possui 500 peças e é um pouco maior que uma folha A4. As peças são minúsculas e é necessário bastante tempo e paciência para montá-lo! Em equipe, tudo fica mais fácil, então nós 3 montamos juntos! Marca: Game Office.


Este cartão postal da Alemanha segue a mesma ideia do quebra-cabeça do Capitão América. São 500 peças bem pequenas, que formam uma imagem no tamanho de uma folha A4. A montagem foi bem mais fácil, mas foram necessárias algumas horas para concluir.
 


Este foi um presente do dia das Mães. Minha esposa amou, pois a qualidade das peças parece ser superior e a imagem, por ter cores bem definidas e separadas, de certa forma, facilitam a montagem. Mas mesmo em equipe foram necessárias algumas horas para finalizá-lo. 500 peças. Marca: Grow.



Este está na lista para as próximas (re)montagens. É bem difícil porque as casinhas possuem cores iguais, mas em locares diferentes! Esta foto foi tirada pela minha cunhada, que montou em parceria com o esposo nesses dias. Esse aí possui 500 peças. Marca: Game Office.


Finalizamos este em 29 de maio de 2020 e possui 500 peças! Marca: Game Office




Esse sistema solar é bem bacana, pois brilha no escuro! Faz parte dos mais difíceis que já montamos, pois esse monte de azul e aquele brilho do Sol confundem bastante! São 500 peças.



O legal é que ele pode até servir de fundo para o terrível Saga de Gêmeos, do anime Saint Seiya.
 


Esse foi mais um que revisitamos durante a quarentena. É de longe um dos mais difíceis de todos os de 500 peças. A pintura confunde bastante, principalmente por causa da vegetação e flores. Esse eu comprei numa viagem ao país amigo e as peças dificultam ainda mais pelos formatos irregulares. Marca: Clementoni.




Por último, deixei para apresentar o Boss dessa coleção! Marca: Grow. Essa linda arte possui 1000 peças! Foram alguns dias para montar, onde tivemos a ajuda de meu pai na primeira vez que montamos. Terminamos de montá-lo novamente em maio de 2020!

Atualizações:


520 peças





500 peças


500 peças



500 peças 



1000 peças



---

Enfim, chegamos ao final de nossa postagem. Espero que tenham curtido e que se aventurem para entrar nesse hobby!

Não viemos mostrar dados estatísticos, ou algo assim, mas contar um pouco de nossa experiência, levando em conta o fator diversão. E vocês? Possuem algum quebra-cabeça ou já montaram algum? Contem pra gente! Nos vemos nos comentários e nas próximas postagens!

Adelmo Veloso


Comentários

  1. Quebra-cabeças é um jeito legal de se passar o tempo e de desenvolver o raciocínio das crianças. E emoldurando alguns dá para ter uma peça de decoração para a sala.

    E o seu filho está avançando bem, já que ele consegue montar um de 100 peças sem ajuda. Já os de mais peças daí precisa de auxílio. E esse do Capitão Amétrica então deve ter peças microscópicas! Quinhentas peças para formar um A4?!

    Tem um quebra-cabeças que é um tremendo desafio para quem é entusiasta desse hobby. Chama-se "Terror Púrpura". Vi uma vez em um programa o "Acredite se quiser". É uma placa toda púrpura sem qualquer indicação de onde se encaixa com o que, a não ser talvez as bordas. Um nesse sentido é este aqui de 1000 peças, o Inferno Branco: https://www.be-en.co.jp/products/detail.php?product_id=1581
    Tem até um aviso de "Este quebra-cabeças é extremamente difícil. Iniciantes não devem tentar de jeito nenhum".

    Bem legal essa experiência, que pelo visto ajuda a unir a família para realizar um objetivo comum. Uma boa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! A esposa vive falando em emoldurar alguns e sempre pensando nos próximos que vai comprar! Tem muitas peças bonitas, mesmo!

      É muito interessante, porque ele começou um dia desses! Ontem montamos juntos esse do corpo humano, que parece simples, mas confunde! Eles deram um jeito de cortar as peças de forma que não é tão lógico montar os nomes! O do Cap América tem peças muuuito pequenas, mesmo! É bastante cansativo.

      Caramba! Fui ver esse aí e minha esposa não curtiu a ideia! Hehehehe! Muito difícil, teria que sair tentando peça por peça! O macete realmente é sempre começar pelas bordas.

      Obrigado pela força! Recomendo essa brincadeira! É olha que rendem ótimos planos de fundo para as figuras! A gente se vê nas próximas postagens!

      Excluir
  2. Rapaz, agora até deu vontade de montar um quebra-cabeças! O único que tenho é um de Star Wars que montei uns 15 anos atrás, acho que vai ser uma boa tentar novamente. Só tenho que achar o bagulho primeiro hehehe.

    Que legal que o Super Oliver gosta de montar, isso é ótimo para desenvolver o raciocínio. E ele consegue até montar vários com peças misturadas, impressionante!

    Bela coleção de quebra-cabeças! Esse do mapa do Brasil é lindão, ficaria ótimo em uma moldura. Também gostei muito dos cavalos, e não consigo nem imaginar a dificuldade que deve ter sido montar esse e o da ilha com as casinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! Cara, é um passatempo "daora"! Deve ser maneiro esse de Star Wars. Os que eu tenho lembrança na minha infância eram um do Chaves e outro do Chapolim.

      Tá difícil esse menino parar! Agora já conta com 3 de 150 peças, que monta em minutos. Esses de 20 e 30 peças agora são fichinha!

      Emolduramos o do cavalo, ficou bem massa! Estamos monta do esse das casinhas novamente e dá bastante trabalho, mesmo! E olha, não é um hobby caro, viu? Numa quarentena dessa, cai bem numa tarde chuvosa!

      Valeu pela força e até as próximas postagens!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!