Mega Desafio CAFA 2020

Olá, queridos leitores! Tudo massa? Estamos de volta, dessa vez, trazendo um pouco da minha participação no Mega Desafio CAFA de 2020.
 
 

 
O concurso já finalizou, então resolvi contar um pouco sobre essa experiência. 


O que é o Mega Desafio CAFA? 


Todos os anos o CAFA lança o Mega Desafio, com o intuito de atiçar a criatividade do pessoal e presentear os melhores com alguns prêmios bem legais, tendo o apoio de alguns patrocinadores. Em 2019 o tema foi "Ecos da Mente", onde os cafeiros tiveram que se desdobrar para entender e transformar tudo o que foi o proposto em fotografia! 

Em 2020 o tema adotado foi "Os quatro elementos", onde o desafio foi transformar em fotografias os subtemas de cada um (estímulos), como vocês verão a seguir. As regras são as mesmas praticadas no grupo, de forma que cada etapa deveria possuir o elemento da vez e o estímulo corretamente representado na composição. 
 

1ª Rodada - Fogo

 


Como foi dito, cada elemento recebeu alguns subtemas, os estímulos, para direcionar cada trabalho. Nesta etapa, escolhi CORAGEM. 


A figura que escolhi foi o Sakamichi Onoda, da Figma. Imaginei ele como um entregador de comida por aplicativo, grandes heróis durante o turbulento ano em pandemia. Fica aqui a minha homenagem a esses guerreiros. 


Testei alguns ângulos diferentes para mostrar os perigos enfrentados pelo ciclista, que semelhante aos entregadores de hoje, está pondo a própria vida em risco. 



Como quase sempre, acabei pecando na luz, pois usei apenas a iluminação do ambiente. Os fogos já são conhecidos por vocês: eles acompanham a Black Widow Deluxe Marvel Legends. Aquele brilhoso ali recebeu a ajuda de uma lanterninha por baixo. 

 

 2ª Rodada - Terra

 


Dessa vez, utilizei o estímulo FORTALECIMENTO. Academia e treinamento de discípulos foram bastante utilizados, então tive que improvisar. 



Essa etapa foi uma das mais difíceis pra mim, pois tive várias ideias e não dispunha de tempo suficiente para colocar em prática. Acredito que viajei um pouco, pois usei a desculpa do fortalecimento do que vem da terra, como nosso querido Pernalonga nos mostra acima. 
 


O solo foi feito com depron (bandejinhas de frios, famosas por aqui), as árvores foram feitas com rolos de papel toalha e as cenouras eu peguei emprestadas com o Super Oliver. 


3ª Rodada - Água



Muitas ideias, correria diária, acabei simplificando os trabalhos. Escolhi o estímulo mais fácil: MOLHADO. 


 
Foto já conhecida por vocês. Fim de expediente e você louco para ir pra casa, mas começa a chover e não há guarda chuva. 


Aí bate aquela mistura de sentimentos e cansaço. Se for uma música do passado, coincidindo com esse tempo chuvoso, você acaba viajando no tempo! 

 


Como na maioria das fotos, a correria me fez optar pela simplicidade: usei a famosa lanchonete com uns apliques de água com o borrifador na porta transparente. 
 

4ª Rodada - Vento


 
 Mais uma etapa que tive muitas dificuldades para escolher o estímulo e executar a ideia corretamente. Acabei escolhendo LEVEZA. 

Isso mesmo. Um pteranodon voando com um cavaleiro em cima. 



Ambas as figuras eu peguei emprestadas com o filhão. A execução foi simples, como na imagem acima. 

 

5ª Rodada - Coração



Várias ideias, mas como fazer o coração de uma pessoa ficar quentinho? Sim, esse foi o estímulo! 


Pensei em usar um bichinho de estimação porque muita gente se identifica! E quem não ficaria surpreso ao ver uma cena como essa? 


O motorista parece estar bem estressado, mas nosso herói da composição tenta se manter calmo, pois uma vida estava em perigo e ele acabou de salvá-la! 


 Esse carro já é conhecido por vocês. 



A composição foi relativamente simples. Usei um EVA customizado para ser o asfalto, o chão ali já é bem famoso por aqui e capturei a cena do alto, para não precisar usar o céu ou outros elementos, dando destaque apenas ao que importava. 

---

E isso é tudo, pessoal! Espero que cada um tenha curtido essa experiência. Você que participou, o que achou? Qual(is) etapa(s) você mais curtiu? Conta pra gente nos comentários. E quem não participou, este ano deve acontecer novamente, estão fique ligado! A gente se vê nas próximas postagens! 

Adelmo Veloso 





Comentários

  1. Achei incrível o trabalho! Me identifiquei principalmente com a foto do tema "água", fiquei algum tempo parado só observando, me senti o próprio boneco! Parabéns! 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigado, Super Marcelo! Que bom que curtiu, nobre! Que legal essa sensação de se enxergar na foto, né? Hehehehe!

      Apareça mais vezes por aqui, nobre! Será sempre bem-vindo!

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente trabalho no desafio! As fotos do fogo e do coração são as minhas preferidas, mandou muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Dan! Muito obrigado, meu nobre! Fico feliz que tenha gostado delas! Também são as minhas favoritas!

      Apareça mais vezes por aqui, meu nobre! Abração!

      Excluir
  3. Arre! Essas fotos me deixam roxo de inveja! Excelentes composições e ainda com a explicação de como foi feito, o que me deixa mais impressionado ainda!

    Fica difícil dizer qual das fotos do Onoda ficou melhor. A angulação em ambas é muito boa e demonstra a determinação dele enquanto esquiva de balas e explosões.

    Já essa do Pernalonga parece simplesinha, mas sabendo o processo de feitura do cenário pode ter sido a mais difícil de todas, embora seja uma boa competição com a do Ash nesse quesito. A do Pteranodon por outro lado foi mais fácil, mas ainda assim teve efeito.

    Esse da chuva transmitiu bem o clima "cinzento". Dá mesmo a impressão de se estar esperando em uma loja a chuva passar. E engraçado que esses Quatro (Cinco, na verdade) são do Capitão Planeta. Essa foi bem sacada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Super Usys! É legal mostrar para as pessoas que tudo é bem simples (apesar de faltar uma iluminação adequada).

      Essas do Onoda foram as minhas favoritas! Esse rosto de ação dele é meu favorito! Logo em seguida vem aquele com sorriso, que é muito bom!

      Realmente, aquele piso arenoso deu um trabalhinho! Foram os restos das bandejinhas com tinta marrom e as cerwuinhas emprestadas do Oliver!
      A do Ash deu mais trabalho pensar hehehehe! A do Pteranodon é digna de um preguiçoso (que vergonha)!

      Foi feita às pressas essa da chuva, mas até que curti o resultado!
      Acertou em cheio! Um dos prêmios do Mega Desafio é uma estatueta do Capitão Planeta!

      Valeu pela força, meu nobre! Abração!

      Excluir
  4. Belíssimas fotos! Espero que tenha conseguido o prêmio, ou pelo menos uma boa posição, pois as composições são merecidas.
    Essa do fogo ficou bem dinâmica, e uma ótima metáfora para os perrengues que os entregadores passam, ainda mais nesses tempos de pandemia.

    As ideias mais simples também possuem grande valor, essa do Pernalonga ficou ótima, e é até um bom incentivo para as crianças, lembrando que os alimentos fornecidos pela Terra são preciosos.

    Essa da água já é um clássico do Super AHAM! hehehe!

    Se tem uma coisa legal de fazer é segurar uma figura em direção ao céu para simular efeito de voo. Já fiz isso e os resultados são sempre divertidos.

    A do coração é muito simbólica, e ficou linda! É necessário muito coração mesmo para arriscar a vida pelos mais fracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Super Ronin! Bem, não foi dessa vez, porque a galera caprichou demais! Depois de algum tempo, vi o que poderia ter melhorado em cada uma delas.

      A ideia dessa do fogo foi essa, mesmo! Os caras se arriscam até demais para fazer as entregas, literalmente colocando as vidas em risco!

      A do Pernalonga foi bem simples, mesmo! A ideia do fortalecimento me fez viajar um monte e acabei na simplicidade dessa cena.

      A da água já é conhecida de vocês, hehehehe!

      Essa do céu foi uma correria, mais uma vez, e acabei na simplicidade mais uma vez!

      Por fim, essa do coração foi uma de minhas favoritas. Tentei caprichar mais um pouco e a ideia deu certo, já que tivemos uma interpretação parecida!

      Muito obrigado pela força, meu nobre! Ainda ando na correria e não esqueci do ABB! Já já apareço por lá! Abração!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Capitão Yugo! Esse foi um dos prêmios desse Mega Desafio! Hehehehe! Pegou a referência! Apareça mais vezes!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!