Retrospectiva 2021

 Olá, queridos leitores! Tudo massa? Finalmente, chegamos ao final de mais um ano e, como de costume, teremos a tão esperada Retrospectiva Super AHAM!



Feliz Ano Novo! 

Prontos para entrar em nosso DeLorean?  Já adianto que 2021 foi um ano e tanto!


Reviews


Apesar de até gostar de fazer, infelizmente é uma modalidade pouco acessada pelo nosso público, com exceção de algumas peças, como o Enforcer e o Sonic. Não pretendo continuar a forma tradicional, mas mostrarei os detalhes de novas figuras que chegarem ao Universo Super AHAM!

Vejamos quais foram os novatos deste ano: 


Enforcer do Game Fortnite, fabricado pela Jazwares.


Mandaloriano e The Chield, da linha Black Series, fabricados pela Hasbro.



O famoso vilão Wilson Fisk, mais conhecido como Rei do Crime. Figura da linha Marvel Legends, fabricado pela Hasbro.


 
O Grande Sayaman e Trunks do Futuro (versão Dragon Ball Super). Figuras da linha S.H. Figuarts, fabricados pela Bandai.




RX-78 2, figura da linha Gundam Universe, fabricado pela Bandai.


 
He-Man e Esqueleto, da linha Masters of the Universe Origins, fabricados pela Mattel.



Mandaloriano com sua armadura Beskar, da linha Black Series, fabricado pela Hasbro.


 
 Sonic, fabricado pela Jakks.


Por fim, Teela e Gato Guerreiro, da linha Masters of the Universe Origins, fabricados pela Mattel.


 

Fotografia


Como vocês sabem, não sou e estou longe de ser um profissional do ramo. Este Blog é uma prova viva de minha evolução. As coisas que aprendi, tentei repassar de forma didática e objetiva.


 
Falamos um pouco sobreo modo de fotografar Praticando o Básico.


 
Mostramos algumas possibilidades de emprego das leds Ulanzi.
 


Mostramos um pouco dos bastidores de algumas fotos que apareceram por aqui.
 


Vimos a construção de um cenário para figuras da escala 1:12.



Apresentamos o grupo InstaFiguresBR, do Instagram! Uma galera talentosa que publica trabalhos incríveis.


O talentoso Super Oliver!


Alguns devem ter sentido falta das Aventuras desse garoto incrível. Isso é porque estou há bastante tempo sem desenhar, mas tenho aproveitado essa nova fase para criar, junto dele, composições com as figuras de ação. Recordemos algumas de suas melhores fotos!



Não entrou na parte dos reviews porque o DeLorean já apareceria por aqui. Uma viagem para a época dos dinossauros. Um plano que eu tinha em mente fazia tampo e que ele executou em minutos.
 

Lembram do Aranha em ação aprisionando o bandido sem vergonha?


Uma das primeiras postagens do ano. Outra ideia que eu tinha em mente e o garoto largou na frente. 


A batalha medieval no melhor estilo Super Oliver com direito a dinoesqueletos e explosões. 


Ao preparar uma foto para uma Collab do InstafiguresBR, ele aproveitou para dar uma surra no cinzento (não no Fera). 


Essa não poderia faltar. O motivo que o He-Man deu ao Esqueleto para ser derrotado. 


Mas foi só aquela vez, porque depois o azulado não ganhou uma... 



Pra fechar a participação do meu artista favorito, Animal Planet, direto do quintal da avó. 


Rockman Toys


Não sei se o título que deixou tudo mais atraente, porque nosso antigo quadro "Contando Histórias" foi ficando um pouco de lado para ceder o lugar às fotos independentes, sem que houvesse uma história elaborada por trás. 
Alteramos o antigo nome @rockmanmaneiro para @rockman_toys no Instagram e mudamos um pouco o estilo. Aqui estão minhas fotos favoritas deste ano. 

O bom velhinho da Marvel em um passeio de vespa. 


Brincando com Dinossauros. Um quadro que está tentando ter seu espaço no Super AHAM! Tivemos duas edições. 


Esqueleto em pó. Essa se tornou uma de minhas composições favoritas, desde que iniciei esse hobby. 


Não poderiam faltar as fotos com veículos. Essa também está no meu top 10! Das vezes que usei a lente 75-300mm, obtive resultados como esse. 


O Grande Picareta. Um personagem que surgiu do nada, sem intenção de manchar a imagem do Gohan. Já aprontou poucas e boas nesse universo muito louco. Já foi capturado pelo Mandaloriano e até vendeu uma casa pra ele. 


Figuras e acessórios no precinho! Um quadro tímido, com dicas para aquisição de figuras e acessórios  que custam pouco e podem deixar suas fotos ainda mais detalhadas. 


Sobre os veículos, inspirado em Rock n' Roll Race, Hudson Hornet e a coleção de Fuscas e similares do Super Oliver. 


O quarto de um colecionador, versão atualizada. Gosto demais dessa composição, que utilizei para divulgar a nossa página no Instagram.



Das mais recentes, Ecto-1 da linha HotWheels, Mattel. 


Eventos


Por conta da pandemia e da nobre missão de ser pai, não participei de eventos relacionados à cultura Pop, mas conversamos sobre assuntos relacionados, aqui mesmo! 


O desaparecimento das bancas de jornal. Por que estão sumindo (nosso amigo Ronin falou um pouco sobre o assunto, além de saber outros pontos de vista dos parceiros Usys e Yanker). 



Último evento de 2020 e minha despedida do Facebook. Falamos sobre a participação no Mega Desafio CAFA e aproveitamos esta cena do Onoda para falar sobre Conectividade. Nosso quadro Pão de Alho é pouco acessado, mas dá as caras de vez em quando. 



Por fim, comemoramos 7 anos de Blog. Este espaço tem sobrevivido, mesmo com o auge dos podcasts, vídeos do YouTube e similares. Conheci várias pessoas, algumas seguiram nossas dicas e curtiram, então isso fez cada esforço ter valido a pena.

Ate quando o Blog vai existir? Não sei, mas posso garantir que, enquanto for colecionador e fotógrafo de figuras, ele vai continuar. Ou até quando a plataforma permitir. 


Para o próximo ano, temos alguns personagens e acessórios novos! 


Mais uma figura da linha MOTU Origins, a Maligna (o Esqueleto curtiu isto), o velho Gavião Arqueiro Marvel Legends, Squirtle e Bulbassauro (até já deu as caras por aqui), Peely do game Fortnite e duas figuras Playmobil



Há alguns dias, encontrei essa geladeira na sessão de brinquedos para meninas. Foi baratinha e pude acrescentar alguns acessórios. Detalhes, ano que vem!

---

É, pessoal, chegamos ao final de nossa Retrospectiva. O que chamou mais a atenção de vocês? Faltou alguma coisa? Gostaria de sugerir algo para os próximos anos? A gente se vê nos comentários! 

Desejo a todos um Feliz 2022!

Comentários

  1. Muita coisa legal no Super AHAM nesse último ano, fica até difícil de escolher o que mais gostei, as composições das fotos estão cada vez mais bacanas, e o Super Oliver tem mandado muito bem também. Uma das matérias que mais curti foi a sobre as bancas de revista, me fez refletir muito sobre a história da minha coleção de quadrinhos. Que em 2022 a criatividade continue a todo vapor, estarei aqui conferindo cada novidade. Um Feliz Ano Adelmo e pra toda sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, nobre Yanker! Muito obrigado pelo apoio de sempre! As luzes deram uma moral arretada nas fotos e o Super Oliver sempre tem sido bastante criativo.
      Essa da banca de revista teve uma origem inusitada. Tinha guardado aquelas embalagens de barbeador, pensando em algo parecido, até que decidi fazer uma banca do nada!
      Agradeço pelo incentivo! Também espero continuar vendo a Estante do Yanker no alto padrão de sempre! Foi muito bom ver essa empolgação de dezembro!

      Um excelente 2022 pra ti e toda a família, Super Yanker!

      Excluir
  2. Feliz Ano Novo atrasado, Adelmo! Tive uns problemas, mas aqui estou.

    Acompanhei de perto a evolução do Blog e fiquei contente em ter sido um ano tão produtivo. O Super AHAM! me fez rever várias coisas e reencontrar meu caminho.

    Espero ver muitas coisas por aqui e considerando que tem seu filho do lado e que sua imaginação nunca acaba (a sua e a dele), então está garantido! Que 2022 seja bom para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Que bom vê-lo por aqui, meu caro. Espero que tudo esteja bem melhor contigo, tanto na saúde quanto nos objetivos.

      Fico muito feliz que tenha nos acompanhado desde os primórdios, quando aqui era tudo mato e não tão nítido (as fotos que o digam). Chega a ser engraçado sua afirmação, quando na verdade este Blog bebeu muito da fonte da Casa do Boneco Mecânico!

      Espero poder continuar escrevendo e postando por aqui, mesmo com um tal de desânimo me visitando vez ou outra. A parceria do Super Oliver tem sido fundamental para muita coisa aqui.

      Desejo um excelente ano para ti, com muitas bênçãos do céu e que seu trabalho continue despertando o interesse de muita gente!

      Mais uma vez, Feliz ano novo!

      Excluir
  3. 2021 foi bem generoso em figuras, altas novidades bacanas na coleção Super AHAM!, teve até Mandaloriano em dose dupla!

    Essa evolução fotográfica é muito legal de acompanhar, tá cada vez mais profissa. E essa dica das lâmpadas foi muito certeira!

    Super Oliver no comando! O garoto tá mandando muito bem nas composições, é uma melhor que a outra! Essa do Herbie continua sendo uma das minhas favoritas!

    Outro que está tomando conta do blog é o Grande Picareta, o cara já apareceu por tudo que é matéria hehehe. Essa de fazer postagens com fotos independentes é ótima para ter uma boa variedade de ideias.

    Nossa, agora que você mencionou, deu uma saudade dos eventos de cultura pop. Sinto falta desses passeios, até dos eventos de anime mais simples. Tomara que tudo isso volte ao normal logo de uma vez, pois parece que as coisas já estão melhorando!

    Que legal que pegou o Velho Gavião Arqueiro! Essa é uma figura que várias vezes eu já fiquei com a mão coçando pra pegar, só não realizei isso por causa da articulação do tronco.

    Feliz Ano Novo! Que o Super AHAM! continue com todo gás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin! Cara, foi um ano excelente! Ainda tem o Black Spider pra chegar no mês que vem, comprado ano passado. Um dos Mando viajou e em breve deve chegar outro cara de armadura mandaloriana!

      Cara, fico muito feliz pelo retorno! É um negócio divertido, dá um trabalho arretado, mas quando comparamos com as fotos de antes, podemos ver que valeu a pena!

      Cena digna de um Michael Bay esse Herby do Super Oliver! O garoto manda muito!

      Parece que um público anônimo também curtiu a ideia de fotos independentes, sem tanto plano de fundo. Pretendo retornar com as historinhas, mas sendo mais objetivo como essas últimas aparições do sacana das galáxias!

      Fui a poucos eventos de animes, mas lembro de ter ido ao Brasil Game Show de 2010 - foi uma experiência bacana.

      Cara, é uma figura excelente. Tô acostumado com essas articulações da Hasbro, apesar de achar a da cintura bizarra, que dá uma quebra na silhueta terrível em quase todas as figuras que a possuem.

      Valeu pela parceria de sempre, meu amigo! Um excelente ano para ti e para o ABB!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!