Curiosidades sobre o Homem de Aço!


Olá, caros amigos que leem nossos textos do Super-AHAM! Hoje, voltamos com mais algumas curiosidades do universo dos super-heróis. Dessa vez, sobre um dos heróis mais inteligentes (perde pra o Batman, com certeza), mas que usa cueca por cima das calças! Ele mesmo, o Superman!






Quanto valia o Superman, inicialmente?

Ao ser criado, o Superman era bem menos poderoso que hoje. Ele não voava, “apenas” saltava alturas superiores a 200m – no estilo do filme do Hulk que parecia o Shrek (Eric Bana era o Banner). Mesmo com essas limitações, ele fez um sucesso tremendo nos Estados Unidos. Os donos da National Periodical procuraram os autores, Jerry Siegel e Joe Shuster, para adquirir definitivamente os direitos sobre o personagem, pagando míseros 130 dólares.



Em 1947, após serem demitidos – e quando Superman já era uma marca altamente rentável (hoje vale bilhões de dólares) -, os autores processaram a editora, tentando recuperar parte do dinheiro perdido com aquele contrato absurdo. Só no final da década de 1970, após decisão da Suprema Corte americana, conquistaram o direito de receber uma pensão vitalícia da DC Comics de 20 mil dólares anuais, mais assistência médica, um valor fuleiro levando em conta os ganhos que o personagem gerou.

 

A “ressurreição” do Superman

Você deve ter lido ou até assistido esse trágico episódio. Em 1993, a DC resolveu matar o Superman. Depois de um combate titânico com o vilão Apocalypse, o Homem de Aço tombou junto com seu inimigo. Comoção mundial, enterro com toda pompa e circunstância, quatro seres querendo o posto do herói em Metrópolis, muita mídia e, claro, rios de dinheiro entrando nos cofres da editora. Tudo para, depois de alguns meses, ele ressuscitar apoteoticamente.

A explicação foi pouco convincente: como a fonte dos poderes do Superman é o sol amarelo que ilumina a Terra, seu corpo funciona como uma bateria solar, acumulando energia. Devido à incessante batalha contra Apocalypse, ele se exauriu quase por completo. No entanto, enquanto estava no esquife, a bateria foi “recarregando” e o Homem de Aço voltou à ativa.

Quantos tipos de Kryptonita existem?

Não existe apenas a verde (capaz de exaurir as forças do herói e até de matá-lo se ficar por muito tempo em contato com o seu corpo). Na década de 1960, os roteiristas resolveram inventar mais sete tipos de kryptonita. A dourada roubava seus poderes para sempre. A azul afetava apenas as criaturas criadas pelo vilão Bizarro.

A vermelha fazia coisas absurdas, como dividir o herói em dois seres distintos, um bom e outro mau, ou transformá-lo numa criança ou numa formiga gigante (não faço ideia de como chegaram a isso...). A branca prejudicava somente a vida vegetal. A Anti enfraquecia os kryptonianos sem poderes, a X dava aos superkryptonianos na Terra poderes extras durante um período e a Pérola permitia aos residentes da Zona Fantasma concentrar energia mental e provocar explosões em nossa dimensão.
  

Superman já foi vilão?

Sei que muitos já devem ter lido ou ouvido falar em Injustice, mas vamos voltar ainda mais no tempo – quando foi originalmente concebido por Jerry Siegel (roteiro) e Joe Shuster (arte) como vilão. Em janeiro de 1933, a dupla editou um fanzine chamado Science Ficction, no qual saiu a história The Reign of the Superman. O protagonista era careca, possuía poderes mentais e visão telescópica – enxergava Marte da Terra.

A intenção original era fazer uma tira de jornal, mas não deu certo (ainda bem, porque eu já estava começando a achar que era o Lex Luthor de outra dimensão). Cinco anos e cinco meses depois, as HQs perderam um vilão meia-boca e ganharam o maior super-herói de todos os tempos. Que bom!

Já apresentamos por aqui algumas versões de Action Figures do Superman:



 Versão de Os Novos 52

Versão Rebirth


Versão Hot Wheels


 Versão do Bob's


E ficamos por aqui, com um breve texto de curiosidades sobre o Homem de Aço. Espero que tenham gostado! O conteúdo veio todo da biografia abaixo e as imagens de sites da internet com seus devidos créditos. Até a próxima!

Adelmo Veloso

FONTE: Guia Super-heróis 2.- São Paulo: Ed. Abril, 2012, 112p. il. ; 20,2cm (Mundo Estranho)

Comentários