10 Tipos de colecionadores

Olá, queridos leitores! Tudo massa? Dessa vez decidi falar de alguns tipos de colecionadores. Conhecem algum deles? Espero que se divirtam, pois foi muito bacana montar essa primeira parte.



Primeira parte? Claro! São inúmeros tipos de colecionadores de bonequinhos e coisas dessa área! Tenho certeza de que vocês conhecem vários dos apresentados aqui. Curiosos? Vamos conferir!





1 - O cauteloso



Ainda não conheci um de perto. Mas já viram quem coleciona figuras e as mantém a sete chaves? Do tipo que não deixa ninguém chegar perto de seus hominhos? E olha que não estou falando daqueles que nem tiram as figuras da caixa. Pois é! Às vezes o cauteloso costuma utilizar luvas para manusear as figuras. Nada contra! Aliás, é até recomendável para manter a pintura e integridade das peças, mas sou do tipo que prefere sentir cada detalhe com o tato purinho! André Sagat que o diga com seus pastéis na hora do Review!

   

2 - Colecionar é a prioridade!





Quem não conhece um(a) amigo(a) que prefere comprar novas figuras a renovar o guarda-roupas? Hehehehe! Eu mesmo sou um desses! Acho certos tipos de vestimenta caros, mas pagaria o mesmo valor num bonequinho sem piscar! "Tênis novo? Esse que estou usando nem está furado, ainda!"
Depois ouvimos o que não queremos da esposa, sem contar que nossas poucas roupas acabam virando um uniforme, de tanto que as repetimos!



3 - O apaixonado




Não apenas pela peça recém-chegada na coleção, mas quem não tem aquela paixão pela figura que representa a infância ou algum momento de nossas vidas que marcou bastante? Ou até mesmo aquele boneco feio que temos tanto carinho porque foi alguém especial que nos deu. Guardo com esmero meu primeiro Action Figure do Cyber Marte, da franquia Cybercop. Tenho aquelas figuras que não devo vender jamais, justamente por serem mais sentimentais do que qualquer outra coisa.

4 - O que se amarra numa Selfie





Era pra ser uma foto da coleção, mas acabou virando uma selfie. Já viram esse tipo de cena? Geralmente costumam movimentar bastante os grupos no Facebook. Qual era mesmo a coleção que seria mostrada? Quem se importa? E haja bate-boca do pessoal quando tem um short curto ou um decote...


5 - O Agente Secreto




Ninguém sabe que ele coleciona. Como ele adquire cada figura também é um mistério. Já encontrei amigos do trabalho que colecionavam figuras de ação e eu não fazia ideia! Foi uma surpresa pra mim poder ver alguns Gunplas e EVAs na coleção do cara! Depois disso, cheguei até a passar algumas figuras minhas pra ele. Também passei a colecionar carrinhos depois de descobrir que outro amigo tinha um acervo imenso de modelos, de todos os tipos e marcas. Muita gente não faz ideia de que minha esposa coleciona Carros da Disney!


6 - O sem espaço



Como ele compra de tudo, não tem um foco definido. Também chega um momento que não tem nem espaço para novas figuras no expositor. Esse basicamente sou eu. Foco eu até tenho: nostalgia e franquias que curto. O que não tenho é dinheiro, mesmo. Depois vem aquela situação: onde vou colocar esse carinha? E se eu vendesse aqueles que já nem curto mais? Então se inicia um ciclo sem fim. E o expositor fica abarrotado, parecendo uma daquelas manifestações pelo fim da corrupção no Brasil.


7 - O Cafeiro




Mais uma vez estou aqui. Quem compra as figuras para brincar? Nunca fui do tipo de deixar na caixa. Afinal, se eles vem com mãos, faces e acessórios intercambiáveis, com certeza não foram feitos pra ficar lacrados. O cafeiro compra as figuras e acessórios em lojas de R$ 1,99 para tirar fotografias de suas brincadeiras! É ou não é? Pra quem não sabe, cafeiro é um membro do grupo CAFA - Composição Artística com Figuras de Ação. A diversão dele é colocar os bonequinhos nas situações mais variadas possíveis! Sempre que tenho uma ideia maluca, anoto num caderninho para executar quando possível! Meu filho me ajuda a ter algumas ideias e até ele mesmo tem as dele:
  


Acham que o Super Oliver está de bobeira?

8 - O Rico



Ele é um dos poucos sortudos que possuem determinada peça na coleção! Pode ser aquele que tem peças em tamanho real, ou simplesmente o tipo que tem coragem de pagar o que pedem em determinada peça! Conhecem alguém assim? A casa dele parece uma loja de Action Figures!


9 - O comprador

 

 

Aquele amigo que não resiste à pré-ordem das figuras que tiveram seus lançamentos anunciados e praticamente toda semana chegam pacotes em sua casa! Ele reconhece de cara o valor médio de cada peça e não resiste a uma boa promoção! Eu que o diga! Mas estou longe de ser um importador nato, até porque nunca importei uma figura até hoje. Às vezes esse tipo coincide com o próximo:


10 - O vendedor



Aquele amigo que compra uma peça, brinca com ela (ou não), passa um tempo e depois está vendendo pelos grupos do Facebook ou Mercado Livre! Esse sou eu quando enjoo de uma figura ou decido vender alguma para pegar outra que tenho maior interesse. Algumas vezes acabei me arrependendo de ter vendido determinado personagem, pegando-o novamente, como foi o caso do Trunks do Futuro. Já em 2019, não me arrependi de ter vendido nenhuma figura, além de ter adquirido várias outras que me agradei bastante.



---

Por enquanto, vou parando por aqui! Há inúmeros tipos de colecionadores! Essa fica sendo a primeira parte! Tenho mais alguns tipos anotados e espero que vocês possam me indicar mais alguns! Pude me divertir bastante montando essa matéria, então não esqueçam de deixar suas impressões aqui! A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Acho que tenho um pouco do 2, do 3 e do 7. Só que eu não sou membro e nem consigo fazer umas criativas como essas fotos do 7. Tem direitinho o papel para fundo infinito e as luminárias! Gostei mesmo!

    Tenho um pouco do 9 também, pois já vi umas figuras que deixei passar serem vendidas a preço de ouro em lojas de usados e nunca mais consegui pegar. Mas ainda assim é preciso cuidado e planejamento financeiro.

    Outra coleção que tenho é de Transformers, mesmo aqueles de modelos antigos dos anos 1980. Já me disseram que o que gastei com Transformers daria para comprar um carro. Daí eu respondi: Pode ser, mas esse carro se transforma?

    E também tenho que dar umas de 5 na hora do trabalho. Nenhuma razão especial, mas é que não preciso que todo mundo saiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      Que onda! Acredito que, tirando o da Selfie, tenho um pouco de todos! Tenho certeza que tu consegue fazer fotos até melhores que essa do 7! Tudo se resume a uma caixa de papelão com EVA colado em cada face, palitos de picolé colados numa cartolina e a junção de móveis e objetos para se parecer com um quarto! Aguardo qualquer dia uma foto sua desse tipo, está lançado o desafio!

      Já perdi várias figuras que estava no precinho e depois não consegui arrumar outra. O Androide 17 e o Trunks do Dragon Ball Super são bons exemplos.

      Esses modelos dos anos 1980 são tão bacanas que a Hasbro vive relançando! É muito bacana ver a engenharia empregada num brinquedo que te faz viajar um monte! Esses dias eu coloquei numa planilha quanto gastei e quanto vale minha coleção - ainda faltou uma parte, mas já dava pra pegar um carro usado cheio de problemas, hehehehe! Daí chegamos ao mesmo ponto: não posso brincar com um carro velho!

      Não sou muito o 5 porque muitos já me pegaram no "flagra" pesquisando os preços na internet. Outras pessoas sabem porque eu mesmo mostrei, mas sempre tem aquela parcela que não faz ideia de que brinco com eles!

      Valeu pela visita, nobre! Nos vemos nas próximas postagens!

      Excluir
  2. Acho que a única coisa que eu tenho do 1 é não deixar os outros tocarem nas figuras, apesar de que se é alguém que também coleciona eu até deixo, já que esses também sabem como manusear hehehe.

    Pior que eu tenho um pouquinho do 2, mas não é só com figuras, pois às vezes deixo de comprar uma utilidade necessária por games e hqs também. Nerdice é vício hahahahaha!

    Acho que o 3 é quase uma base para todo o colecionador, pois a maioria começa a colecionar por causa do apego aos personagens, é até meio raro ver alguém que coleciona apenas porque acha as peças bonitas (esses geralmente são os que compram porque tem muita grana sobrando, o número 8 hehehe). Vira e mexe eu revejo as prioridades da minha coleção, pensando o quanto algumas das figuras são de personagens que realmente importam pra mim, ou se foi algo que comprei no momento, quando estava assistindo aquele anime ou aquele filme. É por isso que várias figuras acabam vendidas (olha o 10 aí). Mas acho que atualmente estou bem controlado XD

    No 4 eu com certeza não me encaixo, acho que é por não gostar de aparecer em foto hehehehe.

    Esse 5 eu conheço um! O cara que nunca falou nada sobre nerdice, não tem cara de colecionador, mas quando fui em um churrasco na casa dele, lá estava a coleção completa das figuras de Justice League Animated na sala! Que baita surpresa!

    Nossa, o 6 basicamente contou a história da minha vida hahahahaha! Pelo menos uma vez por semana eu paro na frente da estante e fico pensando como arrumar espaço para mais uma peça, de onde tirar dinheiro, e aí também já faço aquela avaliação de prioridades que mencionei no 3. Aqui estou com algumas figuras até nas caixas há alguns anos, pois nunca encontrei espaço pra elas, e quando vendi alguma coisa logo entrou outra pra ocupar o espaço. Quando eu falo sobre isso sempre acho graça, pois olhando bem, é uma situação muito maluca hehehe.

    Eu gosto de mexer nas figuras, e até tento ser como o 7, mas muitas vezes vejo que falta tempo, ou bate preguiça por causa do calor, e aí acabo desistindo :(

    O que me chama a atenção no 8 é que geralmente a galera que tem muita grana é a que compra as figuras apenas pela estética, que muitas vezes nem conhecem os personagens. Sempre achei isso bem estranho, mas acho que quem tem dinheiro de sobra quer ver ele investido em algo, aí acabam comprando um monte de "obras de arte". Mas às vezes bate uma invejinha quando vemos aquelas coleções gringas com estantes lotadas de figuras ou estátuas, enquanto o pobre brasileiro aqui se caga todo pra comprar um único Figuarts.

    Eu pesquiso bastante os preços como o 9, mas não sou tão fissurado nas pré-vendas, pois elas acabam se tornando um compromisso, e tem o risco do dólar subor muito na data do lançamento, e a figura acabar saindo por muito mais que o planejado, fora a possibilidade do produto final não agradar tanto quanto nas fotos, aí você já comprou a peça e nem deu tempo de ver um review. Fico de boca aberta quando vejo alguns perfis no MFC e os caras têm mais de 200 figuras em pré-ordem!

    Eu sou de vender as figuras como o 10, principalmente quando percebo que não tenho tanto apego. E com certeza já me arrependi, vender a Mafex da Arlequina de vestido foi a maior cagada que já fiz na vida de colecionador, agora sinto falta dela e a desgraça é mó cara.

    Papo de colecionador não falta hehehe! Lembrei do colecionador estilo Chaves, aquele que tem orgulho de colecionar, mas só tem uma peça XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Ronin!

      Eu tinha fé de que o Oliver não tocaria em minha coleção nem tão cedo! Mas me enganei demais! Desde cedo fui deixando ele ver as peças mais resistentes. Hoje ele até vê um SHF ou similar, mas rapidamente. Também não vamos abusar da sorte!

      Rapaz, este ano estou tentando ser mais pé no chão. Pior que não sou apenas eu quem precisa de roupas! Hehehehe! Mas já me rendi aos primeiros exemplares de Street Fighter da Planeta DeAgostini!

      Também não costumo aparecer junto de minhas figuras! Mas esse tipo é um que aparece nos grupos do Facebook, geralmente do sexo feminino. Se sair um comentário que não seja da coleção, já vem aquele monte de defensor da pobre mulher...

      Hehehehe! Já vi alguns assim, como o citado na postagem. Tem o tipo contrário, também, daqueles que curtem o universo Nerd e tudo mais, mas desconhece a existência dos bonequinhos! Já posso dizer que consegui arrastar dois pra esse mundo! Hehehehehehehe!!! Um deles já tem mais peças que eu!

      Tem dias que não consigo parar na frente das prateleiras, mas sempre que possível eu dou ao menos uma olhadinha, pois estão num armário multiuso de forma improvisada. Até o Super Oliver tem o espaço dele lá... Quando passo a me questionar sobre espaço, rapidamente dou um jeito de incluir um novo morador, colocando dois numa base só (um voando) ou deixo tudo amontoado, mesmo!

      Rapaz, mexer nesses bonecos é bom demais! Eu tinha muita preguiça pra mexer e tirar fotos, porque o celular antigo era ruim e o atual agora é razoável. Com um pouco de luz e assistência do Super Oliver, consigo tirar umas fotinhas rapidinhas que até já apareceram por aqui, como várias dessa postagem! Preguiça é pra usar a câmera profissional e montar uma luminária... Putz! Ah, e mexer com Cloth Myth Ex sempre dá preguiça!

      Se eu tivesse tanto dinheiro, compraria quase todas as figuras que elogiei no DCV!!! Isso pra quem não tem com o que gastar, porque só viver no Brasil já custa os olhos da cara!

      Eu não consigo ficar nessa de pré-venda. Até porque não sou tão paciente assim e não costumo comprar uma figura sem antes ver um review dela. Várias vezes fui salvo por dar uma estudada antes! Comprar por aqui é sofrível, então a gente tenta sobreviver de promoções relâmpago da Tamashii Brasil, Geek Show e várias outras lojas bacanas!

      Rapaz, tenho dó de ter vendido o Megaman X Ultimate Armor e a Shina Cloth Myth - ambos eu tive duas vezes cada um, acredita?! Também tenho um grande remorso de ter mandado outras peças embora, mas a vida segue...

      Tem vários tipos para apresentar por aqui! Esse do Chaves foi uma boa, deve entrar na próxima lista! Valeu pela visita, nobre Ronin! Até as próximas postagens!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!