Adão e Eva: A Queda

Olá, queridos leitores! Tudo bem? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, contando histórias da Bíblia com Figuras de Ação. Dessa vez, falaremos um pouco sobre o momento em que o pecado passou a fazer parte do ser humano.




Há quem diga que, se Adão e Eva não tivessem provado do fruto, o mundo seria diferente. Eu discordo, porque se não fossem eles, seria outra pessoa que comeria do fruto e estaríamos contaminados da mesma forma...



O início de tudo


Baseado em Gênesis 1-3 (com textos adaptados)
 
No princípio, Deus criou os céus e a Terra. E esta era sem forma e vazia. O Espírito de Deus se movia sobre as águas. Ele criou a luz e a separou da escuridão. Também separou o céu do mar e a terra das águas. Também criou as plantas, os animais e, por último, o homem, colocando-o num lindo jardim: o Éden.

Mas este viu que todos os bichos tinham um par, e ele não. Então, Deus o fez dormir profundamente, retirou uma de suas costelas e criou a mulher, carne de sua carne e osso dos seus ossos, conforme palavra do próprio Adão. E o SENHOR costumava passear pelo jardim e conversar com eles, face a face.

O homem era livre para fazer o que quisesse dentro do Jardim. Foi-lhe dada uma recomendação: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois certamente morreriam. O próprio mal se apossou de uma serpente e conversou com Eva, falando-lhe que eles se tornariam iguais a Deus se comessem aquele fruto.





Eva caiu no conto da serpente e provou da fruta. Não satisfeita, ofereceu a Adão, que também provou. Não deu outra: segundos após provar do fruto proibido - a ficha caiu. Estavam nus!


A queda!




- Caramba, Eva, o que tu tá fazendo pelada?!
- Como assim? Olha pra você, seu tonto!
- ADÃO, ONDE VOCÊ ESTÁ?
- Ih, é mesmo! Precisamos nos vestir, ou o SENHOR nos verá assim, Eva!
...
- Estou aqui, Senhor, atrás da moita.
- POR QUE ESTÁ ESCONDIDO, ADÃO?!
- Bem, ouvi que o Senhor estava se aproximando e, como eu estava nu, me escondi.
- QUEM TE DISSE QUE ESTAVA NU, ADÃO?
- Bom, sabe a mulher que o Senhor me deu? Então... ela me deu do fruto e eu meio que provei...
- S-Senhor, na verdade, a serpente me enganou!

...

Com isso, a serpente foi amaldiçoada e passou a se arrastar pelo chão. O homem teria que cultivar a terra para tirar o seu sustento e a mulher teria dores terríveis no parto. Isso tudo foi consequência do pecado.
 
O pecado causou a separação entre o homem e Deus. Toda a humanidade estava condenada a viver em pecado, até que pudesse ser salva e ter a comunhão com Deus restaurada. Lembram que o homem certamente morreria quando comesse do fruto? Então... Adão viveu até os 930 anos, a morte física não foi automática, mas a espiritual, sim.



Outra consequência do pecado foi a expulsão do jardim. O SENHOR colocou anjos para guarnecer a entrada e uma espada inflamada, impedindo que o homem pudesse voltar para lá.

Mas e agora? O que poderia ser feito para salvar o homem da condenação? Como consertar isso?

A resposta está aqui: a verdadeira Páscoa.

---

E aí? Já conheciam essa história? Ela pode ser lida com detalhes nos três primeiros capítulos de Gênesis. Gostaria de ter adicionado a figura da serpente, ou algum lagarto para ilustrar melhor, assim como poderia ter usado a espada de libra para deixar a cena ainda mais fiel ao que aconteceu. Como adiei demais essa história, achei melhor deixar para adicionar os detalhes depois.

Espero que tenham curtido! A gente se vê nos comentários e nas próximas postagens.

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Bom dia!
    Muito massa 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Foi uma boa ideia usar os Body-kun e Body-chan para representar Adão e Eva nus. Aiolos também é perfeito para ser o anjo. Também foi boa a explicação do sentido do Fruto Proibido e seus efeitos.

    Uma vez eu ouvi falar que o ser humano não foi feito para ficar no Paraíso. E acho que é por aí. Se não fossem Adão e Eva, algum de seus filhos acabaria comendo o tal fruto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys! Muito obrigado!

      Valeu, mesmo! Mas tenho certeza que poderia ter caprichado mais um pouco! Já faz um bom tempo que tinha tirado essas fotos e fiquei adiando o dia de postar...

      O ser humano, segundo a Bíblia, foi feito para viver com o Senhor. Mas foi criado livre, não como um robô. Por ser motivado por seus próprios interesses, o homem acabou caindo em tentação e provou do fruto. Mas como você mesmo disse, se não fosse Adão, seria um dos filhos ou até mesmo eu, se ainda estivéssemos por lá!

      Valeu pela força e até as próximas postagens!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!